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SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

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O Anjo do ETERNO

 
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O Anjo de UL’HIM (CRIADOR ETERNO - lit. YAOHUH) que aparece em diversas passagens das Escrituras é comparado com, e, no entanto diferenciado, de YAOHUH. A passagem que melhor descreve esta relação encontra-se em Is 63:8-9, onde o ETERNO é chamado de Salvador de Yaoshor’ul, mas é o Anjo da Sua presença que Salva Yaoshor’ul.

“Um estudo de Teofania nas Escrituras”

Callum Beck

Edição de oCaminho*

*Sob a ótica do unitarianismo, já que os “trinitarianos” não distinguem as passagens no VT e NT, onde se fala do PAI [YAOHUH UL’HIM] e ou do FILHO, o nosso CRIADOR [UL] e Redentor!

 

Este Anjo do ETERNO [de UL'HIM] é geralmente visto pelos primeiros pais da Igreja como o Logos ou a Palavra de UL’HIM (Jo 1:1), aquEle que se fez carne e cuja glória nós vimos (Jo 1:14,18; cf Jo 12:45; 14:9; II Co 4:4-6; Cl 1:15; 2:9; Hb 1:3). Veja-se E. W. Hengstenberg, Cristologia do Velho Testamento, pp. 80-91, 1279-1312 para uma discussão profunda do assunto. Segue uma lista de versículos onde este Anjo/Logos aparece:

  • Gn 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2,11-18; 31:11-13. Cf 28:13 & 35:1,3,7,15;  48:15-16.

  • Ex 3:1-6; 13:21-22; 14:19; Nm 20:16; 23:20-23. Cf At 7:30-38.

  • Nm 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5,15-16; 24:2,4,16

  • Jz 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23.

  • Is 63:8-9.

  • Os 12:3-5. Cf Gn32:24-30.

  • Zc 1:7-12: 2:3-5,8-11; 3:1-10; 12:8.

  • Ml 3:1 (mensageiro da aliança = anjo da aliança).

Este Anjo/Logos é primeiramente chamado de Anjo de YAOHUH (Malak YHWH), mas também é referido como o Anjo de UL’HIM, o Anjo, o meu Anjo e um Anjo. Por vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas em outras figuras (Ex 32:34-33:4; Ec 5:6; Ml 2:7; 3:1 ‘o meu mensageiro). Por vezes [nas Escrituras trinitarianas] não é certo se, se pretende referir ao Logos ou a um anjo normal (Gn 24:7,40; Jz 5:23; II Sm 24:16-17; I Rs 19:5-7; II Rs 1:3,15; 19:35; I Cr 21:11-30; II Cr 32:21; Sl 34:7; 35:5-6; Is 37:36; Dn 6:22); porém, levando-se em conta Jo 1:18 –“ninguém jamais viu ao Pai” – temos que ao lermos a expressão “o Meu Anjo” se refere a um ANJO a serviço do Criador [Mika’ul no VT e o Verbo/Yaohushua, no NT]!

O Logos também apareceu no Venho Testamento em várias formas humanas (Gn 18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Js 5:13-6:2; Ez 1:25-2:4; 8:1-4; Dn 3:25,28; 8:15-16; 10:5-9,16-11:1; 12:6-9; Zc 11:4-17; 13:7). O Homem que lutou com Jacó/Yaohu’kaf  (Gn 32:24-30) é especificamente chamado de “o Homem... até YAOHUH”; em Os 12:3-5,  o comandante do exército de UL’HIM (Js 5:14) é quase certamente o anjo de Ex 23:20-23; Números 22:21-35, e provavelmente todas as figuras que são referidas como o Anjo de UL’HIM; isto é, SEU Filho em Sua forma espiritual (Hb 1:14).

Também existem outras teofanias, ou manifestações do CRIADOR, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a qualquer forma angelical ou humana em particular; quando Ele, o nosso UL [o Logos] fala em sonhos, visões ou diretamente ao Seu servo. Veja-se, por exemplo:

  • Gn 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17; 35:1,9

  • Ex 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18; 29:42-46; 31:18; 32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35

  • Nm 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25; 12:4-10; 14:10-14; 16:42; 20:6-7.

  • Dt 1:30-33; 4:10-15,32-37; 5:4-5,22-27; 33:2; 34:10.

  • Jó 38:1; 42:5.

  • Is 6:1. Cf. Jo 12:39-41.

  • Ez 1:1; 3:23-24; 9:3-4; 10:1-4,18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4; 48:35.

  • Am 9:1

Mais uma vez parece que em muitos desses casos, se não mesmo em todos, o CRIADOR [Yaohushua, o Verbo de UL’HIM] apareceu na forma de um Anjo. Isto é certo no caso da teofania a Jacó/Yaohu’kaf em Beit’ul, pois em Gn 31:11-13 o Anjo de UL’HIM diz que Ele é o CRIADOR de Beit’ul a quem Jacó/Yaohu’kaf tinha feito um voto em Gn 28:18-22. Também parece que a presença (literalmente “face”) de UL [não UL’HIM] em Ex 33:14-15 é outro titulo para o Anjo de Ex 23:20-23, pois ambos desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Yaoshor’ul para a terra prometida  (cf Dt 4:37). Mais evidências deste fato vêm da expressão “Anjo da Sua Presença” (lit. “face”). Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de YAOHUH” com “o Anjo em quem está o nome do ETERNO - YAOHUH (Ex 23:21); cf. Jo 1:18 e 17:11, 12.

A Escritura declara que nenhum homem viu ou pode ver o ETERNO (Ex 33:20. Cf. Jo 1:18; 5:37; I Tm 6:16; I Jo 4:12,20), exceto, é claro, YAOHUSHUA (Jo 6:46). Como temos muitas aparições do CRIADOR [UL’HIM para o Pai e UL para o Filho] no Velho Testamento, conforme já referimos e a declaração expressa de Yaohushua de que aquele que o viu também viu o Pai (através dEle - João  1:18; 12:45; 14:9), temos que João 12:38-41 expressamente identifica o CRIADOR como sendo Ele (Yaohushua) em Is 6:1 e em TODAS as teofanias onde lemos as palavras “veio, falou, apareceu”, etc.

Portanto, confirmando a única conclusão lógica que pode ser retirada de tudo isto; é que Yaohushua, na sua forma pré-encarnada como a Palavra = Logos, também desenvolveu o trabalho de revelar o ETERNO ao Homem, como SEU Porta Voz [MALAK], no tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se a si próprio na forma do Anjo [Mika’ul – Dn 10:13, 21], algumas vezes como figura humana, algumas vezes como um fenômeno natural (Ex 13:21; 20:18-22 cf. I Co 10:1-4), e algumas vezes de forma não identificada (Gn 17:1,22; 35:9). Porque o Logos é identificado como o Filho do ETERNO e nosso CRIADOR (João 1:1; Hb 1:2), e assim confirmar Jo 1:18 [ninguém jamais viu...].

Outros aspectos a realçar é que para os trinitarianos, apenas Moisés/Mehushua, de todos os profetas, viu o Pai, embora “justifiquem” que não foi literalmente; isto é, viu-O face a face, figurativamente (Ex 33:18-23; 34:5-7,29; Nm 12:6-8; Dt 34:10); e no tempo que está para vir nós reveremos o CRIADOR (Jó 19:25-27; Sl 11:7; 17:15; Mt 5:8; I Jo 3:2; Ap 22:4); assim como o Pai [YAOHUH ABI] – Ap 21:1-3.

Assim, para os trinitarianos, em Ex 3:15, QUEM falou a Moisés/Mehushua  foi o próprio ETERNO [YAOHUH UL’HIM]; porém, o contexto novamente confirma Jo 1:18, quando o lemos na Torah ou em uma Escritura unitariana; veja: 13Mehu’shua replicou ainda: Se eu for ter com o povo de Yaoshor’ul e lhe disser que foi o UL dos nossos pais quem me enviou, eles vão perguntar-me - 'mas, de que, Criador, estás falando-nos?' E o que é que eu lhes digo? 14-15AQUELE QUE É O QUE É, foi a resposta. Diz assim: AQUELE QUE É foi quem me mandou. Sim, diz-lhes: YAOHUH, o UL’HIM dos nossos antepassados Abrul’han, Yahtzkh’aq e Yaohu’kaf mandou-me ter convosco. Porque este é o Shuam (Nome) Eterno, a ser lembrado através de todas as gerações.

Aqui temos duas considerações: Primeiro, o tetragrama SUMIU das trinitarianas; segundo. Moisés/Mehushua estava “falando” com o Anjo de UL’HIM (vs. 2) e este [Anjo de UL’HIM = UL, o nosso Criador] faz-se revelar o Nome de Seu Pai, o ETERNO!!!

 

Estudo Especial em Daniel/Dayan’ul

1. O Anjo/Palavra é manifestado como:

        A. Um como o filho de UL’HIM = O Seu anjo - 3:25, 28; 6:22.

        B. O Príncipe Celestial - 8:11,25; cf Js 5:14.

        C. Um Santo falando - 8:13-14; cf 12:6-7.

        D. Com a aparência de homem =  um homem vestido com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19; 12:6-7; cf Ez 9-10.

         E. O grande CRIADOR de Dayan’ul  - 10:17 (ver C. 4 abaixo).

         F. O Messias:

                a) Um como o filho do Homem - 7:13-14.

                b) Príncipe (nagid) / Ungido - 9:24-25.

2. Miguel/Mika’ul é manifestado como:

        A. Parte do fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.

        B. Um dos Príncipes Principais (sar) - 10:13.

        C. O Príncipe de Yaoshor’ul (sar) - 10:21; 12:1; cf Jd 9 & Ap 12:7.

3. Gabriel/Gabor’ul (a serviço de Miguel/Mika’ul*) é manifestado como:

        A. Parte do Fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.

        B. Um santo que questionou o Anjo - 8:13-14; cf 12:6-7.

        C. O Anjo de Interpretação* - 7:16; 8:16-19; 9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9.

* Ele entregou as revelações em 7:17-27; 8:19-26; 9:22-27; 11:2-12:4; 12:9-13.

         D. Mestre/Maoho’he menor de Daniel/Dayan’ul  - 10:16b-17,19b; 12:8.

         E. Um dos anjos pelo rio - 12:5-6.

* No NT, Gabriel/Gabor’ul é que traz as Boas Novas a Maria/Maoro’hém – Mt 1:20 cf. Lc 1:26.

Nota sobre batalha espiritual:

O Príncipe de Yaoshor’ul, Miguel/Mika’ul, teve em batalha como Príncipe da Pérsia [simbolismo de há’satan, também um anjo (Saraf = serafim e não querubim, como se lê nas trinitarianas; Ez 28:14)] no primeiro ano de Dário, o Medo (11:1). Gabriel/Gabor’ul foi enviado para “confirmar e fortalecer Miguel/Mika’ul (11:1) em resposta à oração de Daniel/Dayan’ul  (cf. cap. 9, especificamente v. 23). O seu apoio, pela análise de 9:1 e 9:20-23 pareceu, primeiramente, destinado a ajudar Daniel/Dayan’ul a ter entendimento sobre a visão, que neste caso envolveu a entrega da profecia messiânica à humanidade.

Parece que Gabriel/Gabor’ul ficou sozinho a batalhar com “os Reis da Pérsia” (10:13,21). Daniel/Dayan’ul orou por ajuda para compreender a visão [mareh] dada dois anos antes,  (10:1-3,12 cf. 9:23),  mas o Príncipe da Pérsia estava a evitar que Gabriel/Gabor’ul chegasse até Daniel/Dayan’ul (10:12-13). Deste modo, Miguel/Mika’ul veio para a ajuda de Gabriel/Gabor’ul (10:13), libertando-o de modo que ele pudesse dar a Daniel/Dayan’ul  entendimento do que iria acontecer ao seu povo nos últimos dias  (10:14).

Dois pontos de interesse. Primeiro: o que acontece na terra (oração) move forças celestiais na batalha contra os principados e poderes (Ef 6:12), e eles, em volta, ministram aos homens (no livro de Daniel/Dayan’ul, primeiramente, ao dar entendimento sobre os eventos futuros do povo de UL’HIMe de seu Messias, o nosso UL). Em segundo lugar, Gabriel/Gabor’ul, que é um dos principais guerreiros do CRIADOR contra as forças demoníacas, também tem conhecimento do poder (futuro) deles e da sua final destruição. Isto deve ter sido de grande consolação para ele [Gabriel/Gabor’ul] à medida que se preparava para uma batalha futura contra os inimigos do CRIADOR.

 

Estudo Especial em Ezequiel/Kozoq’ul

1. O Anjo/Palavra

        A. Visões do CRIADOR - 1:1; cf 8:3; 11:24; 40:2.

        B. Glória* do CRIADOR - 3:23; 8:4; 9:3; 10:4, 18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4.

        C. Uma semelhança como um Homem - 1:25-2:4; 8:1-4; 10:20.

        D. O Messias Príncipe (nasi) - 44:2-3, etc. (17 vezes em Ez 44-48); cf 34:24; 37:25.

* Repare que, a Glória do CRIADOR [não UL’HIM (Jeovah), como querem os TJs] e o ser que parece como um Homem, estão de fato no mesmo contexto. Compare 10:20 com 1:26-28.

2. Duas Figuras Importantes

        A. O homem em Linho Branco - 9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7.

        B. O homem cuja aparência era como bronze, o qual guia Ezequiel/Kozoq’ul na volta pelo Templo - 40:3-4; 42:6; 44:1,4; 46:19-47:12.

3. Anjos

        A. Os quatro seres viventes = Querubim 1:5-25; 10:1-22.

        B. Os seis anjos destruidores - 9:1-7.

 

O Anjo no Novo Testamento

Não há menção do Anjo de UL'HIM nos Evangelhos ou nas Epístolas e apenas uma referencia história em Atos (7:38). É necessário perguntar porque razão uma figura tão destacada no Velho Testamento desaparece subitamente no Novo. A resposta clara é: não desapareceu! Apenas assumiu uma diferente forma. Na Renovada Aliança, o Anjo de UL’HIM tornou-Se carne como o Filho do Homem [Jo 1:14; Fl 2:6-8; Gl 4:4], Yaohushua, o Messias [o Cordeiro de Ul’HIM – Jo 1:29]. Todos os atributos e trabalho antes descritos, atribuídos ao Anjo de UL’HIM, são agora encontrados em Yaohushua. Através de ambas as formas, UL desenvolve as suas tarefas de redenção, julgamento e revelação. E não é assim que o escritor de Hebreus/Yaohu’dins  descreve o Messias? Veja: “o brilho da Sua Glória e a própria imagem da Sua substância” – Hb 1:3.

No entanto, o Anjo/Logos reaparece no último livro do Novo Testamento e aqui revela-se em toda a sua glória  (Ap 1:10-4:1; 14:14-16; 19:11-21; 22:7,12-20). João/Yaohu’khanan equaciona-o, claramente, com as figuras de Ezequiel/Kozoq’ul e Daniel/Dayan’ul que tinham a aparência de um homem.  Mais à frente é designado como a Palavra de UL’HIM  (19:13); o Filho do ETERNO (2:18), e como aquEle que estava morto e que vive para sempre. Se fosse necessária qualquer outra prova que o Anjo de UL’HIM é o Logos na sua forma ESPIRITUAL [Rukha Yaohushua – Gl 4:6, cf. Fl 1:19; I Pe 1:11], isto seria suficiente. A descrição de João/Yaohu’khanan de “um como o Filho do Homem” também esclarece que o Anjo é uma pessoa divina – pois ele, como o Pai (1:8), é o Alfa e o Omega; o Principio e o Fim (22:13).

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