Congregação Yaoshorulita oCaminho

Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

Sábado/Shabbos*, uma dádiva Divina

*Shabat no hebraico moderno

 
Imprimir

Todo aquele que ama ao MOLKI'UL (Rei) Yaohushua - o CRIADOR, deve guardar o Sábado/Shabbos; deve se alegrar com a chegada do Sábado/Shabbos, pois ele é um mandamento do YAOHUH UL'HIM (o Criador Eterno)!

Sandra Mara Oliveira

Edição: o Caminho

"Respeitem o dia de Shabbos (sábado) como um dia santo. Durante seis dias trabalharão, mas o sétimo será um dia em que não farão qualquer trabalho (remunerado); nem os vossos filhos, nem os vossos servos, nem os vossos animais, tampouco os estrangeiros que vivem convosco. Porque foi também em seis dias que UL [CRIADOR] fez os shuã-ólmayao, a terra, os mares e tudo o que neles existe; e ao sétimo dia repousou. Foi assim que o CRIADOR abençoou o dia de Shabbos e o reservou para repouso." (Êxodo 20:8-11)

Mais ainda, o Sábado/Shabbos é um "sinal" da Aliança perpétua entre YAOHUH UL'HIM e seus filhos; o Sábado/Shabbos é o "sinal da Aliança com Moisés/Mehush'ua".

"Então o Criador o instruiu mais: Diz ao povo de Yaoshorúl que descanse no meu dia de Shabbos, porque o Shabbos é um sinal para que se lembrem da aliança que existe entre mim e vocês para sempre. É uma forma de vos ajudar a lembrarem-se de que Eu Sou o UL que vos santifica. Sim, repousem no Shabbos porque é um dia santo. Quem não obedecer a este mandamento deverá morrer. Seja quem for que fizer qualquer trabalho nesse dia deverá ser morto. Trabalha somente seis dias, porque o sétimo é um dia especial de solene repouso, sagrado para YAOHUH. Esta lei é uma aliança perpétua e uma obrigação para o povo de Yaoshorúl. Será um símbolo eterno da aliança que existe entre Mim e o povo de Yaoshorúl. Porque também em seis dias fez UL os shuã-ólmayao e a terra, e descansou ao sétimo." (Êxodo 31:12-17)

Mas, afinal o que é uma aliança? É um pacto de amizade e cooperação. Muito mais profundo é o significado de uma aliança no sentido espiritual, pois é um casamento, uma união. E não há garantia mais firme de segurança legal, paz ou lealdade pessoal do que uma aliança. Yaohushua na condição de vítima inocente, partiu o seu corpo, deu a sua vida, em favor daqueles que quebraram a aliança.

Ao observarmos o Sábado/Shabbos, como qualquer outro mandamento do MOLKI'UL, gera bênção para a nova vida.

"Se guardarem o santo Shabbos, não se divertindo nem trabalhando nesse dia, mas, antes honrando-o e tendo prazer nele como o dia santo de UL, honrando UL em tudo o que fizerem, não seguindo os vossos próprios desejos e prazeres, nem mantendo propósitos e conversas ociosas e inúteis, então YAOHUH será todo o vosso prazer. E farei com que cavalguem nas alturas, e com que obtenham a totalidade das bênçãos que prometi a Yaohu’caf, vosso pai. É YAOHUH mesmo quem diz isto." (Isaías 58: 13-14).

O MOLKI'UL precisa gerar em nós uma expectativa de alegria não meramente humana, mas sim, uma alegria espiritual, com toda certeza que este "sinal" é uma lembrança daquilo que há de vir, o milênio e o Reino de Yaohushua.

 

Cabalat Shabat: Noite do Shabbos na oholyao/congregação ou em família

O Shabbos deve ser recebido com uma Ceia em Família onde os amigos (irmãos) mais íntimos, devem participar...

Nos preparamos na sexta-feira; vamos então com alegria recepcionar o Sábado/Shabbos na congregação ou no seu próprio lar (em família). Orando as palavras destes Salmos: 95, 96, 97, 98, 99 e do Salmo 29, dando assim as "Boas Vindas" ao Sábado/Shabbos. Os (6) Salmos que oramos representam os seis dias da criação.

 

Três temas envolvem estes Salmos de "Boas Vindas"

1º Passo: Reconhecer e submeter

Reconhecimento da "Obra Criadora" de UL, e nos submeter a "Ele". Pois o Sábado/Shabbos é a "Coroa" da obra criativa de UL. "E no sétimo dia, sendo que a obra estava terminada, o CRIADOR declarou que esse dia seria santo, pois que foi quando cessou esta obra de criação." (Gn 2:2-3) Isso exige de nós reconhecimento da Majestade e Soberania do MOLKI'UL. Esse reconhecimento nos faz submissos voluntariamente ao Seu reinado.

 

2º Passo: Fé

Há um poder espiritual oculto aos nossos olhos físicos e que só é visto com os olhos da FÉ a respeito do Sábado/Shabbos. Então o segundo passo é FÉ. "A fé é a firme certeza das coisas que se esperam (esperamos ansiosamente o momento que iremos com Yaohushua); é acreditar naquilo que ainda não vemos. Foi porque tiveram essa fé que grandes homens de UL receberam o testemunho da Sua. É a fé que nos dá a entender que o mundo inteiro foi criado pela palavra de UL; quer dizer que o que existe foi criado a partir do que se não vê!". (Hebreus 11: 1-3).

 

3º Passo: Regozijo e exultação

Os Salmos são semelhantes. Eles celebram com regozijo e exultação e convocam o povo a louvar a YAOHUH UL'HIM; por causa da Sua soberania, justiça e um convite para que todas as nações louvem ao MOLKI'UL. Entronizando assim o Reino de Yaohushua, marcando um novo período do reino hol-Mehushháy (do Messias).

 

Atenção: "Experiência" Sublime é o Sábado/Shabbos!...

Para descobri-la, senti-la, é preciso envolver-se e experimentá-la pessoalmente, tanto na participação na Congregação, ou em família, nas orações, como na celebração da Bênção do Pão e da Bênção do vinho.

 

As velas do Sábado/Shabbos

Duas velas podem ser acesas, correspondendo às duas expressões que são mencionadas nos dez mandamentos.

1º) "LEMBRAR", ou prestar atenção, irá resultar em "ação" lembrar significa: Arrependimento e obediência. "Mas, deixarei ficar um pequeno punhado do meu povo que escapará a isso tudo, e que será espalhado por entre as nações do mundo. Depois, quando se encontrarem assim exilados pelo mundo inteiro, lembrar-se-ão de mim, pois que tirarei deles esse coração adúltero, que está cheio de amor pelos ídolos, e mudarei os seus olhos lascivos que andam só à procura de novas imagens de ídolos. E acabarão por sentirem profundamente envergonhados, por causa da sua grande maldade. Hão de reconhecer que só Eu Sou UL e que não estava a enganá-los quando lhes garantia que tudo isto iria acontecer-lhes. " (Ezequiel 6:8-10)

Obediência aos mandamentos:

"Então vos lembrareis de cumprir todos os meus mandamentos e sereis consagrados ao vosso UL'HIM" (Nm 15:40)

"Lembra-te do dia do Sábado/Shabbos para o santificar." (Ex 20:2)

 

2º) "Guardar" é: "Fazer com cuidado"

"Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que Eu hoje vos proponho." (Dt 11:32)

O verbo exprime a atenção cuidadosa que se deve ter com as obrigações de uma aliança. Guardar é: "Tomar conta", manter ou cuidar de coisas tais como, jardim, um rebanho, uma casa; ou também envolve resguardar-se contra intrusos.

Guardar é: "Disciplina pessoal". A necessidade de ser cuidadoso com referência a própria vida e ações.

"Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com minha língua." (Salmos 39:1). Enquanto guardamos o Sábado/Shabbos, proclamamos a nossa lealdade a YAOHUH UL'HIM; asseguramos a presença salvadora de YAOHUH UL'HIM através do Seu Filho [o Consolador, em espírito onipresente] no nosso meio. Para nós, essas promessas se cumprem na pessoa de Yaohushua - Mt 18:20, 28:20; Jo 14:21, 23 (I Co 6:19) - desde o Pentecostes...

Por meio dEle entramos no "Descanso" de UL'HIM.

Hebreus/Yaohu’dins 4

O prometido repouso para o povo de UL

E embora a promessa de UL, de entrarmos no seu lugar de descanso, continue de pé, devemos ter muito cuidado quando alguns derem mostras de ficar para trás. Porque essa Mensagem do Nome foram-nos anunciadas também a nós, tal como a eles. Mas, se de nada lhes serviu, é porque não creram nelas, quando a ouviram. Quanto a nós, visto que cremos, temos a certeza de entrar no repouso de UL. Quanto aos que não crêem, UL disse: Na minha indignação obriguei-me com juramento a não deixar que entrassem no meu repouso, embora este lugar de repouso esteja pronto desde a criação do mundo. Sabemos isto porque as Tanákh mencionam o sétimo dia, dizendo: E repousou UL’HIM de todas as suas obras no sétimo dia. Mas, acontece que aqueles a quem foram pregadas as primeira Mensagem do Nome não entraram nesse repouso preparado, por causa da sua desobediência; por isso está escrito: Não entrarão no meu repouso. Contudo, isto dá a entender que ainda haverá alguém que deverá entrar nele. E é assim que fixa outra ocasião para entrar e, essa ocasião é hoje. E isto diz o Criador, pela boca de Dáoud, muito depois: Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam os vossos corações. Porque, se esse repouso tivesse sido aquele para onde Yaohushua conduziu o povo de Yaoshorúl, YAOHUH não teria falado mais tarde numa nova ocasião. Portanto é porque há ainda um repouso para o povo de UL. Ora quem já entrou no descanso de UL , também já descansou das suas obras, tal como UL também das suas. Busquemos então tudo o que é necessário para entrar nesse lugar de descanso. Procuremos que ninguém, à semelhança do povo de Yaoshorúl, caia nesta mesma incredulidade que eles. " (Hebreus 4: 1-11)

 

As Luzes das Velas

Baruch Atá UL'HIM, Eloheinu melech haolam, asher kidshánu bemitsvotav vetsvánu lehadlik ner shel shabat. B´shem Yaohushua Hol-Mehushháy, amém (Heb. Moderno)!

Louvado sejas, ó Eterno, nosso UL'HIM, criador do universo, que com os teus mandamentos nos santificastes e, nos ordenastes acender as luzes do shábbos. Em nome de Yaohushua hol-Mehushháy. Amnao!

É um dever e privilégio de toda mulher judaica acender as velas do shábbos. Depois que as velas foram acesas, o Sábado/Shabbos já iniciou; mesmo que seja antes do pôr-do-sol. Porque é uma mulher que acende as velas? Porque foi através de uma mulher que YAOHUH UL'HIM demonstrou sua soberania e seu amor para conosco. Em tempos de crise na vida do seu povo, "Ele" prometeu que mulheres escolhidas dariam à luz a filhos que salvariam os seus: "O anjo do MOLKI'UL apareceu a esta, e lhe disse: És estéril, e nunca deste a luz, mas conceberás, e terás um filho" (Juizes 13:3).

Oitocentos anos antes de Yaohushua nascer, o profeta Isaías declarou: "Um menino será dado à luz por uma jovem; o Seu nome será Imanu’ul" (Isaías 7:14b).

A consumação dessa profecia é o nascimento de Yaohushua hol-Mehushháy, que trouxe "luz" e salvação a este mundo: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (Jo 1:4).

 

Bênção sobre o par de "Chalot" trançadas

Chalá, plural: "Chalot"

Baruch atá UL'HIM Eloheinu Melech haolam, hamotzi mim lechem ha aretz. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!

Bendito sejas ó Eterno nosso Rei, criador do universo, que tira o pão da terra. Em nome de Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao! Todas as sextas-feiras nossos antepassados recebiam uma porção dobrada de Manáh.

"Então disse UL a Moisés/Mehush'ua: eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu ponha a prova se anda na minha presença ou não. Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem, e será dois tantos do que colhem cada dia". (Êxodo 16:4-5).

"Ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés/Mehush'ua. Respondeu-lhes ele: isto é o que disse UL: amanhã é o REPOUSO, o santo Sábado/Shabbos do MOLKI'UL: o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para amanhã seguinte”. (Êxodo 16:22-23).

"Então disse UL: comei-o hoje, porquanto é Sábado/Shabbos do MOLKI'UL; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas, o sétimo é o Sábado/Shabbos; nele não haverá. Ao sétimo dia saíram alguns do povo a colher, porém, não o acharam". (Êxodo 16: 25-27).

O cuidado protetor de Yaohushua [UL] manifestou-se e foi confirmado pela dupla porção do Manáh no "Shabbos"; para atender às necessidades da sexta-feira e do Sábado/Shabbos.

UL declarou para Moisés/Mehush'ua, que "Ele" iria provar o povo, para ver se eles guardariam a Sua lei ou não e, com isto, restaurava a guarda do sábado esquecida no Egito!

Portanto, as duas (2) "Chalot" trançadas simbolizam a dupla porção dada pelo Pai, para que com tranquilidade repousemos no Sábado/Shabbos. Também fala, da dupla bênção que recebemos quando observamos os mandamentos do MOLKI'UL. Tudo o que fora dito a respeito do pão do céu, tornou-se realidade na pessoa de Yaohushua Hol-Mehushháy "Yaohushua hol-Mehushháy".

"Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o manáh no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra! Eu sou o pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que Eu der é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo." (João 6:48-51).

O Par de Chalot trançadas é colocado sobre um prato ou bandeja, e sob uma cobertura decorada. (Quando o Maná caía no solo, permanecia fresco, pois estava forrado por uma camada de orvalho, tanto embaixo, quanto por cima).

O pão é o alimento básico do homem - "Yaohushua lhes declarou: Eu Sou o Pão da Vida. Aquele que vem a Mim, não terá fome, e quem crê em Mim, jamais terá sede." (João 6:35).

 

Bênção do Vinho

Baruch Atá UL'HIM Eloheinu Melech haolam, Borê pri hagafén. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!.
Louvado sejas, ó Eterno nosso Rei, Criador do universo, Criador do fruto da videira. Em nome de Yaohushua, hol-Mehushháy. Amnao!

 

A Havdalá - o Shabbos chega ao fim

Nova semana vamos iniciar. Se recebemos o Sábado/Shabbos com muita honra e alegria, também iremos nos despedir dele com anúncio de Bênçãos e com vinho.

NOTA de o Caminho: Somente na celebração anual da Páscoa da Nova Aliança é que usamos suco de uva puro pois neste dia tanto o pão como o vinho tem que ser asmos!

Baruch hamvdil Codesh Lechol. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao! Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o profano. Em nome de Yaohushua hol-Mehushháy. Amnao!

- (Lv 10:10) Para fazer diferença entre o santo e o profano, entre o imundo e o limpo.

- (Hb 10:19-29) Depois que termina o Sábado/Shabbos é dita a havdalá [benção] para marcar a distinção entre o sagrado e o profano, entre o Sábado/Shabbos que finda, e os dias comuns da semana que se iniciam.

A oração de havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, com uma bênção. Reconhecemos a distinção entre o Sábado/Shabbos e os outros dias.

Refeição de despedida - "Melavê Malcá" (significa Escolta da Rainha): O indivíduo deve arrumar a mesa na véspera do shábbos (pouco antes do pôr do sol da sexta), mesmo que seja para comer apenas o mínimo de alimento (não perecíveis); exemplo: azeitona. A Melavê Malcá é descrita como a refeição do Rei Davi. A Melavê Malcá que é a refeição de despedida, ela se realiza na expectativa da 2ª vinda do descendente de Davi: Yaohushua Hol-Mehushháy, agora para estabelecer o Seu Reino milenar sobre a Terra!!!

"...certamente cedo venho. Amnao!. Vem, MOLKI'UL Yaohushua" (Apocalipse 22:20b).

Y' varekh khah YAOHUH UL'HIM V' Yishim' rekhah. B'shem Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!

O MOLKI'UL te abençoe e te guarde. Em nome de Yaohushua Hol-Mehushháy. Amnao!

 

VEJA TAMBÉM: Como realizar um Shabbos!

NOTA: As bênçãos judaicas aqui colocadas não devem ser ditas na forma de rezas; antes devem ser ditas em nossa língua para não soarem como tal... São, portanto, modelos e assim sendo, devemos apenas nos basear neste textos.

 

 

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.