SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

by Monte Sinai

CYC

Grupos de Estudos Leigos [GELs]

COMO ORGANIZAR

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15-16

ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE COMO IMPLANTAR E MANTER GRUPOS DE ESTUDOS LEIGOS

Nem todos seremos grandes líderes, mas todos podemos ser líderes melhores, pois, Ele capacita a quem chama!

 

I N T R O D U Ç Ã O

Christian A. Schwarz em seu projeto de investigação entre 1994 e 1996 em mil congregações, trinta e dois países e cinco continentes, descobriu que, as congregações saudáveis,  que crescem, tem oito características básicas. E, entre elas, estão os Grupos de Estudos Leigos.

Há alguns anos trabalhando e acompanhando congregações que tem em sua estrutura de funcionamento os Grupos de Estudos Leigos, tenho visto resultados satisfatórios onde eles funcionam eficazmente. Nota-se, que quando os membros estão de fato envolvidos, a congregação:

1. Alcança com maior rapidez a maturidade espiritual.

2. Reduz sensivelmente o número de apostasia.

3. Desperta maior interesse em ajudar-se mutuamente e a comunidade.

4. Há maior integração entre os membros.

5. Os dons espirituais são mais facilmente identificados e desenvolvidos.

6. Pessoas sem muito interesse religioso são com maior facilidade atraídas e conquistadas para Cristo.

E, ao examinarmos a história cristã veremos os Grupos de Estudos Leigos presentes nos planos divinos para os homens e mulheres. E, à medida que o plano da salvação foi sendo revelado ao longo da história humana, três acontecimentos sobressaem de todos os outros na sua importância. São eles: (1) O Êxodo; (2) O Primeiro Advento de Cristo; (3) A formação da congregação primitiva vista em Atos. Em cada uma dessas três ocasiões - o estabelecimento da nação de Israel, o estabelecimento da congregação cristã  e a reunião e preparação do povo do ETERNO - significativamente em Atos - antes de estabelecer definitivamente o Seu reino, os  Grupos de Estudos Leigos, sempre estiveram presentes. Entretanto, mesmo com informações satisfatórias e com suporte bíblico, há temores, dificuldades e, em alguns casos, resistências por parte de líderes e "pastores" para implantação e manutenção dos Grupos de Estudos Leigos. Visando auxiliar no processo, com menos traumas possíveis, organizamos esse material, inclusive com atividades para melhor manutenção. Compreendemos que essa não é a única, nem tão pouco as últimas orientações sobre o assunto. A experiência - envolvimento - com Grupos de Estudos Leigos e comunhão constante com o Criador irão apresentando novas idéias e maneiras salutares para  vida em Grupos de Estudos Leigos...

O meu desejo é ajudá-lo e à sua oholyao (congregação) a cumprir o ideal divino para o qual fomos chamados. Se assim acontecer, então valeu o nosso foco!

 

OS PASSOS PARA IMPLANTAR um GEL

A.  ORE SOBRE O ASSUNTO.

1. Apresente ao Criador em oração o programa e a sua motivação pessoal, peça-Lhe que, em sua misericórdia, a santifique.

2.  Se necessário pesquise sobre Grupos de Estudos Leigos; converse com um colega que já possui um pouco mais de experiência; discuta as idéias, fale conosco se julgar necessário.

 

B. CONVOQUE UMA REUNIÃO COM OS IRMÃOS QUE O APOIARAM NESTA INICIATIVA 

1. Reúna-os num local agradável e passe para eles a visão; convide alguém que viu, ouviu e está entusiasmado com os Grupos de  Estudos Leigos para estar presente.

    a) Explique o objetivo da reunião.

   b) Fale das dificuldades que os irmãos tem em se relacionar, partilhar, estar unidos, conservar novos membros, evangelizar com mais êxito.... E apresente a sua proposta para preencher essas necessidades – Grupos de Estudos Leigos   

   c) Estude a Origem dos Grupos de Estudos Leigos na Bíblia (At 2:42-47).

  d) Utilize Testemunhos sobre os Grupos de Estudos Leigos (permita que alguém presente que tenha visto ou ouvido um testemunho. Conte você mesmo do que ouviu). 

   e) Pergunte o que eles acham da idéia. Sentindo aceitação, proponha um desafio e orem a respeito do assunto – propondo acordo para implantar.

2. Tome tempo para visitar aos que parecem mais resistentes e explique o plano em casa, em particular.... Mostre-lhes que compartilhar o conhecimento bíblico é uma ordenança (Mc 16:15) e que é uma via de mão dupla (sempre temos o que aprender)!

   a) Depois de convencidos, firme um acordo para implantar – pode até ser um aperto de mão, um sim, assinar uma declaração de compromisso, etc..

   b) Lembre-se: “Toda ação gera uma reação”. Mas, continue no plano do ETERNO.

 

C. CONVOQUE OS LÍDERES DA CONGREGAÇÃO

  a)  Faça uma reunião com os irmãos para organizar os Grupos de Estudos Leigos por: 1) Famílias; 2) Geografias; 3) Afinidades; etc

  b)  Estabeleça a data do 1º encontro geral para formar dvs grupos...

  c)  Estabeleça uma data do treinamento para aos líderes e vice-líderes de cada GELs

  d)  Demonstre:

1)    Quem inventou Grupos de Estudos Leigos? (Base Bíblica - Mt 5:1-2 ...).

2)    Como funciona  na prática  (estrutura de uma reunião do Grupos de Estudos Leigos e prática – ensinando a coordenar – tempo, atividades e o uso do material)

3)    Distribuição básica do GEL – Coordenador, secretários, anfitriões e membros (anexo).

4)   Como funcionará a 1ª reunião do Grupos de Estudos Leigos (Por Exemplo: no sábado à tarde por ocasião da implantação geral).

 

D.  IMPLANTANDO

1.  No Sábado da implantação, se de manhã, solicite à diretoria da Escola Sabática (se for na congregação) para que tenha um programa mais curto; que comece mais cedo: o ideal é uma hora antes ou no mínimo trinta minutos (sem prejudicar o  estudo da Palavra – lição).

2.  Nesse dia já tenha todos os membros da congregação organizados em GELs. Pregue um sermão (em anexo) sobre as necessidades dos membros ou sobre o plano divino para a congregação, findando sempre com o tema dos GELs. Faça no final a pergunta se a congregação quer um programa assim! Ao responder com sim, convide o coordenador ou o diretor do grupo que venha à frente representando o grupo e dê um forte aperto de mão; assine um compromisso em nome da congregação e então explique o que já foi feito – tempo gasto em oração, pesquisa, treinamento, visitas.

3. Convide todos os líderes (coordenadores) à frente. Informe dos GELs e como foram organizados e onde será a primeira reunião. Pergunte se algum membro não teve o seu nome incluído; peça, caso aconteça, que escolha o grupo que queira participar ou formar algum em sua casa (anfitrião). Outro sim, é que se alguém quiser poderá mudar de Grupo de Estudos Leigos - GEL sem constrangimento.

4. À tarde reúna-se com os líderes e associados em uma reunião de uma hora e trinta minutos, no máximo, para avaliação do momento de lançamento e...

   a)  Entregar as primeiras lições – Manual de Reavivamento, Curso Bíblico para Adultos, ou outras que você julgar pertinente.

   b) Recomende aos líderes para visitar todos os membros do seu Grupo de Estudos Leigos – GEL – durante a semana, informando: (1) local; (2) dia; (3) horário da 1ª reunião.

   c)  Explicar como será a 1ª reunião do Grupos de Estudos Leigos.

1)    Boas Vindas

2)    Recepção

3)    Louvor

4)    Apresentação dos membros

5)    Oração

6)    Confirmar os líderes

7)    Eleger secretária

8)    Escolher um nome para o Grupo de Estudos Leigos – GEL local – ser democrata. Ouça a opinião de todos e faça uma votação, mesmo que o líder não concorde, respeite e aceite a escolha da maioria. Lembre-se: todo membro tem direito a sugerir um nome e votar [isto fará com que TODOS se sintam importantes e integrantes do grupo].

9)    Defina se é ali que o Grupo de Estudos Leigos - GEL - vai continuar reunido,  dia e hora.

10)  Cada membro deve assumir o compromisso de participação

11)  Se possível estudar já a lição nº 1 dos Grupos de Estudos Leigos.

12)  Cantar e orar lembrando da próxima reunião – local, horário e data..

   d) Definir o dia e horário da reunião Mensal de Líderes – Muito importante para Fortalecer, Orientar, Motivar, Inspirar e desafiar os líderes.

   e) O que acontece ali e quem é o responsável? Esse é o Grupo de Estudos Leigos – GEL – do Coordenador ... - Veja abaixo o modelo sugestivo da reunião de líderes.

1)    Recepção informal

2)    Louvor (duas músicas no máximo)

3)    Oração intercessória

4)    Orientação/Exortação sobre liderança (20 min.)

5)    Breve relatório da última reunião do Grupo de Estudos Leigos - GEL (cada líder fala)

6)    Estudo da lição ou instruções do Grupo de Estudos Leigos - GEL-  (da próxima semana)

7)    Coordenador informa o Grupo de Estudos Leigos - GEL que estará presente, etc...

8)    Oração e despedida.

 

E. CELEBRAÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS LEIGOS

   a)  Assembléia Geral dos Grupos de Estudos Leigos por congregação (modelo sugestivo anexo – a cada três meses).

   b)  Congresso Distrital (modelo sugestivo anexo - semestral).

   c)  Congresso de Grupos de Estudos Leigos - Campos (modelo sugestivo anexo - anual).

 

F. DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDOS LEIGOS 

   a) Organize para que antes de cada Assembléia, Congresso (de preferência), tenha os Grupos de Estudos Leigos um dia, previamente marcado, para os que já possuem condições de Multiplicar-se, faça. Isso em clima de festa. No dia da Assembléia, divulgue, ofereça um brinde e permita que na assembléia todos saibam do que aconteceu, isso vai fortalecer os Grupos de Estudos Leigos e estimular a divisão para multiplicação. O ideal é que todos sejam divididos num mínimo, uma vez ao ano. Ore por isso...

 

DICAS PARA SE TER SUCESSO COM OS GRUPOS DE ESTUDOS LEIGO.

1. Cultive uma atmosfera agradável.

2. Faça com que as pessoas se sintam felizes por estarem ali – no Grupo de Estudos Leigos - GEL.

3. Elabore algumas regras básicas – Compromisso.

   a) O que se deve ou não fazer.

4. Mantenha funcionando regularmente – mensalmente - a reunião de líderes.

   a) Para estabelecer a visão

   b) Partilhar experiências.

   c) Realizar treinamento.

5. Compromisso do Diretor [preferencialmente o Rosh] de estar sempre acompanhando, reunindo com os coordenadores e líderes e estar envolvendo os Grupos de Estudos Leigos em todas atividades da congregação.

   a) É fundamental que os líderes percebam que os Grupos de Estudos Leigos são uma prioridade para o ministério.

   b) Deve-se falar sobre o andamento no culto divino.

6. Fazer dos Grupos de Estudos Leigos a prioridade da congregação.

  a) A maioria dos membros não tem muito tempo disponível, devido a excesso de programas e reuniões.

   b) A congregação local deve decidir suas prioridades.

7. Os Grupos de Estudos Leigos devem merecer destaque especial [é uma extensão da oholyao e representa a "igreja nos lares" como em Atos] ...no planejamento da congregação.

8. O evangelismo deve ser a prioridade principal dos Grupos de Estudos Leigos para manter o grupo vibrante e ativo.

   a) Organizar o Grupo de Estudos Leigos – GEL – para o evangelismo.

   b) Formar Duplas para fazer contatos, visitar e dar estudos bíblicos nos lares.

   c)  Visitar membros afastados e ausentes.

9. Estabelecer o plano da cadeira vazia – a cada reunião os membros saem com o compromisso de trazer para a próxima reunião uma pessoa para assentar-se naquela cadeira que esta vazia (se houver assentos vazios no Grupo de Estudos Leigos) até atingir o limite (cerca de 12 pessoas).

10. Convidar amigos, parentes, vizinhos (não membros da oholyao) e interessados a participarem do Grupo de Estudos Leigos.

 

Cronograma de Lançamento:

1º Sábado - Culto Evangelístico: Sermão - Ossos Secos (Dia do Lançamento dos GELs).

    Sábado à Tarde: Sermão de exortação: Quatro Objetivos Divinos para a Sua Congregação

2º Sábado - Fundamentos Escriturísticos

3º Sábado - Princípios...

4º Sábado - Estrutura Organizacional/Lançamento

   

OBS: As próximas reuniões serão em seus lares!!!

Clic para Ver um Estudo sobre: A Estrutura de Um Culto

NOTA de oCaminho: Todo GEL pode e deve ser uma futura Oholyao, onde a Verdade é ensinada!

CLIC AQUI para saber como dar estudos bíblicos...

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS [015]

9 9191-8612

(CLARO)

 

9 9781-0294 

(VIVO)

9 8121-3482

(TIM)

 

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO