Congregação Yaoshorulita oCaminho

 Escrituras Sagradas segundo o NOME

Quem Somos

COMO FAZER PARTE DA CYC

CONTRIBUIÇÕES

SEMINÁRIO EM SUA CIDADE!

MAPA DO SITE

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Principal

Onde Estamos

Assim Cremos

ESN - Editora

Curso de Teologia

O EVANGELHO SEGUNDO MAN'YAOHUH (MATEUS)

 
Imprimir

Os escritores católicos antigos (que são chamados pelos católicos de pais apostólicos ou pais da igreja) disseram que nos primeiros séculos da era cristã existiam os ebionitas, os quais praticavam o judaísmo, e obedeciam a todos os mandamentos da Lei de Moisés (Torah), e que a Bíblia destes judeus ebionitas era composta somente pelo Antigo Testamento (Tanach) e pelo Evangelho segundo Matt'yaohuh, e que o Evangelho segundo Matt'yaohuh que era usado pelos ebionitas era escrito em hebraico, e não era exatamente igual ao Evangelho segundo Matt'yaohuh que é usado pelos católicos (que é o mesmo que também é usado pelos protestantes, ou evangélicos), pois não continha todos os trechos que aparecem no Evangelho segundo Matt'yaohuh que conhecemos.

Edição de o Caminho:

QUAL O TEXTO AUTÊNTICO DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS?

Pelos escritos dos escritores católicos antigos (pais da igreja), vemos também que havia entre os judeus dos primeiros séculos, vários subgrupos, ou partidos, cada um com doutrinas diferentes, alguns com doutrinas certas, e outros com doutrinas erradas, e que cada um destes subgrupos procurava moldar o evangelho que usava, de acordo com as suas crenças.

Qual era a verdadeira doutrina de Yaohushua hol'Mehushkyah

A verdadeira doutrina de Yaohushua hol'Mehushkyah é a mesma doutrina do ETERNO, que encontramos no Antigo Testamento (Tanach), pois se Yaohushua é o Ungido do ETERNO (as palavras Messias e Cristo significam Ungido), obviamente a sua doutrina tem que ser concordante com a doutrina do ETERNO, pois se ele tivesse pregado uma doutrina conflitante com a doutrina do ETERNO, ele não seria o Ungido do ETERNO, mas sim o ungido do satanás.

Está escrito em Matt'yaohuh 5:17-19: NAQUELE TEMPO DISSE YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI OU OS PROFETAS. NÃO VIM ABOLIR, MAS CUMPRIR. EM VERDADE EU VOS DIGO QUE ATÉ QUE PASSEM OS CÉUS E A TERRA, NENHUMA LETRA NEM UM PONTO SERÁ ABOLIDO DA LEI, OU DOS PROFETAS, PORQUE TUDO SE CUMPRIRÁ. E AQUELE QUE TRANSGREDIR UMA PALAVRA DESTES MANDAMENTOS, E ENSINAR ASSIM AOS HOMENS, SERÁ CHAMADO FILHO DA MENTIRA NO REINO DOS CÉUS; E AQUELE QUE CUMPRIR E ENSINAR, SERÁ CHAMADO GRANDE NO REINO DOS CÉUS.

Portanto, vemos que Yaohushua hol'Mehushkyah disse que Ele não veio abolir a Lei do ETERNO (Torah), e que devemos obedecer a todos os mandamentos da Lei do ETERNO, e que nunca nenhum mandamento da Lei do ETERNO será abolido. 

Este trecho é a prova de que Yaohushua, dos Nazarenos, é realmente o Mehushkyah (Messias ou Cristo ou Ungido), e este trecho é a essência do Evangelho segundo Matt'yaohuh, e inclusive é de se notar que este trecho, na sua forma integral e explícita, só aparece no Evangelho segundo Matt'yaohuh, sendo que ele aparece, de forma truncada e praticamente ininteligível, no Evangelho segundo Lucas, em Lucas 16:17.

Pode-se dizer que os escritores católicos antigos (pais da igreja) identificavam o evangelho que era usado pelos ebionitas como sendo o Evangelho segundo Matt'yaohuh, porque ele continha este trecho, que não é encontrado nos demais evangelhos, e que era seguido pelos ebionitas, os quais, ao contrário dos católicos, obedeciam a todos os mandamentos da Lei do ETERNO, também chamada Lei de Moisés (a Torah), praticando a circuncisão*, abstendo-se de comer os animais imundos, guardando o sábado e as festas ordenadas pelo CRIADOR, etc.

 * Sobre a Circuncisão, CLIC AQUI!!!

Portanto, para sabermos quais os trechos do Evangelho segundo Matt'yaohuh que são autênticos, e quais os trechos que foram acrescentados por hereges, é só verificarmos quais os trechos do Evangelho segundo Matt'yaohuh que estão em harmonia com Mt 5:17-19 e quais os trechos que conflitam com Mt 5:17-19.

O texto do Evangelho segundo Matt'yaohuh que chegou até nós foi por muitos séculos copiado por hereges de vários tipos, os quais inseriram no texto várias passagens, para dar base às suas doutrinas heréticas, entre elas, a trindade (Mt 28:19).

Por isso, encontramos no Evangelho segundo Matt'yaohuh diversas passagens que refletem doutrinas de diversas denominações, como por exemplo o antinomismo (heresia que diz que a Lei do ETERNO foi abolida, ou que alguns mandamentos da Lei do ETERNO não precisam mais ser obedecidos, heresia esta da qual fazem parte todas as igrejas católicas e protestantes e ou evangélicas).

Graças ao CRIADOR, temos a informação de que o Evangelho segundo Matt'yaohuh que era usado pelos verdadeiros seguidores de Yaohushua hol'Mehushkyah não continha todos os trechos que estão contidos no Evangelho segundo Matt'yaohuh da atualidade. 

Assim pudemos restaurar o texto mais antigo do Evangelho segundo Matt'yaohuh, retirando dele todos os trechos que não são coerentes com Mt 5:17-19 e com o Antigo Testamento (Tanach), e assim podemos obter um Livro totalmente coerente, e livre de contradições...

Este trabalho, com base no texto do Evangelho segundo Matt'yaohuh em Hebraico de Shem Tov e no texto do Evangelho segundo Matt'yaohuh em Hebraico de Du Tillet, reflete o texto original sem os trechos que conflitam com Mt 5:17-19 e com o Tanach (Antigo Testamento).

Você pode ver o texto autêntico do Evangelho segundo Matt'yaohuh em Hebraico, clicando no link a seguir e depois voltar para esta tradução:

 

TEXTO ORIGINAL em HEBRAICO

 

TRADUÇÃO By João Paulo Pontes

 

NOTA de o Caminho: Na atualidade, temos seguidores dos ebionitas, no entanto, por serem unitarianos (correto, biblicamente), têm dificuldades com a divindade de Yaohushua. Veja que, segundo Sha'ul (não aceito por eles, uma vez que rejeitam os demais livros do NT) aos Coríntios, temos que: Só existe um que é UL’HIM, e nenhum outro. Segundo muitas pessoas, existe uma quantidade de ídolos e dominadores, tanto no shuã-ólmayao como na terra. Contudo sabemos bem que há um só que é um CRIADOR ETERNO, YAOHU’ABI, a quem pertencem todas as coisas, e para quem vivemos; e também um só MOLKHI’UL (Grande Rei e Criador), Yaohu’shua hol’Mehushkyah, que criou todas as coisas e nos dá a vida (I Cor 8:4-6). Portanto, Yaohushua, por ser Filho do ETERNO, é divino (mas não o próprio Deus)!

 

Posto isto, sabemos que Yaohushua (Pv 8:22-30; João 1:1-3) ao nascer em Maoro'hem, abriu mão de Sua divindade e como homem (Fl 2:5, 8; Gl 4:4), veio para morrer pela humanidade... E, é justamente aqui que os ebionitas (da atualidade) diferem dos demais crentes em Yaohushua: crêem (e provam usando textos como o manuscrito Syrus Sinaiticus, Mt 1:16 - veja abaixo) que Yaohushua, homem, foi gerado por Yaohu'saf (para poder ser semente de Daoud)... Realmente, pois seria muito mais natural uma concepção do tipo marido/mulher com a presença do ETERNO dando do Seu Espírito ao novo Ser do que a concepção trinitariana "vendida" pelo catolicismo e "comprada" pelos evangélicos!!!

 

Continuamos com o conselho de Sha'ul (herege, segundo os ebionitas): ...mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; I Tes 5:21

 

 

O Evangelho...

Nota: Editamos substituído apenas o Nome do Messias, mantendo os demais, paganizados... Além disto, o "tradutor" também sofreu de conceitos pré-concebidos (como a colocação de uma cidade chamada NAZARÉ, inexistente nos dias do Messias) e os manteve em seu texto, abaixo.

 

MT 1.1 ESTA É A HISTÓRIA DE YAOHUSHUA FILHO DE DAVI FILHO DE ABRAÃO.

MT 1.2 ABRAÃO GEROU A ISAQUE; E ISAQUE GEROU A JACÓ; E JACÓ GEROU A JUDÁ E SEUS IRMÃOS;

MT 1.3 E JUDÁ GEROU A PEREZ E ZERÁ, DE TAMAR; PEREZ GEROU A ESROM; ESROM GEROU A RÃO;

MT 1.4 E RÃO GEROU A AMINADABE; E AMINADABE GEROU A NAASSOM; E NAASSOM GEROU A SALMOM;

MT 1.5 SALMOM GEROU A BOAZ; BOAZ GEROU A OBEDE, DE RUTE; E OBEDE GEROU A JESSÉ;

MT 1.6 JESSÉ GEROU A DAVI; DAVI GEROU A SALOMÃO;

MT 1.7 SALOMÃO GEROU A ROBOÃO; ROBOÃO GEROU A ABIAS; ABIAS GEROU A ASA;

MT 1.8 ASA GEROU A JEOSAFÁ; JEOSAFÁ GEROU A JORÃO; JORÃO GEROU A UZIAS;

MT 1.9 UZIAS GEROU A JOTÃO; JOTÃO GEROU A ACAZ; ACAZ GEROU A EZEQUIAS;

MT 1.10 EZEQUIAS GEROU A MANASSÉS; MANASSÉS GEROU A AMOM; AMOM GEROU A JOSIAS;

MT 1.11 JOSIAS GEROU A JEOIAQUIM, E JEOIAQUIM GEROU A JECONIAS;[1]

MT 1.12 JECONIAS GEROU A SEALTIEL; SEALTIEL GEROU A ZOROBABEL;

MT 1.13 ZOROBABEL GEROU A ABIÚDE; E ABIÚDE GEROU A ELIAQUIM; ELIAQUIM GEROU A AZOR;

MT 1.14 AZOR GEROU A SADOQUE; SADOQUE GEROU A AMOM; E AMOM GEROU A ELIÚDE;[2]

MT 1.15 E ELIÚDE GEROU A ELEAZAR; E ELEAZAR GEROU A MATÃ; E MATÃ GEROU A JACÓ;

MT 1.16-25 E JACÓ GEROU A JOSÉ; E JOSÉ GEROU A YAOHUSHUA, QUE SE CHAMA UNGIDO.[3]

MT 2.1-22 E NASCEU YAOHUSHUA EM BELÉM DE JUDÁ, NOS DIAS DO REI HERODES, E EIS QUE JOSÉ TOMOU O MENINO E SUA MÃE, E  DIRIGIU-SE PARA A REGIÃO DA GALILÉIA,

MT 2.23 E CHEGOU, E HABITOU NA CIDADE CHAMADA NAZARÉ.

MT 3.1 NAQUELES DIAS, VEIO JOÃO O BATISTA PREGANDO NO DESERTO DA JUDÉIA,

MT 3.2 E DIZENDO: CONVERTEI-VOS, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PERTO DE VIR.

MT 3.3 PARA CUMPRIR O QUE FOI DITO ATRAVÉS DE ISAÍAS O PROFETA: UMA VOZ CLAMA NO DESERTO: PREPARAI O CAMINHO DE JAVÉ; ENDIREITAI NO ERMO VEREDA PARA O NOSSO DEUS.[4]

MT 3.4 E A ROUPA DE JOÃO ERA DE PELOS DE CAMELOS, E UM CINTO DE COURO NA SUA CINTURA,[5] E O ALIMENTO DELE ERA GAFANHOTO E MEL DA FLORESTA.

MT 3.5 ENTÃO SAÍAM A ELE DE JERUSALÉM E DE TODA A JUDÉIA, E DE TODOS OS REINOS DOS ARREDORES DO JORDÃO,

MT 3.6 E ENTÃO CONFESSAVAM SEUS PECADOS E ERAM BATIZADOS NO JORDÃO POR ELE.

MT 3.7 E VIU QUE MUITOS DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS VINHAM AO SEU BATISMO, E DISSE-LHES: SEMENTE DE SERPENTES, QUEM VOS ENSINOU A FUGIR DA IRA VINDOURA DE DEUS?

MT 3.8 PRODUZI O FRUTO DA CONVERSÃO PERFEITA.

MT 3.9 E NÃO DIGAIS NO VOSSO CORAÇÃO: NOSSO PAI É ABRAÃO. EM VERDADE EU VOS DIGO QUE DEUS PODE LEVANTAR FILHOS DE ABRAÃO DESTAS PEDRAS.

MT 3.10-12 E JÁ APROXIMOU-SE O MACHADO DA RAIZ. A ÁRVORE QUE NÃO PRODUZIR FRUTO BOM SERÁ CORTADA E NO FOGO SERÁ QUEIMADA.

MT 3.13-15 ENTÃO VEIO YAOHUSHUA DA GALILÉIA AO JORDÃO; E ACONTECEU QUE, SENDO BATIZADO TODO O POVO, TAMBÉM YAOHUSHUA FOI BATIZADO.[6]

MT 3.16 E LOGO QUE SUBIU DA ÁGUA, ABRIRAM-SE OS CÉUS, E DESCEU SOBRE ELE O ESPÍRITO DE DEUS.

MT 3.17 E EIS QUE UMA VOZ DOS CÉUS LHE DISSE: TU ÉS MEU FILHO, EU HOJE TE GEREI.[7] [8] [9]

MT 4.1 ENTÃO YAOHUSHUA FOI LEVADO PELO ESPÍRITO SANTO PARA O DESERTO.

MT 4.2 E JEJUOU QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES, E DEPOIS TEVE FOME.

MT 4.3-11 E EIS QUE UNS ANJOS SE APROXIMARAM DELE, E O SERVIRAM.

MT 4.12 E ACONTECEU NAQUELES DIAS QUE YAOHUSHUA OUVIU QUE JOÃO FORA ENTREGUE À PRISÃO, E FOI PARA A GALILÉIA;

MT 4.13 E DEIXOU NAZARÉ, E PARTIU, E HABITOU EM CAFARNAUM, QUE É UMA CIDADE JUNTO AO MAR, NA FRONTEIRA DE ZEBULOM E NAFTALI;

MT 4.14 PARA CUMPRIR O QUE DISSE O PROFETA ISAÍAS:

MT 4.15 A TERRA DE ZEBULOM, E A TERRA DE NAFTALI, CAMINHO DO MAR, ALÉM DO JORDÃO, A GALILÉIA DOS GENTIOS,

MT 4.16 O POVO QUE ANDAVA EM TREVAS, VIU UMA GRANDE LUZ; OS QUE HABITAVAM NA TERRA DA ESCURIDÃO, UMA LUZ BRILHOU SOBRE ELES.[10]

MT 4.17 DESDE ENTÃO COMEÇOU YAOHUSHUA A PREGAR, E A DIZER: CONVERTEI-VOS, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO.

MT 4.18 E ANDAVA YAOHUSHUA PELA COSTA DO MAR DA GALILÉIA, E VIU DOIS IRMÃOS, SIMÃO, O CHAMADO CEFAS, E ANDRÉ, SEU IRMÃO, QUE LANÇAVAM SUAS AS REDES NO MAR, PORQUE ERAM PESCADORES;

MT 4.19 E DISSE-LHES: VINDE APÓS MIM, E EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS.

MT 4.20 E DEIXARAM SUAS REDES NAQUELA HORA, E FORAM APÓS ELE.

MT 4.21 E PARTIU DALI E VIU DOIS OUTROS IRMÃOS, JACÓ E JOÃO, IRMÃOS, FILHOS DE ZABDI, E O PAI DELES, NUM BARCO, PREPARANDO AS SUAS REDES, E CHAMOU-OS.

MT 4.22 E APRESSARAM-SE, E DEIXARAM SUAS REDES E O SEU PAI, E FORAM APÓS ELE.

MT 4.23 E PERCORRIA YAOHUSHUA TODA A TERRA DA GALILÉIA, ENSINANDO NAS SUAS SINAGOGAS, E ANUNCIANDO AS BOAS NOTÍCIAS DO REINO DE DEUS, E CURANDO TODA DOENÇA E TODA ENFERMIDADE ENTRE O POVO.

MT 4.24 E SAIU A SUA NOTÍCIA EM TODA A TERRA DA SÍRIA, E TRAZIAM A ELE TODOS OS DOENTES DE TODAS AS ESPÉCIES DE DOENÇAS, OS POSSUÍDOS POR DEMÔNIOS, E OS ATEMORIZADOS POR ESPÍRITO MAU, E OS QUE TREMEM, E ELE OS CURAVA.

MT 4.25 E FORAM APÓS ELE MUITOS DE DECÁPOLIS E DA GALILÉIA, DE JERUSALÉM E DA JUDÉIA, E DE ALÉM DO JORDÃO.

MT 5.1 E VIU YAOHUSHUA AS MULTIDÕES, E SUBIU O MONTE E SENTOU-SE, E APROXIMARAM-SE DELE OS SEUS DISCÍPULOS;

MT 5.2 E ABRIU A SUA BOCA E FALOU-LHES, DIZENDO:

MT 5.3 BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DE DEUS;

MT 5.4 BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS;

MT 5.5 BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA;

MT 5.6 BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, PORQUE ELES SERÃO FARTOS;

MT 5.7 BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ELES ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA;

MT 5.8 BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO, PORQUE ELES VERÃO A DEUS;

MT 5.9 BEM-AVENTURADOS OS QUE PERSEGUEM A PAZ, PORQUE ELES SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS;

MT 5.10 BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA, PORQUE DELES É O REINO DE DEUS;

MT 5.11 BEM-AVENTURADOS SOIS VÓS, QUANDO VOS PERSEGUIREM E VOS INSULTAREM, E DISSEREM DE VÓS TODO MAL, MENTINDO, POR CAUSA DE MIM.

MT 5.12 ALEGRAI-VOS E REGOZIJAI-VOS, PORQUE A VOSSA RECOMPENSA É MUITO GRANDE NOS CÉUS, POIS ASSIM PERSEGUIRAM OS PROFETAS.

MT 5.13 NAQUELE TEMPO DISSE YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: VÓS SOIS O SAL DO MUNDO; SE O SAL ANULAR O SEU SABOR, COM QUE SE SALGARÁ? E NÃO PRESTA PARA NADA SENÃO PARA SER LANÇADO FORA, PARA SER PISADO POR PÉS.

MT 5.14 VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO; UMA CIDADE EDIFICADA SOBRE UM MONTE NÃO PODE SER ESCONDIDA;

MT 5.15 NÃO ACENDEM UMA LÂMPADA PARA COLOCÁ-LA  EM LUGAR ESCONDIDO, EM QUE NÃO ILUMINA, MAS A COLOCAM  NO CANDELABRO, PARA ILUMINAR A TODOS OS FILHOS DA CASA.

MT 5.16 ASSIM ILUMINE A VOSSA LUZ DIANTE DE TODOS OS HOMENS, PARA MOSTRAR-LHES AS VOSSAS OBRAS BOAS, QUE SÃO LOUVADAS E QUE GLORIFICAM AO VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

MT 5.17 NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI OU OS PROFETAS. NÃO VIM ABOLIR, MAS CUMPRIR.

MT 5.18 EM VERDADE EU VOS DIGO QUE ATÉ QUE PASSEM OS CÉUS E A TERRA, NEM UM JOTA NEM UM TRACINHO SERÁ ABOLIDO DA LEI OU DOS PROFETAS, PORQUE TUDO SE CUMPRIRÁ.

MT 5.19 E AQUELE QUE TRANSGREDIR UMA PALAVRA DESTES MANDAMENTOS, E ENSINAR ASSIM AOS HOMENS, SERÁ CHAMADO FILHO DA MENTIRA NO REINO DE DEUS; E AQUELE QUE CUMPRIR E ENSINAR, SERÁ CHAMADO GRANDE NO REINO DE DEUS.

MT 5.20-47 E EU VOS DIGO: SE NÃO FOR GRANDE A VOSSA JUSTIÇA, MAIS DO QUE A JUSTIÇA DOS FARISEUS E DOS ESCRIBAS, NÃO ENTRAREIS NO REINO DE DEUS.

MT 5.48 SEDE VÓS PERFEITOS, COMO É PERFEITO O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.[11]

MT 6.1-9 E ASSIM ORAREIS: PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS, SEJA SANTIFICADO O TEU NOME.

MT 6.10 VENHA O TEU REINO; SEJA FEITA A TUA VONTADE, NOS CÉUS E NA TERRA.

MT 6.11 E DÁ O NOSSO PÃO CONTINUAMENTE.

MT 6.12 E PERDOA OS NOSSOS PECADOS.

MT 6.13-34 E NÃO NOS LEVES PARA TENTAÇÃO, E GUARDA-NOS DE TODO MAL. AMÉM.

MT 7.1-7 PEDI A DEUS, E VOS SERÁ DADO; BUSCAI, E ACHAREIS; BATEI, E ABRIR-SE-Á PARA VÓS.

MT 7.8 TODO O QUE PEDE, RECEBE; E O QUE BUSCA ACHARÁ, E AO QUE BATE SE ABRIRÁ.

MT 7.9 QUEM DE VÓS QUE O SEU FILHO LHE PEDE UM PEDAÇO DE PÃO, E LHE DÁ UMA PEDRA?

MT 7.10 OU SE PEDIR PEIXE, DARÁ UMA SERPENTE?

MT 7.11 E SE VÓS, SENDO MAUS, SABEIS DAR PRESENTES BONS AOS VOSSOS FILHOS, MUITO MAIS O VOSSO PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS, DARÁ COISAS BOAS AOS QUE LHE PEDIREM, E DARÁ O SEU BOM ESPÍRITO AOS QUE LHE PEDIREM.[12]

MT 7.12 E TUDO O QUE QUEREIS QUE OS FILHOS DOS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI A ELES.

MT 7.13 NAQUELE TEMPO DISSE YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: ENTRAI PELA PORTA ESTREITA; PORQUE A PORTA DA PERDIÇÃO É LARGA E PROFUNDA, E MUITOS VÃO POR ELA;

MT 7.14 COMO É ESTREITA A PORTA, E DIFÍCIL O CAMINHO QUE SEGUE EM LINHA RETA PARA A VIDA, E POUCOS SÃO OS QUE O ENCONTRAM.

MT 7.15 ACAUTELAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS, QUE VÊM A VÓS COM ROUPAS DE OVELHAS, MAS POR DENTRO SÃO LOBOS DEVORADORES.

MT 7.16 E PELAS SUAS OBRAS OS RECONHECEREIS. PORVENTURA COLHERÁ UM HOMEM UVAS DOS ESPINHEIROS, OU FIGOS DOS ABROLHOS?

MT 7.17 PORQUE TODA ÁRVORE BOA PRODUZ FRUTO BOM, E TODA ÁRVORE MÁ PRODUZ FRUTO MAU.

MT 7.18 E A ÁRVORE BOA NÃO PODE PRODUZIR FRUTO MAU, E A ÁRVORE MÁ NÃO PODE PRODUZIR FRUTO BOM.

MT 7.19 E TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZIR FRUTO BOM, SERÁ QUEIMADA NO FOGO.

MT 7.20 PORTANTO, CONFORME OS SEUS FRUTOS, ISTO É, PELAS SUAS OBRAS, OS RECONHECEREIS.

MT 7.21 NEM TODO O QUE ME DIZ MEU SENHOR, MEU SENHOR, ENTRARÁ NO REINO DE DEUS, MAS TODO O QUE FAZ A VONTADE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, ENTRARÁ NO REINO DE DEUS.

MT 7.22 MUITOS ME DIRÃO NAQUELE DIA: MEU SENHOR, MEU SENHOR, PORVENTURA NÃO PROFETIZAMOS NÓS EM TEU NOME? E NÃO EXPULSAMOS DEMÔNIOS EM TEU NOME? E NÃO FIZEMOS MUITOS SINAIS EM TEU NOME?

MT 7.23 E ENTÃO LHES DIREI: NUNCA VOS CONHECI; APARTAI-VOS DE MIM, TODOS OS QUE PRATICAIS A INIQÜIDADE.

MT 7.24 DISSE-LHES MAIS: TODO O QUE OUVE ESTAS PALAVRAS, E AS PRATICA, É SEMELHANTE A UM HOMEM SÁBIO, QUE CONSTRUIU A SUA CASA NA ROCHA;

MT 7.25 E DESCEU A CHUVA SOBRE ELA, E OS VENTOS BATERAM NELA, E NÃO CAIU, PORQUE O SEU FUNDAMENTO ESTÁ NA ROCHA.

MT 7.26 E TODO O QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS, E NÃO PRATICA, É SEMELHANTE A UM HOMEM TOLO, QUE CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A AREIA;

MT 7.27 E DESCERAM CHUVAS, E VIERAM CORRENTES, E A DERRUBARAM, E CAIU COM GRANDE QUEDA.

MT 7.28 E QUANDO YAOHUSHUA ESTAVA FALANDO ESTAS PALAVRAS, TODO O POVO ESTAVA ADMIRADO DA SUA DOUTRINA,

MT 7.29 PORQUE ESTAVA ENSINANDO COMO HOMEM DE AUTORIDADE, E NÃO COMO OS ESCRIBAS E OS FARISEUS. 

MT 8.1 E ACONTECEU QUE QUANDO YAOHUSHUA DESCEU DO MONTE, MUITOS GRUPOS FORAM APÓS ELE.

MT 8.2 E, EIS QUE UM LEPROSO VEIO, E SE INCLINOU PERANTE ELE, DIZENDO: SENHOR, SE QUISERES, PODES ME CURAR.

MT 8.3 E ESTENDEU YAOHUSHUA A SUA MÃO, E TOCOU-O, DIZENDO: QUERO QUE SEJAS LIMPO. E NAQUELA HORA O LEPROSO FICOU LIMPO DA SUA LEPRA.

MT 8.4 E DISSE-LHE YAOHUSHUA: GUARDA-TE, PARA QUE NÃO CONTES A NINGUÉM; MAS VAI E MOSTRA-TE AO SACERDOTE, E OFERECE A TUA OFERTA, COMO ORDENOU MOISÉS NA LEI.

MT 8.5 E ACONTECEU QUE QUANDO ELE ENTROU EM CAFARNAUM, VEIO A ELE UM CENTURIÃO, E IMPLOROU-LHE,

MT 8.6 DIZENDO: MEU SENHOR, O MEU FILHO ESTÁ DEITADO NA MINHA CASA, COM PARALISIA, E TREMENDO POR CAUSA DA DOENÇA.

MT 8.7 E DISSE-LHE YAOHUSHUA: EU IREI, E O CURAREI.

MT 8.8 E RESPONDEU O CENTURIÃO, E DISSE-LHE: SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO DE QUE ENTRES DEBAIXO DO MEU TELHADO, MAS ORDENA UMA PALAVRA, E ELE SERÁ CURADO.

MT 8.9 E EU SOU UM HOMEM PECADOR, E TENHO AUTORIDADE, E TENHO SOB AS MINHAS MÃOS CAVALEIROS; E EU DIGO A UM DELES: VAI, E ELE VAI; VEM, E ELE VEM; E AOS MEUS SERVOS: FAZEI ISTO, E ELES FAZEM.

MT 8.10 E OUVIU YAOHUSHUA E ADMIROU-SE, E DISSE AOS QUE IAM APÓS ELE: EM VERDADE EU VOS DIGO: NÃO ACHEI FÉ GRANDE EM ISRAEL COMO NESTE.

MT 8.11-12 MAS EU VOS DIGO QUE VIRÃO MUITOS DO ORIENTE E DO OCIDENTE, E DESCANSARÃO COM ABRAÃO E ISAQUE E JACÓ NO REINO DE DEUS.

MT 8.13 ENTÃO DISSE YAOHUSHUA AO CENTURIÃO: VAI, E COMO CRESTE TE SEJA FEITO. E FOI CURADO O MENINO NAQUELA HORA.

MT 8.14 NAQUELE TEMPO ENTROU YAOHUSHUA NA CASA DE CEFAS, E EIS QUE A SUA SOGRA ESTAVA DEITADA, COM FEBRE,

MT 8.15 E TOCOU NA MÃO DELA, E A FEBRE A DEIXOU; E LEVANTOU-SE, E OS SERVIU.

MT 8.16 E ACONTECEU, NA HORA DA TARDE, QUE VIERAM A ELE POSSUÍDOS DE DEMÔNIOS, E OS CUROU COM A SUA PALAVRA SOMENTE, E CUROU TODA DOENÇA;

MT 8.17 PARA CUMPRIR O QUE FOI DITO ATRAVÉS DE ISAÍAS O PROFETA: CERTAMENTE NOSSAS ENFERMIDADES ELE LEVOU, E AS NOSSAS DORES ELE AS CARREGOU.[13]

MT 8.18-22 E ACONTECEU DEPOIS DISSO QUE YAOHUSHUA VIU MUITAS MULTIDÕES EM VOLTA DE SI, E ORDENOU QUE FOSSEM ATRAVESSAR O MAR;

MT 8.23 E ACONTECEU QUE QUANDO ENTROU YAOHUSHUA NO BARCO, VIERAM OS SEUS DISCÍPULOS APÓS ELE;

MT 8.24 E ACONTECEU UMA GRANDE TEMPESTADE NO MAR, E AS ONDAS VINHAM MUITO, E O BARCO PARECIA QUE IA QUEBRAR;

MT 8.25 E APROXIMARAM-SE DELE OS SEUS DISCÍPULOS, E PEDIRAM-LHE, DIZENDO: NOSSO SENHOR, SALVA-NOS, PARA QUE NÃO PEREÇAMOS.

MT 8.26 E ELE LHES DISSE: POR QUE TEMEIS, Ó PEQUENOS DE FÉ? E LEVANTOU-SE, E ORDENOU AO MAR E AOS VENTOS QUE SE AQUIETASSEM, E IMEDIATAMENTE SE AQUIETARAM.

MT 8.27 E OS HOMENS QUE ESTAVAM ALI, QUANDO VIRAM, ADMIRARAM-SE, E DISSERAM: QUEM É ESTE, QUE OS VENTOS E O MAR FAZEM A SUA VONTADE?

MT 8.28 E ACONTECEU QUE QUANDO ATRAVESSOU O MAR, E CHEGOU NO OUTRO LADO DO MAR, NO REINO DOS GADARENOS, O ENCONTRARAM DOIS POSSUÍDOS DE DEMÔNIOS QUE SAÍAM DOS SEPULCROS, ENLOUQUECIDOS, DE MODO QUE NINGUÉM PODIA PASSAR POR AQUELE CAMINHO.

MT 8.29 E GRITARAM PARA ELE, DIZENDO: QUE TENS CONOSCO, YAOHUSHUA, FILHO DE DEUS? VIESTE ANTES DO TEMPO NOS ATORMENTAR E TAMBÉM NOS DESTRUIR?

MT 8.30 E ALI PERTO DELES HAVIA UMA MANADA DE MUITOS PORCOS PASTANDO.

MT 8.31 E LHE PEDIRAM OS DEMÔNIOS: JÁ QUE TEMOS QUE SAIR DAQUI, DÁ-NOS PERMISSÃO PARA ENTRARMOS NESTES PORCOS;

MT 8.32 E ELE LHES DISSE: IDE. E SAÍRAM OS DEMÔNIOS DOS HOMENS, E ENTRARAM NOS PORCOS, E FOI TODO O REBANHO DEPRESSA, E SE LANÇARAM NO MAR, E MORRERAM NAS ÁGUAS.

MT 8.33 E TEMERAM OS PASTORES, E FUGIRAM, E CONTARAM NA CIDADE TUDO; E AMEDRONTOU-SE TODA A CIDADE.

MT 8.34 E SAÍRAM AO ENCONTRO DE YAOHUSHUA, E IMPLORARAM-LHE QUE NÃO ATRAVESSASSE A SUA FRONTEIRA.

MT 9.1 E ENTÃO YAOHUSHUA ENTROU NO BARCO, E NAVEGARAM, E VOLTARAM PARA A SUA CIDADE.

MT 9.2-5 E TROUXERAM DIANTE DELE UM PARALÍTICO QUE ESTAVA DEITADO NUM LEITO. E VIU YAOHUSHUA A FÉ DELES, E DISSE AO PARALÍTICO: FORTALECE-TE, MEU FILHO, NA FÉ EM DEUS.

MT 9.6 ENTÃO DISSE AO DOENTE: LEVANTA, E TOMA TEU LEITO, E ANDA.

MT 9.7 E ELE LEVANTOU-SE, E FOI PARA SUA CASA.

MT 9.8 E VIRAM AS MULTIDÕES, E TEMERAM MUITO, E LOUVARAM A DEUS.

MT 9.9 E ACONTECEU QUE QUANDO YAOHUSHUA PASSOU DALI, VIU UM HOMEM SENTADO NA MESA DE CÂMBIO, CUJO NOME ERA MATITIAS, E DISSE-LHE: VEM APÓS MIM; E ELE SE LEVANTOU, E FOI APÓS ELE.

MT 9.10 E O LEVOU PARA A SUA CASA, PARA COMER; E ACONTECEU QUE, QUANDO ELE ESTAVA COMENDO, EIS QUE HAVIA MUITOS TRANSGRESSORES E ÍMPIOS NA MESA, E EIS QUE ESTAVAM COMENDO COM YAOHUSHUA E SEUS DISCÍPULOS.

MT 9.11 E VIRAM OS FARISEUS, E DISSERAM AOS SEUS DISCÍPULOS: POR QUE O VOSSO MESTRE SE ASSENTA E COME COM OS TRANSGRESSORES E OS ÍMPIOS?

MT 9.12 E OUVIU YAOHUSHUA, E DISSE: OS SÃOS NÃO NECESSITAM DE MÉDICO, MAS SIM OS DOENTES.

MT 9.13 IDE, E APRENDEI O QUE ESTÁ ESCRITO: MISERICÓRDIA QUERO, E NÃO SACRIFÍCIO. E EU NÃO VIM PARA CONVERTER OS JUSTOS, MAS SIM OS ÍMPIOS.

MT 9.14 ENTÃO APROXIMARAM-SE DELE OS DISCÍPULOS DE JOÃO, E DISSERAM-LHE: POR QUE NÓS E OS FARISEUS NOS AFLIGIMOS MUITAS VEZES, E OS TEUS DISCÍPULOS NÃO SE AFLIGEM?

MT 9.15-17 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA, E DISSE: NÃO PODEM OS COMPANHEIROS DO NOIVO CHORAR E SE AFLIGIR, ESTANDO ELE COM ELES. VIRÃO DIAS EM QUE SERÁ TOMADO DELES O NOIVO, E JEJUARÃO.

MT 9.18 E ACONTECEU QUE, QUANDO ELE LHES FALAVA, APROXIMOU-SE UM COMANDANTE, E INCLINOU-SE PERANTE ELE, DIZENDO: SENHOR, MINHA FILHA MORREU AGORA. POR FAVOR, VEM E PÕE TUA MÃO SOBRE ELA, E ELA VIVERÁ.

MT 9.19 E LEVANTOU-SE YAOHUSHUA E FOI, ELE E SEUS DISCÍPULOS COM ELE.

MT 9.20 E EIS QUE UMA MULHER, QUE TINHA HEMORRAGIA HÁ DOZE ANOS, VEIO POR TRÁS DELE E TOCOU NA FRANJA DA ROUPA DELE;

MT 9.21 E ELA DIZIA NO SEU CORAÇÃO: SE EU TOCAR NA SUA ROUPA SOMENTE, FICAREI CURADA IMEDIATAMENTE.

MT 9.22 E ELE VIROU O SEU ROSTO E DISSE A ELA: FORTALECE-TE, MINHA FILHA, EM JAVÉ. NAQUELA HORA ELA FOI CURADA.

MT 9.23 E ACONTECEU QUE QUANDO ELE CHEGOU À CASA DO COMANDANTE, ELE VIU MUITAS PESSOAS CHORANDO,

MT 9.24 E DISSE-LHES: SAÍ TODOS VÓS PARA A RUA, E NÃO CHOREIS, PORQUE A MENINA DORME, E NÃO MORREU; E FOI COMO QUEM BRINCA AOS OLHOS DELES; E DIZIAM: PORVENTURA NÃO ESTAMOS VENDO QUE ELA ESTÁ MORTA?

MT 9.25 E QUANDO ELES OS FIZERAM SAIR PARA A RUA, YAOHUSHUA VEIO A ELA, E TOCOU NA MÃO DELA, E A MENINA LEVANTOU-SE.

MT 9.26 E SAIU ESTA NOTÍCIA EM TODA AQUELA TERRA.

MT 9.27 E PARTIU YAOHUSHUA DALI, E EIS QUE DOIS CEGOS CORRIAM ATRÁS DELE, E GRITAVAM PARA ELE: TEM MISERICÓRDIA DE NÓS, FILHO DE DAVI.

MT 9.28 E ACONTECEU QUE, QUANDO ELE CHEGOU NA CASA, APROXIMARAM-SE DELE OS CEGOS.

MT 9.29 ENTÃO TOCOU NOS OLHOS DELES.

MT 9.30 E ABRIRAM-SE OS OLHOS DE AMBOS, IMEDIATAMENTE, E ELES VIRAM. E LHES ORDENOU, DIZENDO: GUARDAI-VOS, PARA QUE NÃO SE SAIBA ISTO.

MT 9.31 E ELES SAÍRAM, E O REVELARAM EM TODA AQUELA TERRA.

MT 9.32 E SAIU YAOHUSHUA DALI, E TROUXERAM DIANTE DELE UM HOMEM MUDO, E O DEMÔNIO ESTAVA DENTRO DELE.

MT 9.33 E EXPULSOU O DEMÔNIO, E O MUDO FALOU; E MARAVILHARAM-SE AS MULTIDÕES, E DISSERAM: NÃO SE VIU COISA COMO ESTA EM ISRAEL.

MT 9.34 E DISSERAM OS FARISEUS: EM VERDADE NO NOME DOS DEMÔNIOS ELE EXPULSA OS DEMÔNIOS.

MT 9.35 E PERCORRIA YAOHUSHUA TODAS AS CIDADES, ENSINANDO NAS SINAGOGAS, E ANUNCIANDO AS BOAS NOTÍCIAS DO REINO, E CURANDO TODA DOENÇA E TODA ENFERMIDADE.

MT 9.36 E, VIU YAOHUSHUA AS MULTIDÕES, E COMPADECEU-SE DELAS, PORQUE ESTAVAM SE CANSANDO, E SE DEITANDO, COMO OVELHAS QUE NÃO TÊM PASTOR.

MT 9.37 ENTÃO, DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: A SEARA É GRANDE, E OS CEIFEIROS SÃO POUCOS.

MT 9.38 IMPLORAI PERANTE O DONO DA SEARA, QUE ENVIE MUITOS CEIFEIROS, PARA CEIFAR A SUA SEARA.

MT 10.1-2 E ESTES SÃO OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS: SIMÃO, CHAMADO CEFAS, E ANDRÉ, SEU IRMÃO; FILIPE E BARTOLOMEU; JACÓ E JOÃO, SEU IRMÃO, FILHOS DE ZABDI;

MT 10.3; TOMÉ E MATITIAS, QUE EMPRESTAVA A JUROS COM PUBLICIDADE; E JACÓ FILHO DE ALFEU, E LEBEU, APELIDADO TADEU;

MT 10.4 SIMÃO CANANEU, E JUDÁ ISCARIOTES, QUE DEPOIS DISSO O ENTREGOU.

MT 10.5 E YAOHUSHUA ENVIOU ESTES DOZE, E LHES ORDENOU, DIZENDO: NÃO IREIS NAS TERRAS DOS GENTIOS, E NÃO ENTRAREIS NAS CIDADES DOS SAMARITANOS;

MT 10.6 MAS IDE ÀS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL;

MT 10.7-15 IDE E PREGAI, DIZENDO: CONVERTEI-VOS, CONVERTEI-VOS, PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ PERTO DE VIR.

MT 10.16 EIS QUE EU VOS ENVIO COMO AS OVELHAS NO MEIO DOS LOBOS; SEDE ESPERTOS COMO SERPENTES E HUMILDES COMO POMBAS.

MT 10.17 ACAUTELAI-VOS DOS FILHOS DOS HOMENS; PORQUE VOS ENTREGARÃO NAS SUAS CONGREGAÇÕES E NAS SUAS SINAGOGAS,

MT 10.18 E A GOVERNADORES, E A REIS; E PODEREIS TESTEMUNHAR A FAVOR DE MIM A ELES E AOS GENTIOS.

MT 10.19 QUANDO VOS PRENDEREM, NÃO PENSEIS O QUE DIREIS, PORQUE NA HORA EM QUE NECESSITARDES VIRÁ A VÓS A RESPOSTA.

MT 10.20 NÃO SEREIS VÓS QUE FALAREIS, MAS O ESPÍRITO SANTO DO MEU PAI É QUE FALARÁ EM VÓS.

MT 10.21 O IRMÃO ENTREGARÁ O SEU IRMÃO À MORTE, E O PAI AO SEU FILHO; E OS FILHOS SE LEVANTARÃO CONTRA OS PAIS, E OS LEVARÃO À MORTE.

MT 10.22 E SEREIS PARA ESCÁRNIO E TERROR PARA TODOS OS POVOS, POR CAUSA DO MEU NOME; MAS AQUELE QUE SUPORTAR ATÉ O TEMPO DO FIM, SERÁ SALVO.

MT 10.23 DISSE MAIS YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: QUANDO VOS PERSEGUIREM NESTA CIDADE, FUGI PARA OUTRA.

MT 10.24 NÃO HÁ DISCÍPULO MAIOR DO QUE O SEU MESTRE, E O SERVO NÃO É MAIOR DO QUE O SEU SENHOR.

MT 10.25 BASTA AO DISCÍPULO SER COMO O SEU MESTRE, E AO SERVO COMO O SEU SENHOR. SE AO DONO DA CASA CHAMARAM BELZEBU, QUANTO MAIS AOS FILHOS DA CASA?

MT 10.26 NÃO OS TEMAIS, PORQUE NÃO HÁ NENHUMA COISA QUE NÃO HAJA DE SER VISTA, NEM NENHUMA COISA OCULTA QUE NÃO HAJA DE SER CONHECIDA.

MT 10.27 O QUE EU VOS DIGO NO ESCURO, DIZEI-O NA CLARIDADE; E O QUE OUVIS NO OUVIDO, CONTAI-O NO PORTÃO.

MT 10.28 E NÃO TEMAIS OS QUE MATAM OS CORPOS, POIS NÃO ESTÁ NA MÃO DELES MATAR AS ALMAS; MAS TEMEI AQUELE QUE TEM NA SUA MÃO PODER PARA FAZER PERECER A ALMA E O CORPO NA GEENA.

MT 10.29 PORVENTURA DOIS PÁSSAROS NÃO SÃO VENDIDOS POR UMA MOEDA? E NENHUM DELES CAIRÁ NA TERRA SENÃO PELA VONTADE DE VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

MT 10.30 PORVENTURA OS CABELOS DA VOSSA CABEÇA NÃO ESTÃO TODOS CONTADOS?

MT 10.31 NÃO TEMAIS, POIS VÓS SOIS MELHORES DO QUE OS PÁSSAROS.

MT 10.32 AQUELE QUE ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, EU O CONFESSAREI DIANTE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

MT 10.33-39 E AQUELE QUE ME NEGAR DIANTE DOS FILHOS DOS HOMENS, EU O NEGAREI DIANTE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

MT 10.40 QUEM VOS RECEBE, ME RECEBE; E QUEM ME RECEBE, RECEBE AQUELE QUE ME ENVIOU.

MT 10.41 QUEM RECEBE UM PROFETA POR NOME DE PROFETA, RECEBERÁ A RECOMPENSA DO PROFETA; E QUEM RECEBE UM JUSTO POR NOME DE JUSTO, RECEBERÁ A RECOMPENSA DO JUSTO.

MT 10.42 E O QUE DÁ UMA VASILHA DE ÁGUA FRIA A UM DOS MEUS DISCÍPULOS PEQUENOS, POR NOME DE MEU DISCÍPULO, EM VERDADE EU VOS DIGO QUE NÃO PERDERÁ A SUA RECOMPENSA.

MT 11.1 E ACONTECEU QUE QUANDO ACABOU YAOHUSHUA DE ORDENAR AOS SEUS DOZE DISCÍPULOS, PARTIU DALI PARA ENSINAR E PREGAR NAS CIDADES DELES.

MT 11.2 E JOÃO, ESTANDO PRESO, OUVIU DA OBRA DE YAOHUSHUA, E ENVIOU DOIS DOS SEUS DISCÍPULOS,

MT 11.3 PARA DIZER A ELE: PORVENTURA ÉS TU AQUELE QUE HAVIA DE VIR, OU ESPERAMOS OUTRO?

MT 11.4 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: IDE, E CONTAI A JOÃO O QUE VEDES E O QUE OUVIS:

MT 11.5-12.8 OS CEGOS VÊEM, E OS COXOS ANDAM, E OS LEPROSOS SÃO LIMPOS, E OS SURDOS OUVEM, E MORTOS SÃO RESSUSCITADOS, E OS HUMILDES RECEBEM BOA NOTÍCIA.

MT 12.9 E YAOHUSHUA PARTIU DALI E ENTROU NA SINAGOGA DELES.

MT 12.10 E ESTAVA ALI UM HOMEM, E A MÃO DELE ERA SECA; E LHE PERGUNTARAM, DIZENDO: É LÍCITO CURÁ-LO NO SÁBADO?

MT 12.11 E ELE LHES DISSE: QUAL DENTRE VÓS QUE TENDO UMA OVELHA, SE ELA CAIR NUMA COVA NO DIA DE SÁBADO, NÃO A LEVANTARÁ?

MT 12.12 E PORVENTURA NÃO É O HOMEM MELHOR DO QUE A OVELHA? PORTANTO, É LÍCITO FAZER O BEM NO SÁBADO.

MT 12.13 ENTÃO DISSE AO HOMEM: ESTENDE A TUA MÃO; E ELE ESTENDEU A SUA MÃO, E ELA TORNOU-SE COMO A OUTRA.

MT 12.14 E ENTÃO OS FARISEUS FORMARAM CONSELHO E CONSPIRARAM CONTRA ELE, PARA O MATAREM.

MT 12.15 E ACONTECEU DEPOIS DISTO, QUE YAOHUSHUA SOUBE, E DESVIOU-SE DALI, E FORAM APÓS ELE MUITOS DOENTES, E ELE CUROU A TODOS.

MT 12.16 E LHES ORDENAVA, DIZENDO PARA NÃO O REVELAREM,

MT 12.17 PARA CUMPRIR O QUE FOI DITO ATRAVÉS DE ISAÍAS:

MT 12.18 EIS AQUI O MEU SERVO, QUE ESCOLHI, O MEU AMADO, EM QUEM A MINHA ALMA SE COMPRAZ; POREI SOBRE ELE O MEU ESPÍRITO, E ANUNCIARÁ AOS GENTIOS O JUÍZO.

MT 12.19 NÃO CONTENDERÁ, NEM CLAMARÁ, NEM ALGUÉM OUVIRÁ PELAS RUAS A SUA VOZ;

MT 12.20 NÃO ESMAGARÁ A CANA QUEBRADA, E NÃO APAGARÁ O PAVIO QUE FUMEGA, ATÉ QUE ESTABELEÇA PARA SEMPRE O JUÍZO;

MT 12.21 E NO SEU NOME OS GENTIOS ESPERARÃO.[14]

MT 12.22 ENTÃO FOI TRAZIDO A DELE UM ENDEMONINHADO CEGO E MUDO; E O CUROU, E ELE FALOU E VIU.

MT 12.23 E AS MULTIDÕES SE ADMIRARAM E DISSERAM: NÃO É ESTE O FILHO DE DAVI?

MT 12.24 E OUVIRAM OS FARISEUS, E DISSERAM: ESTE NÃO EXPULSA OS DEMÔNIOS SENÃO POR BELZEBU, PRÍNCIPE DOS DEMÔNIOS. 

MT 12.25 YAOHUSHUA, PORÉM, CONHECENDO-LHES OS PENSAMENTOS, DISSE-LHES: TODO REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO É DEVASTADO; E TODA CIDADE, OU CASA, DIVIDIDA CONTRA SI MESMA NÃO SUBSISTIRÁ. 

MT 12.26 ORA, SE SATANÁS EXPULSA A SATANÁS, ESTÁ DIVIDIDO CONTRA SI MESMO; COMO SUBSISTIRÁ, POIS, O SEU REINO? 

MT 12.27 E, SE EU EXPULSO OS DEMÔNIOS POR BELZEBU, POR QUEM OS EXPULSAM OS VOSSOS FILHOS? POR ISSO, ELES MESMOS SERÃO OS VOSSOS JUÍZES. 

MT 12.28 MAS, SE É PELO ESPÍRITO DE DEUS QUE EU EXPULSO OS DEMÔNIOS, LOGO É CHEGADO A VÓS O REINO DE DEUS. 

MT 12.29-32 E COMO PODE ALGUÉM ENTRAR NA CASA DO VALENTE, E ROUBAR-LHE OS BENS, SE PRIMEIRO NÃO AMARRAR O VALENTE? E ENTÃO LHE SAQUEAR A CASA. 

MT 12.33 FAZEI A ÁRVORE BOA CONFORME O FRUTO SEJA BOM, OU ÁRVORE MÁ CONFORME O FRUTO SEJA MAU; PORQUE A VERDADE É QUE PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE.

MT 12.34 FAMÍLIA DE VÍBORAS, COMO PODEIS FALAR COISAS BOAS, SENDO VÓS MAUS? E PORVENTURA A BOCA NÃO FALA ESTIMULADA PELO CORAÇÃO?

MT 12.35 O HOMEM BOM DO TESOURO DO CORAÇÃO BOM TIRA COISA BOA, E O HOMEM MAU DO TESOURO DO CORAÇÃO MAU TIRA COISA MÁ.

MT 12.36 EU VOS DIGO QUE DE TODA A PALAVRA QUE O HOMEM FALAR, SERÁ OBRIGADO A DAR CONTA NO DIA DO JULGAMENTO.

MT 12.37 CONFORME AS TUAS PALAVRAS SERÁS JULGADO, E CONFORME AS TUAS OBRAS SERÁS CONDENADO.

MT 12.38 NAQUELE TEMPO VIERAM A YAOHUSHUA ALGUNS FARISEUS E ESCRIBAS, DIZENDO: QUEREMOS VER UM SINAL DOS CÉUS A FAVOR DE TI.

MT 12.39 E ELE LHES DISSE: UMA GERAÇÃO MÁ E HIPÓCRITA PEDE UM SINAL, E NÃO LHE SERÁ DADO SINAL, SENÃO O DO PROFETA JONAS;

MT 12.40 PORQUE COMO ELE ESTEVE NAS ENTRANHAS DO PEIXE TRÊS DIAS E TRÊS NOITES, ASSIM ESTARÁ O FILHO DO HOMEM NO INTERIOR DA TERRA TRÊS DIAS E TRÊS NOITES ENTERRADO.

MT 12.41 OS HOMENS DE NÍNIVE SE LEVANTARÃO PARA JULGAMENTO COM ESTA GERAÇÃO, E A CONDENARÃO, PORQUE SE CONVERTERAM PELAS PALAVRAS DE JONAS. E EU SOU MAIOR DO QUE JONAS.

MT 12.42 A RAINHA DE SABÁ SE LEVANTARÁ PARA JULGAMENTO COM ESTA GERAÇÃO, E A CONDENARÁ; PORQUE VEIO DOS CONFINS DA TERRA PARA OUVIR A SABEDORIA DE SALOMÃO. E EIS QUE EU SOU MAIOR DO QUE SALOMÃO.

MT 12.43 E QUANDO O ESPÍRITO IMUNDO SAI DO HOMEM, ANDA POR LUGARES ÁRIDOS, BUSCANDO REPOUSO, E NÃO ENCONTRA.

MT 12.44 ENTÃO DIZ: VOLTAREI PARA A MINHA CASA, DA QUAL SAÍ; E VAI, E A ENCONTRA VAZIA, SEGURA E PRONTA;

MT 12.45 ENTÃO TOMA SETE ESPÍRITOS PIORES DO QUE ELE, E VÃO COM ELE, E HABITAM ALI; E É O FIM DAQUELE HOMEM PIOR DO QUE O SEU PRINCÍPIO. ASSIM ACONTECERÁ A ESTA GERAÇÃO MÁ.

MT 12.46 AINDA ESTAVA ELE FALANDO COM TODAS AS MULTIDÕES, E EIS QUE A SUA MÃE E OS SEUS IRMÃOS ESTAVAM FORA, BUSCANDO-O PARA FALAR COM ELE.

MT 12.47 E DISSE-LHE UM HOMEM: EIS QUE A TUA MÃE E OS TEUS IRMÃOS QUEREM TE VER.

MT 12.48 E ELE RESPONDEU AO QUE FALAVA: QUEM É MEU IRMÃO? E QUEM É MINHA MÃE?

MT 12.49 E ESTENDEU AS SUAS MÃOS SOBRE OS SEUS DISCÍPULOS, E DISSE: ESTES SÃO MINHA MÃE E MEU IRMÃO.

MT 12.50 TODO O QUE FAZ A VONTADE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, É MEU IRMÃO, E MINHA IRMÃ E MINHA MÃE.

MT 13.1 NAQUELE DIA SAIU YAOHUSHUA DA CASA, E ASSENTOU-SE NA COSTA DO MAR;

MT 13.2 E JUNTARAM-SE A ELE MULTIDÕES, ATÉ QUE ELE NECESSITOU ENTRAR NUM BARCO, E TODA A MULTIDÃO ESTAVA EM PÉ NA PRAIA.

MT 13.3 E FALOU-LHE MUITAS COISAS POR PARÁBOLAS, E DISSE-LHES: UM HOMEM SAIU DA SUA CASA DE MANHÃ PARA SEMEAR A SUA SEMENTE.

MT 13.4 E QUANDO ELE SEMEAVA, CAIU UMA PARTE DELA NO CAMINHO, E AS AVES A COMERAM;

MT 13.5 E UMA PARTE DELA CAIU NA PEDRA, ONDE NÃO HAVIA ESPESSURA DE TERRA, E QUANDO ELA GERMINOU, SECOU-SE, PORQUE NÃO HAVIA ALI MUITA TERRA;

MT 13.6 E COM O CALOR DO SOL SOBRE ELA, QUEIMOU-SE E SECOU-SE, PORQUE NÃO TINHA RAIZ.

MT 13.7 E UMA PARTE DELA CAIU ENTRE OS ESPINHEIROS, E CRESCERAM OS ESPINHEIROS, E A OBSCURECERAM.

MT 13.8 E UMA PARTE DELA CAIU EM TERRA BOA, E DEU FRUTO E PRODUTO, A PRIMEIRA CEM, A SEGUNDA SESSENTA, E A TERCEIRA TRINTA.

MT 13.9 QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

MT 13.10 E APROXIMARAM-SE DELE OS DISCÍPULOS, E DISSERAM-LHE: POR QUE FALAS POR PARÁBOLAS?

MT 13.11 E ELE DISSE: PORQUE A VÓS FOI DADO CONHECER O REINO DE DEUS, E NÃO A ELES;

MT 13.12 A QUEM TEM, SE DARÁ MAIS, E A QUEM NÃO TEM, O QUE PENSA QUE TEM LHE SERÁ TOMADO.

MT 13.13 POR ISSO EU FALO POR PARÁBOLAS; PORQUE ELES VÊEM E NÃO VÊEM; OUVEM E NÃO OUVEM;

MT 13.14 PARA CUMPRIR O QUE FOI DITO ATRAVÉS DE ISAÍAS O PROFETA: VAI E DIZ A ESTE POVO:  OUVI OUVINDO, E NÃO ENTENDAIS, E VEDE VENDO, E NÃO PERCEBAIS.[15]

MT 13.15 ENGORDA O CORAÇÃO DESTE POVO, E TORNA PESADOS OS SEUS OUVIDOS, E CEGA OS SEUS OLHOS, PARA QUE NÃO VEJAM COM OS SEUS OLHOS, E OUÇAM COM OS SEUS OUVIDOS, E O SEU CORAÇÃO ENTENDA, E SE CONVERTA, E O CURE.[16]

MT 13.16 E BEM-AVENTURADOS SÃO OS VOSSOS OLHOS, PORQUE VÊEM, E OS VOSSOS OUVIDOS, PORQUE OUVEM.

MT 13.17 EM VERDADE EU VOS DIGO QUE MUITOS PROFETAS E JUSTOS DESEJARAM VER O QUE VÓS VEDES, E NÃO VIRAM, E OUVIR O QUE VÓS OUVIS, E NÃO OUVIRAM.

MT 13.18 E VÓS, OUVI A PARÁBOLA DO SEMEADOR.

MT 13.19 TODO O QUE OUVE A PALAVRA DO REINO DE DEUS E NÃO ENTENDE, VEM O SATANÁS, E ARREBATA DO SEU CORAÇÃO TUDO QUE FOI SEMEADO NELE. E ESTA É A SEMENTE QUE CAIU NO CAMINHO.

MT 13.20 E A QUE CAIU NA PEDRA É O QUE OUVE A PALAVRA DE DEUS, E A RECEBE IMEDIATAMENTE, COM ALEGRIA,

MT 13.21 MAS ESTÁ SEM RAIZ E COM PERPLEXIDADE, E QUANDO VEM UM POUCO DE SOFRIMENTO E ANGÚSTIA PARA ELES, O SATANÁS O FAZ ESQUECER DO SEU CORAÇÃO;

MT 13.22 E O QUE CAIU NOS ESPINHEIROS É O QUE OUVE A PALAVRA, E NO SEU DESEJO DE AJUNTAR RIQUEZA, O SATANÁS O FAZ ESQUECER A PALAVRA DE DEUS, E NÃO PRODUZ FRUTO;

MT 13.23 E A QUE CAIU NA TERRA BOA É O QUE OUVE A PALAVRA E ENTENDE E DÁ FRUTO, ISTO É, DE BOAS OBRAS, E PRODUZ DO PRIMEIRO CEM, E DO SEGUNDO SESSENTA, E DO TERCEIRO TRINTA.

MT 13.24 E PÔS DIANTE DELES OUTRA PARÁBOLA: O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM HOMEM QUE SEMEOU NO SEU CAMPO SEMENTE BOA;

MT 13.25 E ACONTECEU QUE, QUANDO OS FILHOS DOS HOMENS DORMIAM, VEIO O SEU INIMIGO, E SEMEOU JOIO SOBRE O TRIGO, E RETIROU-SE.

MT 13.26 E ACONTECEU QUE, QUANDO A ERVA CRESCEU PARA DAR FRUTO, APARECEU O JOIO.

MT 13.27 E OS SERVOS DO DONO DO CAMPO APROXIMARAM-SE DELE, E LHE DISSERAM: NOSSO SENHOR, PORVENTURA NÃO SEMEASTE SEMENTE BOA? E DE ONDE VEIO O JOIO?

MT 13.28 E ELE LHES DISSE: O MEU INIMIGO FEZ ISSO. E DISSERAM-LHE OS SEUS SERVOS: ARRANCAREMOS O JOIO;

MT 13.29 E ELE LHES DISSE: NÃO, PARA QUE NÃO ARRANQUEIS O TRIGO;

MT 13.30 MAS DEIXAI ESTE E ESTE, E CRESCERÃO ATÉ À CEIFA; E NO TEMPO DA CEIFA, DISSE AOS CEIFEIROS: COLHEI O JOIO PRIMEIRO, E ATAI-O EM MOLHOS PARA QUEIMAR; E O TRIGO COLOCAI NO CELEIRO.

MT 13.31 E PÔS DIANTE DELES OUTRA PARÁBOLA: O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM GRÃO DE MOSTARDA QUE UM HOMEM O TOMOU, E O SEMEOU NO CAMPO;

MT 13.32 E ELE É A MENOR DE TODAS AS SEMENTES; MAS QUANDO ELE CRESCE, CRESCE SOBRE TODAS AS ERVAS, E SE TRANSFORMA NUMA ÁRVORE GRANDE, ATÉ QUE AS AVES DOS CÉUS SE ABRIGAM NOS SEUS RAMOS.

MT 13.33 E FALOU-LHES OUTRA PARÁBOLA, E DISSE-LHES: O REINO DE DEUS É SEMELHANTE AO FERMENTO, QUE UMA MULHER O PÕE EM TRÊS MEDIDAS DE FARINHA, E FERMENTA TODA ELA.

MT 13.34 TODAS ESTAS PARÁBOLAS FALOU YAOHUSHUA ÀS MULTIDÕES, E SEM PARÁBOLA NÃO ESTAVA FALANDO A ELES,

MT 13.35 PARA CUMPRIR O QUE FOI DITO ATRAVÉS DO PROFETA: ABRIREI EM PARÁBOLA A MINHA BOCA; DECLARAREI ENIGMAS DA ANTIGUIDADE.[17]

MT 13.36 ENTÃO, SEPAROU-SE YAOHUSHUA DAS MULTIDÕES, E FOI PARA A CASA. E APROXIMARAM-SE DELE OS SEUS DISCÍPULOS, E PEDIRAM-LHE QUE EXPLICASSE A PARÁBOLA DO JOIO.

MT 13.37 E ELE LHES RESPONDEU, E DISSE-LHES: O QUE SEMEIA SEMENTE BOA É DEUS;[18]

MT 13.38 E O CAMPO É ESTE MUNDO; E O FRUTO BOM SÃO OS JUSTOS; E O JOIO SÃO OS ÍMPIOS;

MT 13.39 E O INIMIGO QUE O SEMEOU É O SATANÁS; E A CEIFA É O FIM DO MUNDO; E OS CEIFEIROS SÃO OS ANJOS.

MT 13.40 E COMO OS CEIFEIROS COLHERAM O JOIO PARA QUEIMAR, ASSIM SERÁ NO FIM DOS DIAS.

MT 13.41 ENVIARÁ O FILHO DO HOMEM OS SEUS MENSAGEIROS, PARA ARRANCAR DO SEU REINO TODO ÍMPIO E TODO QUE PRATICA INIQÜIDADE;

MT 13.42 E OS LANÇARÃO NAS FOGUEIRAS DE FOGO, E ALI HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES.

MT 13.43 ENTÃO OS JUSTOS BRILHARÃO COMO O SOL, NO REINO DE SEU PAI.[19] QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA.

MT 13.44 DISSE MAIS YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM HOMEM QUE ACHA UM TESOURO QUE FOI ESCONDIDO NUM CAMPO, E NA ALEGRIA DA RIQUEZA VENDE TUDO QUE TEM, E COMPRA O CAMPO POR CAUSA DELE.

MT 13.45 E TAMBÉM O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM HOMEM NEGOCIANTE, QUE BUSCA PEDRAS PRECIOSAS;

MT 13.46 E QUANDO ACHA UMA BOA, VENDE TUDO QUE TEM E A COMPRA.

MT 13.47 O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UMA REDE NO MEIO DO MAR, QUE TODAS AS ESPÉCIES DE PEIXES SÃO RECOLHIDAS NELA;

MT 13.48 E QUANDO ESTÁ CHEIA, TIRAM-NA PARA FORA, E SAEM OS PESCADORES, E ESCOLHEM OS BONS PARA AS SUAS VASILHAS, E LANÇAM FORA OS MAUS.

MT 13.49 ASSIM SERÁ NO FIM DOS DIAS; SAIRÃO OS ANJOS, E SEPARARÃO OS ÍMPIOS DO MEIO DOS JUSTOS,

MT 13.50 E OS LANÇARÃO NAS FOGUEIRAS DE FOGO; ALI HAVERÁ CHORO E RANGER DE DENTES.

MT 13.51 E ELE LHES DISSE: ENTENDESTES ISTO? E ELES DISSERAM: SIM.

MT 13.52 E ELE LHES DISSE: POR ISSO, TODO SÁBIO INSTRUÍDO NO REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM HOMEM DONO DA CASA, QUE TIRA DO SEU TESOURO COISAS NOVAS E VELHAS.

MT 13.53 E ACONTECEU DEPOIS DISSO QUE QUANDO TERMINOU YAOHUSHUA ESTAS PALAVRAS, PARTIU DALI.

MT 13.54 E CHEGOU À SUA TERRA, E OS ENSINAVA NAS SUAS SINAGOGAS; E ADMIRAVAM-SE E DIZIAM: DE ONDE VEIO A ESTE ESTA SABEDORIA E O PODER?

MT 13.55 NÃO É ESTE O FILHO DE JOSÉ O FERREIRO?[20] PORVENTURA A MÃE DELE NÃO SE CHAMA MIRIÃ, E OS SEUS IRMÃOS JACÓ, E JOSÉ, E SIMÃO, E JUDÁ?

MT 13.56 E AS SUAS IRMÃS, PORVENTURA NÃO SABEIS QUE TODAS ESTAS ESTÃO CONOSCO? E DE ONDE VEIO A ESTE TUDO ISTO?

MT 13.57 E ESTAVAM PERPLEXOS COM ELE. E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: NÃO HÁ PROFETA QUE NÃO TENHA HONRA, A NÃO SER NA SUA TERRA E NA SUA CIDADE E NA SUA CASA.

MT 13.58 E NÃO QUIS FAZER ALI NENHUM SINAL, POR SER POUCA A FÉ DELES.

MT 14.1 NAQUELE TEMPO OUVIU HERODES, O TETRARCA, AS NOTÍCIAS DE YAOHUSHUA,

MT 14.2 E DISSE AOS SEUS SERVOS: ESTE É JOÃO O BATISTA. ELE RESSUSCITOU DOS MORTOS, E POR ISSO OS PODERES OPERAM NELE.

MT 14.3 PORQUE HERODES CAPTUROU JOÃO NAQUELES DIAS, E O PÔS NA PRISÃO, PORQUE ELE O ESTAVA REPROVANDO, PARA QUE NÃO TOMASSE HERODIAS POR MULHER, PORQUE ELA ERA MULHER DO SEU IRMÃO;

MT 14.4 E JOÃO ESTAVA DIZENDO A ELE: ELA NÃO É LÍCITA PARA TI.

MT 14.5 E EIS QUE HERODES ESTAVA QUERENDO MATÁ-LO, MAS TINHA MEDO DO POVO, PORQUE O TINHAM COMO PROFETA.

MT 14.6 E NA FESTA DO ANIVERSÁRIO DE HERODES, ELE CHAMOU OS GRANDES DO REINO PARA COMER COM ELE, E ENQUANTO ESTAVAM COMENDO, ESTAVA A FILHA DE HERODIAS DANÇANDO ENTRE ELES, E ISTO AGRADOU A HERODES.

MT 14.7 E ELE JUROU A ELA QUE LHE DARIA TUDO QUE ELA LHE PEDISSE;

MT 14.8 E A MENINA, INSTRUÍDA POR SUA MÃE, PEDIU A CABEÇA DE JOÃO O BATISTA NUMA BACIA.

MT 14.9 E O REI ENTRISTECEU-SE MUITO, POR CAUSA DO JURAMENTO QUE FIZERA DIANTE DOS CONVIDADOS, E ORDENOU QUE SE FIZESSE ASSIM.

MT 14.10 E MANDOU DEGOLAR JOÃO NO CÁRCERE.

MT 14.11 E TROUXERAM A CABEÇA DE JOÃO NUMA BACIA, E DERAM-NA À MENINA, E A MENINA A DEU À SUA MÃE.

MT 14.12 E VIERAM OS DISCÍPULOS DE JOÃO, E LEVARAM O CORPO, E O SEPULTARAM; E OS SEUS DISCÍPULOS CONTARAM O FATO A YAOHUSHUA.

MT 14.13 E QUANDO YAOHUSHUA OUVIU ISTO, PARTIU DALI NUM BARCO, E FOI PARA O DESERTO DE JUDÁ; E QUANDO AS MULTIDÕES OUVIRAM ISTO, FORAM APÓS ELE, DE TODAS AS CIDADES.

MT 14.14 E QUANDO SAÍRAM, ELE VIU ATRÁS DE SI UM POVO GRANDE, E ESTENDEU SOBRE ELE MISERICÓRDIA, E CUROU TODAS AS SUAS ENFERMIDADES.

MT 14.15 E NA HORA DA TARDE, APROXIMARAM-SE DELE OS SEUS DISCÍPULOS, E DISSERAM-LHE: ESTE LUGAR É ESTREITO, E O TEMPO PASSA; DEIXA AS MULTIDÕES, PARA QUE VÃO ÀS ALDEIAS, E PEGUEM O QUE É NECESSÁRIO PARA SI.

MT 14.16 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: ELE NÃO PRECISAM IR; DAI-LHES DE COMER.

MT 14.17 E ELES RESPONDERAM: NÃO TEMOS AQUI SENÃO CINCO PÃES E DOIS PEIXES.

MT 14.18 E ELE LHES DISSE: TRAZEI-OS A MIM.

MT 14.19 E MANDOU QUE O POVO SE ASSENTASSE SOBRE A GRAMA; E QUANDO SE ASSENTARAM, TOMOU OS CINCO PÃES E OS DOIS PEIXES E, ESTANDO ELE OLHANDO PARA OS CÉUS, OS ABENÇOOU, E OS DIVIDIU, E OS DEU AOS SEUS DISCÍPULOS, E OS DISCÍPULOS DISTRIBUÍRAM ÀS MULTIDÕES.

MT 14.20 E COMERAM TODOS, E SACIARAM-SE; E TAMBÉM DOS PEIXES COMERAM QUANTO QUISERAM; E DEPOIS QUE ACABARAM, PEGARAM AS MIGALHAS QUE SOBRARAM, E ENCHERAM DELAS DOZE SEÁS.[21]

MT 14.21 E FOI O NÚMERO DOS QUE COMERAM CINCO MIL HOMENS, ALÉM DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS.

MT 14.22 E DEPOIS DISSO, ELE ORDENOU AOS SEUS DISCÍPULOS QUE ENTRASSEM NO BARCO, E FOSSEM ANTES DELE PARA A CIDADE PARA ONDE AS MULTIDÕES ESTAVAM INDO.

MT 14.23 E DEPOIS QUE ELE DEIXOU AS MULTIDÕES, SUBIU AO MONTE PARA ORAR, SOZINHO. E ACONTECEU QUE, NO TEMPO DA TARDE, ELE ESTAVA SOZINHO.

MT 14.24 E O BARCO ESTAVA NO MEIO DO MAR, E AS ONDAS DO MAR O ESTAVAM EMPURRANDO, PORQUE O VENTO ERA CONTRÁRIO;

MT 14.25 NA QUARTA VIGÍLIA DA NOITE, VEIO A ELES YAOHUSHUA, ANDANDO NO MAR.

MT 14.26 E QUANDO OS SEUS DISCÍPULOS O VIRAM, ANDANDO NO MAR, ASSUSTARAM-SE, PENSANDO QUE ERA UM DEMÔNIO, E POR SER MUITO O SEU MEDO, ESTAVAM GRITANDO.

MT 14.27-31 E ENTÃO RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA, E DISSE: CONFIAI, PORQUE SOU EU, E NÃO TEMAIS.

MT 14.32 E QUANDO SUBIU PARA O BARCO, ACALMOU-SE O VENTO.

MT 14.33 E OS QUE ESTAVAM NO BARCO, SE PROSTRARAM PERANTE ELE, E DISSERAM: EM VERDADE TU ÉS O FILHO DE DEUS.

MT 14.34 E ELES ATRAVESSARAM O MAR, E CHEGARAM NA TERRA DE GENESARÉ.

MT 14.35 E QUANDO OS HOMENS DAQUELE LUGAR O CONHECERAM, ENVIARAM POR TODO AQUELE REINO, E TROUXERAM A ELE TODOS OS DOENTES DE TODAS AS ENFERMIDADES.

MT 14.36 E SUPLICARAM-LHE QUE ACEITASSE DEIXÁ-LOS TOCAR A PONTA DO SEU MANTO; E TODOS OS QUE TOCARAM FORAM CURADOS.

MT 15.1 ENTÃO VIERAM A YAOHUSHUA OS ESCRIBAS E OS FARISEUS, E DISSERAM-LHE:

MT 15.2 POR TRANSGRIDEM OS TEUS DISCÍPULOS OS PRECEITOS DOS ANCIÃOS? PORQUE ELES NÃO LAVAM AS SUAS MÃOS QUANDO COMEM O PÃO.

MT 15.3 E DISSE-LHES YAOHUSHUA: E POR QUE VÓS TRANSGREDIS AS PALAVRAS DE DEUS POR CAUSA DOS VOSSOS PRECEITOS?

MT 15.4 PORQUE DEUS DISSE: HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE, E: O QUE MALDISSER O SEU PAI OU A SUA MÃE, CERTAMENTE SERÁ MORTO;

MT 15.5 E VÓS DIZEIS: AQUELE QUE DISSER AO SEU PAI OU À SUA MÃE: É OFERTA AQUILO QUE APROVEITARIAS DE MIM, NÃO HONRARÁ O SEU PAI OU A SUA MÃE.

MT 15.6 E VÓS ANULAIS O MANDAMENTO DE DEUS POR CAUSA DOS VOSSOS PRECEITOS.

MT 15.7 Ó HIPÓCRITAS, EIS QUE ISAÍAS PROFETIZOU ACERCA DE VÓS, E DISSE:

MT 15.8 ASSIM DIZ JAVÉ: PORQUE ESTE POVO SE APROXIMA COM A SUA BOCA, E COM OS SEUS LÁBIOS ME HONRAM, MAS O SEU CORAÇÃO ESTÁ LONGE DE MIM.

MT 15.9-19 E O SEU TEMOR PARA COMIGO É MANDAMENTO DE HOMENS QUE É ENSINADO.[22]

MT 15.20 EM VERDADE, A REFEIÇÃO SEM LAVAGEM DE MÃOS NÃO SUJA O HOMEM.

MT 15.21 E DEPOIS QUE YAOHUSHUA DISSE ISSO, FOI PARA AS REGIÕES DE TIRO E SIDOM.

MT 15.22 E VEIO DIANTE DELE UMA MULHER CANANÉIA, QUE VIERA DAS TERRAS DO LESTE, GRITANDO PARA ELE: MEU SENHOR, FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE MIM, POIS MINHA FILHA ESTÁ POSSUÍDA PELOS DEMÔNIOS.

MT 15.23 E YAOHUSHUA NÃO RESPONDEU PALAVRA. E OS SEUS DISCÍPULOS APROXIMARAM-SE DELE, E DISSERAM-LHE: NOSSO SENHOR, POR QUE TU DEIXAS ESTA MULHER GRITANDO ATRÁS DE NÓS?

MT 15.24 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: EU NÃO FUI ENVIADO SENÃO ÀS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL.

MT 15.25 E A MULHER SE PROSTRAVA PERANTE ELE, E DIZIA: MEU SENHOR, AJUDA-ME!

MT 15.26 E DISSE-LHE YAOHUSHUA: NÃO É BOM QUE O HOMEM PEGUE O PÃO DOS SEUS FILHOS, E O DÊ AOS CÃES.

MT 15.27 E RESPONDEU A MULHER: MUITAS VEZES OS CÃES COMEM AS MIGALHAS QUE CAEM DA MESA DOS SEUS SENHORES.

MT 15.28 E RESPONDEU-LHE YAOHUSHUA: MULHER, GRANDE É A TUA FÉ! SEJA FEITO A TI COMO PEDISTE. E DESDE AQUELA HORA EM DIANTE FICOU CURADA A FILHA DELA.

MT 15.29 E QUANDO YAOHUSHUA PARTIU DALI, FOI PARA A COSTA DA GALILÉIA, PARA UM MONTE.

MT 15.30 E ESTANDO ELE ALI, VIU UMA GRANDE MULTIDÃO, ENTRE ELES MUITOS COXOS, E GOLPEADOS, E MANCOS, E MUITOS OUTROS; E ELES CAÍRAM AOS PÉS DELE, E ELE OS CUROU.

MT 15.31 E A MULTIDÃO ESTAVA MARAVILHADA, DE COMO OS MUDOS ESTAVAM FALANDO, E OS MANCOS ANDANDO, E OS CEGOS VENDO; E TODOS ELES LOUVAVAM A DEUS.

MT 15.32 ENTÃO DISSE YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: TENHO COMPAIXÃO DELES, PORQUE ELES ESTÃO ME ESPERANDO ESTES DOIS DIAS, QUE ATRAVESSARAM, E NÃO TEM O QUE COMER; E EU NÃO QUERO FAZÊ-LOS IR EM JEJUM, PARA QUE NÃO SE ENFRAQUEÇAM NO CAMINHO.

MT 15.33 E RESPONDERAM-LHE OS SEUS DISCÍPULOS: E DE ONDE NÓS PODEREMOS ACHAR PÃO NESTE DESERTO, PARA SACIAR A MULTIDÃO?

MT 15.34 E RESPONDEU YAOHUSHUA, E DISSE-LHES: QUANTOS PÃES TENDES? E ELES RESPONDERAM: SETE, E POUCOS PEIXES.

MT 15.35 E YAOHUSHUA MANDOU À MULTIDÃO QUE SE ASSENTASSE SOBRE A GRAMA,

MT 15.36 E TOMOU OS SETE PÃES E OS PEIXES, E DEU GRAÇAS A DEUS, E PARTIU-OS, E DEU-OS AOS SEUS DISCÍPULOS, E ELES DERAM À MULTIDÃO.

MT 15.37 E TODOS COMERAM E SE SACIARAM; E DO QUE SOBROU ENCHERAM SETE SEÁS.[23]

MT 15.38 E OS QUE COMERAM FORAM EM NÚMERO QUATRO MIL HOMENS, ALÉM DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS.

MT 15.39 DEPOIS DISSO, ENTROU YAOHUSHUA NO BARCO, E FOI PARA A TERRA DE MAGDALA.

MT 16.1 E APROXIMARAM-SE DELE FARISEUS E SADUCEUS, TENTANDO-O, E PEDINDO-LHE QUE LHES MOSTRASSE UM SINAL DO CÉU.

MT 16.2 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: HIPÓCRITAS, VÓS DIZEIS DE TARDE: AMANHÃ SERÁ UM DIA CLARO, PORQUE O CÉU ESTÁ VERMELHO.

MT 16.3 E DE MANHÃ VÓS DIZEIS: HOJE VAI CHOVER, PORQUE O CÉU ESTÁ ESCURO. E EIS QUE A FACE DO CÉU SABEIS JULGAR, E OS SINAIS DOS TEMPOS NÃO PODEIS SABER.

MT 16.4 UMA SEMENTE DE MAUS PEDE UM SINAL, E SINAL NÃO LHE SERÁ DADO, SENÃO O SINAL DO PROFETA JONAS. E ENTÃO AFASTOU-SE E RETIROU-SE.

MT 16.5 E QUANDO YAOHUSHUA ESTAVA NA COSTA DO MAR, DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS QUE PREPARASSEM PÃO. E ELE ENTROU NO BARCO COM SEUS DISCÍPULOS, E OS SEUS DISCÍPULOS ESQUECERAM, E NÃO LEVARAM NENHUM PÃO.

MT 16.6 E YAOHUSHUA DISSE-LHES: OLHAI, E ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS E SADUCEUS.

MT 16.7 E ELES ARRAZOAVAM ENTRE SI, DIZENDO: É PORQUE NÃO TROUXEMOS PÃO.

MT 16.8 E YAOHUSHUA DISSE-LHES: VÓS SOIS PEQUENOS DE ENTENDIMENTO, PENSANDO: É PORQUE NÃO TEMOS PÃO.

MT 16.9 E NÃO VOS LEMBRAIS DOS CINCO PÃES E QUATRO MIL HOMENS, E QUANTAS SEÁS[24] SOBRARAM? [25]

MT 16.12 E PORTANTO ENTENDEI QUE EU NÃO FALO DOS PÃES NATURAIS, MAS EU VOS FALO QUE VOS GUARDEIS DO PROCEDIMENTO DOS FARISEUS E SADUCEUS.

MT 16.13 E PARTIU YAOHUSHUA PARA A TERRA DE CESARÉIA E TERRA DE FILIPE, E PERGUNTOU AOS SEUS DISCÍPULOS, DIZENDO: QUE DIZEM OS FILHOS DOS HOMENS A RESPEITO DE MIM?

MT 16.14 E ELES LHE DISSERAM: ALGUNS DELES DIZEM QUE ÉS JOÃO O BATISTA; E ALGUNS DELES DIZEM QUE ÉS ELIAS; E ALGUNS DELES DIZEM QUE ÉS JEREMIAS, OU UM DOS PROFETAS.

MT 16.15 E DISSE-LHES YAOHUSHUA: E VÓS, QUE DIZEIS A RESPEITO DE MIM?

MT 16.16 E RESPONDEU SIMÃO, CHAMADO CEFAS, E DISSE: TU ÉS O UNGIDO, O FILHO DO DEUS VIVO.

MT 16.17-19 E DISSE-LHE YAOHUSHUA: BEM-AVENTURADO ÉS TU, SIMÃO BARJONAS, PORQUE CARNE E SANGUE NÃO REVELOU A TI, MAS SIM O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.

MT 16.20 ENTÃO MANDOU AOS SEUS DISCÍPULOS QUE NÃO DISSESSEM QUE ELE ERA O UNGIDO.

MT 16.21 DESDE ENTÃO COMEÇOU YAOHUSHUA A REVELAR AOS SEUS DISCÍPULOS QUE ERA NECESSÁRIO ELE IR A JERUSALÉM, E SOFRER ALI MUITOS TORMENTOS E MUITOS INSULTOS DOS SACERDOTES E DOS ANCIÃOS DO POVO, E SER MORTO ALI, E RESSUSCITAR NO TERCEIRO DIA.

MT 16.22 E TOMOU-O CEFAS ENTRE ELE E ELE, E COMEÇOU A REPROVÁ-LO, DIZENDO: DE MODO NENHUM É PARA TI ACONTECER A TI ASSIM, SENHOR.

MT 16.23 E VIROU-SE YAOHUSHUA, E OLHOU PARA ELE E DISSE-LHE: VAI EMBORA, SATANÁS; NÃO ME DESOBEDEÇAS; PORQUE TU NÃO CONHECES A PALAVRA DE DEUS, MAS SIM AS PALAVRAS DOS HOMENS.

MT 16.24 ENTÃO DISSE YAOHUSHUA AOS SEUS DISCÍPULOS: QUEM QUISER VIR APÓS MIM, DESPREZE A SI MESMO, E TOME A CRUZ, E VENHA APÓS MIM;

MT 16.25 TODO O QUE QUISER SALVAR A SUA ALMA, PERDÊ-LA-Á POR CAUSA DE MIM; E O QUE PERDER A SUA VIDA NESTE MUNDO POR MIM, SALVARÁ A SUA ALMA PARA A VIDA DO MUNDO VINDOURO.

MT 16.26 QUE VANTAGEM HÁ PARA O HOMEM SE GANHAR TODO O MUNDO, SE A SUA ALMA SE PERDER PARA SEMPRE? E QUE TROCA BOA FARÁ SE PELAS COISAS PRESENTES, QUE SE ESTRAGAM, DER A SUA ALMA PARA O JULGAMENTO DA GEENA?

MT 16.27-28 PORQUE O FILHO DE DEUS VIRÁ NA GLÓRIA DO SEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, COM OS SEUS ANJOS, PARA RETRIBUIR A TODO HOMEM CONFORME A SUA OBRA.

MT 17.1 DEPOIS DE SEIS DIAS, TOMOU YAOHUSHUA A CEFAS, E TAMBÉM A JACÓ, E JOÃO, SEU IRMÃO, E OS LEVOU A UM MONTE ALTO PARA ORAR;

MT 17.2-4 E ENQUANTO ESTAVA ORANDO, TRANSFIGUROU-SE DIANTE DELES; E A PELE DO SEU ROSTO BRILHOU COMO O SOL, E AS SUAS ROUPAS SE TORNARAM BRANCAS COMO A NEVE.

MT 17.5 E EIS UMA NÚVEM, QUE OS COBRIU, E FICARAM COM MUITO MEDO; E ENQUANTO ELES ESTAVAM DEBAIXO DA NÚVEM, OUVIRAM DE DENTRO DA NÚVEM UMA VOZ QUE FALOU, E DISSE: EIS QUE ESTE É O MEU FILHO, O MEU QUERIDO, E O MEU PRAZER ESTÁ NELE. A ELE OUVI.

MT 17.6 E OUVIRAM OS DISCÍPULOS, E CAÍRAM SOBRE OS SEUS ROSTOS EM TERRA, E TEMERAM MUITO.

MT 17.7 E QUANDO CESSOU A VOZ, ENTÃO DISSE-LHES YAOHUSHUA: LEVANTAI-VOS; NÃO TEMAIS;

MT 17.8 E LEVANTARAM OS SEUS OLHOS, E NÃO VIRAM SENÃO YAOHUSHUA SOMENTE.

MT 17.9 E DESCEU YAOHUSHUA DO MONTE, E ORDENOU-LHES DIZENDO: NÃO FALEIS PARA NINGUÉM A VISÃO QUE VISTES, ATÉ QUE O FILHO DO HOMEM SE LEVANTE DA MORTE.

MT 17.10 E PERGUNTARAM-LHE OS SEUS DISCÍPULOS, DIZENDO: POR QUE OS ESCRIBAS DIZEM QUE ELIAS VIRÁ PRIMEIRO?

MT 17.11-13 E ELE RESPONDEU E DISSE-LHES: CERTAMENTE ELIAS VIRÁ, E RESTAURARÁ TUDO.

MT 17.14 E ACONTECEU QUE QUANDO ELE CHEGOU ÀS MULTIDÕES, VEIO PERANTE ELE UM HOMEM, QUE INCLINOU-SE SOBRE OS SEUS JOELHOS,

MT 17.15 E DISSE: SENHOR, TEM MISERICÓRDIA DE MIM, E COMPADECE-TE DO MEU FILHO, QUE É ATERRORIZADO POR UM ESPÍRITO MAU, E É MUITO DOENTE, E RANGE OS SEUS DENTES, E ESPUMA PELA SUA BOCA, E CAI DA SUA ALTURA NA TERRA, E CAI ÀS VEZES NO FOGO E ÀS VEZES NA ÁGUA;

MT 17.16 E EU O TROUXE AOS TEUS DISCÍPULOS, E NÃO PUDERAM CURÁ-LO.

MT 17.17 E RESPONDEU YAOHUSHUA, E DISSE: GERAÇÃO MÁ; AI DE VÓS, VÓS OS QUE NEGAIS. ATÉ QUANDO ESTAREI CONVOSCO? E ATÉ QUANDO LEVAREI A VOSSA CARGA? TRAZEI-O A MIM.

MT 17.18 E YAOHUSHUA O REPREENDEU, E O DEMÔNIO SAIU DELE, E O MENINO FICOU CURADO NAQUELA HORA.

MT 17.19 ENTÃO APROXIMARAM-SE OS DISCÍPULOS DE YAOHUSHUA EM OCULTO, E DISSERAM-LHE: POR QUE NÃO PUDEMOS NÓS EXPULSÁ-LO?

MT 17.20-21 E DISSE-LHES: POR CAUSA DA PEQUENEZ DA VOSSA FÉ; EM VERDADE EU VOS DIGO QUE SE HOUVER EM VÓS FÉ COMO UM GRÃO DE MOSTARDA, SE CRERDES, DIREIS A ESTE MONTE: ARREDA, E ELE ARREDARÁ; E NADA SERÁ IMPOSSÍVEL PARA VÓS.

MT 17.22 ELES ESTAVAM NA GALILÉIA, E DISSE YAOHUSHUA: O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE NA MÃO DOS FILHOS DOS HOMENS;

MT 17.23 E O MATARÃO, E NO TERCEIRO DIA RESSUSCITARÁ. 

MT 17.24 E CHEGARAM A CAFARNAUM, E APROXIMARAM-SE DE CEFAS OS RECEBEDORES DO TRIBUTO, E DISSERAM-LHES: O VOSSO MESTRE NÃO DÁ O TRIBUTO?

MT 17.25 E ELES DISSERAM: SIM. E ENTRARAM NA CASA, E ANTECIPOU-SE-LHE YAOHUSHUA, DIZENDO A CEFAS: QUE TE PARECE, SIMÃO? OS REIS DA TERRA, DE QUEM TOMAM TRIBUTO? DOS SEUS FILHOS, OU DOS ESTRANGEIROS?

MT 17.26 E RESPONDEU-LHE: DOS ESTRANGEIROS. E DISSE-LHES YAOHUSHUA: SE É ASSIM, OS FILHOS ESTÃO LIVRES. E DISSE: NÃO ESTEJAIS POR CAUSA DISSO ATEMORIZADOS.

MT 17.27 E DISSE A CEFAS: VAI AO MAR, E LANÇA O ANZOL; E O PEIXE QUE PEGARES PRIMEIRO, ACHARÁS NA SUA BOCA UMA MOEDA DE PRATA, E DÁ-A POR NÓS.

MT 18.1 NAQUELE TEMPO APROXIMARAM-SE OS DISCÍPULOS DE YAOHUSHUA, E DISSERAM-LHE: QUEM TU PENSAS QUE É GRANDE NO REINO DE DEUS?

MT 18.2 E ELE CHAMOU UM MENINO PEQUENO, E O PÔS NO MEIO DELES,

MT 18.3 E DISSE: EU DIGO QUE SE NÃO VOS CONVERTERDES PARA SER COMO ESTE MENINO, NÃO ENTRAREIS NO REINO DE DEUS.

MT 18.4 E TODO O QUE SE HUMILHAR COMO ESTE MENINO, ESTE SERÁ GRANDE NO REINO DE DEUS.

MT 18.5 E O QUE RECEBE UM MENINO COMO ESTE EM MEU NOME, RECEBE A MIM.

MT 18.6 E O QUE FIZER TROPEÇAR UM DOS MENINOS PEQUENOS QUE CRÊEM EM MIM, SERIA BOM PARA ELE QUE AMARRASSE UMA PEDRA DE MOINHO NO SEU PESCOÇO E FOSSE LANÇADO NA PROFUNDEZA DO MAR.

MT 18.7-9 AI DOS HABITANTES DO MUNDO, POR CAUSA DAS PERPLEXIDADES; PORQUE É NECESSÁRIO QUE VENHAM AS PERPLEXIDADES, MAS AI DO HOMEM POR QUEM VÊM.

MT 18.10-11 E VEDE QUE NÃO DESPREZEIS UM DESTES MENINOS.

MT 18.12 QUE VOS PARECE? SE UM HOMEM TIVER CEM OVELHAS, E UMA DELAS SE DESGARRAR, NÃO DEIXARÁ AS NOVENTA E NOVE NAS MONTANHAS E IRÁ BUSCAR A QUE SE DESGARROU?

MT 18.13 E SE A ACHAR, EM VERDADE EU VOS DIGO QUE SE ALEGRARÁ POR ELA MAIS DO QUE PELAS NOVENTA E NOVE QUE NÃO SE DESGARRARAM.

MT 18.14 ASSIM O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS NÃO QUER QUE SE PERCA UM DOS MENINOS.

MT 18.15 NAQUELE TEMPO DISSE YAOHUSHUA A SIMÃO, CHAMADO CEFAS: SE TEU IRMÃO PECAR, REPREENDE-O ENTRE TI E ELE SOMENTE. SE ELE TE OUVIR, GANHASTE A TEU IRMÃO;

MT 18.16 E SE NÃO TE OUVIR, TOMA CONTIGO MAIS DOIS OU TRÊS, PARA QUE POR BOCA DE DUAS OU TRÊS TESTEMUNHAS SE ESTABELEÇA TODA PALAVRA.

MT 18.17-35 E SE NÃO OS OUVIR, DIZ A ELE NA CONGREGAÇÃO. E SE NÃO OUVIR A CONGREGAÇÃO, CONSIDERA-O COMO GENTIO E TRANSGRESSOR.

MT 19.1 E ACONTECEU QUE QUANDO TERMINOU YAOHUSHUA ESTAS PALAVRAS, PARTIU DA GALILÉIA, E FOI PARA OS CONFINS DA TERRA DE JUDÁ, QUE ESTÁ ALÉM DO JORDÃO;

MT 19.2-12 E FORAM APÓS ELE GRANDES MULTIDÕES, E CUROU TODOS ELES.

MT 19.13 ENTÃO FORAM TRAZIDOS A ELE MENINOS, PARA QUE PUSESSE SUA MÃO SOBRE ELES, E ORASSE POR ELES; E OS SEUS DISCÍPULOS OS REPREENDIAM.

MT 19.14 E DISSE-LHES YAOHUSHUA: DEIXAI OS MENINOS VIREM A MIM, E NÃO OS IMPEÇAIS.

MT 19.15 E PÔS A SUA MÃO SOBRE ELES, E PARTIU DALI.

MT 19.16 E APROXIMOU-SE DELE UM JOVEM, E DISSE-LHE: MESTRE, QUE BEM FAREI PARA CONSEGUIR A VIDA DO MUNDO VINDOURO?

MT 19.17-20.16 E RESPONDEU-LHE: SE QUERES ENTRAR NA VIDA DO MUNDO VINDOURO, GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS.

MT 20.17 E APROXIMOU-SE YAOHUSHUA DE JERUSALÉM, E TOMOU OS SEUS DOZE DISCÍPULOS EM OCULTO, E DISSE-LHES:

MT 20.18 EIS QUE NÓS ESTAMOS SUBINDO A JERUSALÉM, E O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE AOS GRANDES DOS SACERDOTES E DOS ESCRIBAS, E O CONDENARÃO À MORTE;

MT 20.19 E TAMBÉM O ENTREGARÃO AOS GENTIOS PARA O FERIREM, E PARA O EXTERMINAREM, E NO TERCEIRO DIA RESSUSCITARÁ.

MT 20.20 ENTÃO VEIO A MULHER DE ZABDI COM OS SEUS FILHOS, INCLINANDO-SE E FAZENDO-LHE UM PEDIDO.

MT 20.21 E ELE LHE DISSE: O QUE QUERES? E ELA DISSE: QUE MANDES QUE ESTES MEUS DOIS FILHOS SE ASSENTEM, UM À TUA DIREITA E OUTRO À TUA ESQUERDA, NO TEU REINO.

MT 20.22 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: NÃO SABEIS O QUE PEDIS. PODEIS VÓS SOFRER AS AFLIÇÕES E A MORTE QUE EU VOU SOFRER? E DISSERAM: PODEMOS.

MT 20.23 E ELE LHES DISSE: BEBEREIS O MEU CÁLICE; MAS VOS ASSENTARDES À MINHA DIREITA OU À MINHA ESQUERDA, NÃO CABE A MIM VOS DAR, MAS É PARA AQUELE QUE FOR CORRETO DIANTE DO MEU PAI.

MT 20.24 E OUVIRAM OS DEZ, E INDIGNARAM-SE POR CAUSA DO ASSUNTO DOS DOIS IRMÃOS.

MT 20.25 ENTÃO YAOHUSHUA OS FEZ APROXIMAREM-SE DELE, E DISSE-LHES: SABEI QUE OS PRÍNCIPES DOS GENTIOS OS DOMINAM, E OS SEUS GRANDES PROCURAM SUBJUGÁ-LOS.

MT 20.26 NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; PORQUE O QUE QUISER SER GRANDE ENTRE VÓS, VOS SIRVA;

MT 20.27 E AQUELE QUE QUISER ENTRE VÓS SER O PRIMEIRO, SEJA VOSSO SERVO;

MT 20.28 COMO O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA QUE O SIRVAM, MAS PARA ELE SERVIR, E PARA DAR A SUA ALMA COMO RESGATE POR MUITOS.

MT 20.29 ELE ENTROU EM JERICÓ, E FOI APÓS ELE UMA MULTIDÃO.

MT 20.30 E EIS QUE DOIS CEGOS SAÍRAM PARA O CAMINHO, E OUVIRAM O BARULHO DA MULTIDÃO, E PERGUNTARAM:  O QUE É ISSO? E DISSERAM-LHES: O PROFETA YAOHUSHUA DE NAZARÉ CHEGOU. ENTÃO ELES GRITARAM, DIZENDO: FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE NÓS!

MT 20.31 E A MULTIDÃO OS REPREENDIA, DIZENDO: CALAI-VOS; E ELES ESTAVAM GRITANDO E DIZENDO: Ó SENHOR, FILHO DE DAVI, TEM MISERICÓRDIA DE NÓS!

MT 20.32 E PAROU YAOHUSHUA, E OS CHAMOU, E DISSE: QUE QUEREIS QUE VOS FAÇA?

MT 20.33 E ELES DISSERAM: SENHOR, QUE SEJAM ABERTOS OS NOSSOS OLHOS.

MT 20.34 E COMPADECEU-SE DELES YAOHUSHUA, E TOCOU NOS OLHOS DELES, E DISSE-LHES: A VOSSA FÉ VOS CUROU. E IMEDIATAMENTE VIRAM, E LOUVARAM A DEUS, E FORAM APÓS ELE, E TODO O POVO LOUVOU A DEUS POR ISSO.

MT 21.1 E APROXIMARAM DE JERUSALÉM, E CHEGARAM A BETFAGÉ, AO MONTE DAS OLIVEIRAS; E ENVIOU YAOHUSHUA DOIS DOS SEUS DISCÍPULOS,

MT 21.2 E DISSE-LHES: IDE À ALDEIA QUE ESTÁ DIANTE DE VÓS, E IMEDIATAMENTE ENCONTRAREIS UM JUMENTO AMARRADO; SOLTAI-O E TRAZEI-O A MIM.

MT 21.3 E SE ALGUÉM VOS DISSER ALGUMA COISA, DIZEI-LHE QUE O SENHOR TEM NECESSIDADE DELES, E IMEDIATAMENTE O DEIXARÁ.

MT 21.4 E ISTO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO PELO PROFETA, QUE DISSE:

MT 21.5 DIZEI À FILHA DE SIÃO: EIS QUE O TEU REI VIRÁ A TI; JUSTO E SALVO ESTARÁ ELE; HUMILDE, E MONTADO SOBRE UM JUMENTO, E SOBRE UM JUMENTINHO, FILHO DE JUMENTAS.[26]

MT 21.6 E FORAM OS DISCÍPULOS, E FIZERAM COMO YAOHUSHUA LHES MANDARA,

MT 21.7 E TROUXERAM O JUMENTO, E PUSERAM SOBRE ELE AS SUAS VESTES, E YAOHUSHUA MONTOU SOBRE ELE.

MT 21.8 E MUITOS DA MULTIDÃO ESTENDIAM AS SUAS ROUPAS NO CAMINHO, E OUTROS CORTAVAM RAMOS DE ÁRVORES, E ESTENDIAM NO CAMINHO.

MT 21.9 E A MULTIDÃO, OS QUE IAM DIANTE DELE E DEPOIS DELE, CLAMAVAM, DIZENDO: POR FAVOR, SALVA AO FILHO DE DAVI. BENDITO O QUE VEM EM NOME DE JAVÉ.

MT 21.10 E ACONTECEU DEPOIS DISSO QUE QUANDO ENTROU YAOHUSHUA EM JERUSALÉM, TODA A CIDADE TREMEU, DIZENDO: QUEM É ESTE?

MT 21.11 E DIZIA O POVO UNS PARA OS OUTROS: É YAOHUSHUA, O PROFETA DE NAZARÉ, QUE É NA GALILÉIA.

MT 21.12 E ENTROU YAOHUSHUA NA CASA DE JAVÉ, E ACHOU ALI OS QUE COMPRAVAM E OS QUE VENDIAM, E VIROU AS MESAS DOS CAMBISTAS E AS CADEIRAS DOS QUE VENDIAM POMBAS;

MT 21.13 E DISSE-LHES: ESTÁ ESCRITO: PORQUE A MINHA CASA SERÁ CHAMADA CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS; E VÓS A FIZESTES CAVERNA DE SALTEADORES.

MT 21.14 E APROXIMARAM-SE DELE CEGOS E COXOS NO SANTUÁRIO, E ELE OS CUROU.

MT 21.15 E VIRAM OS GRANDES DOS SACERDOTES E OS ESCRIBAS OS MILAGRES QUE ELE FAZIA, E OS MENINOS QUE GRITAVAM NO SANTUÁRIO: HOSANA AO FILHO DE DAVI, E SE IRARAM,

MT 21.16 E DISSERAM-LHE: PORVENTURA NÃO OUVES O QUE ESTES DIZEM? E ELE RESPONDEU-LHES, E DISSE: OUVI ESTES. PORVENTURA NÃO LESTES: DA BOCA DAS CRIANÇAS E DOS BEBÊS ESTABELECESTE FORÇA? [27]

MT 21.17 E DEIXOU-OS, E SAIU PARA BETÂNIA, E PERNOITOU ALI.

MT 21.18-22 E VOLTOU DE MANHÃ PARA A CIDADE;

MT 21.23 E ENTROU NO SANTUÁRIO PARA ENSINAR, E APROXIMARAM-SE DELE OS GRANDES DOS SACERDOTES E OS CHEFES DO POVO, DIZENDO: COM QUE PODER AGES? E QUEM TE DEU ESTA FORÇA?

MT 21.24 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA, E DISSE-LHES: EU TAMBÉM VOS FAREI UMA PERGUNTA; E SE SE MA DISSERDES, TAMBÉM EU VOS DIREI COM QUE PODER EU AJO.

MT 21.25 O BATISMO DE JOÃO, DE ONDE ERA? DOS CÉUS, OU DOS HOMENS? E ENTRISTECERAM-SE ENTRE SI, DIZENDO: O QUE DIREMOS? SE DISSERMOS DOS CÉUS, ELE NOS DIRÁ PORQUE NÃO ACREDITASTES NELE?

MT 21.26 E SE DISSERMOS DOS HOMENS, TEMEMOS A MULTIDÃO, PORQUE TODOS ELES ACREDITAM QUE JOÃO ERA PROFETA.

MT 21.27 E DISSERAM: NÃO SABEMOS. E ELE DISSE: TAMBÉM EU NÃO VOS DIREI COM QUE PODER EU AJO.

MT 21.28 E O QUE VOS PARECE? UM HOMEM TINHA DOIS FILHOS, E APROXIMOU-SE DE UM, E DISSE-LHE: MEU FILHO, VAI HOJE TRABALHAR NA MINHA VINHA;

MT 21.29 E ELE DISSE: NÃO QUERO; E DEPOIS SE ARREPENDEU, E FOI.

MT 21.30 E DISSE AO OUTRO DA MESMA FORMA, E ELE RESPONDEU-LHE: IREI, MEU SENHOR, E NÃO FOI.

MT 21.31 QUAL DELES DOIS FEZ A VONTADE DO PAI? E ELES LHE DISSERAM: O PRIMEIRO. E DISSE-LHES YAOHUSHUA: EM VERDADE EU VOS DIGO QUE OS TRANSGRESSORES E AS PROSTITUTAS VÃO ANTES DE VÓS PARA O REINO DE DEUS.

MT 21.32-46 PORQUE JOÃO VEIO A VÓS NO CAMINHO DA JUSTIÇA, E NÃO CRESTES NELE; MAS TRANSGRESSORES E PROSTITUTAS CRERAM NELE, E VÓS VISTES, E NÃO VOS CONVERTESTES DEPOIS DISTO, PARA CRER NELE.[28]

MT 22.1 E RESPONDEU YAOHUSHUA E DISSE-LHES MAIS EM PARÁBOLAS:

MT 22.2 O REINO DE DEUS É SEMELHANTE A UM REI QUE FEZ UM CASAMENTO;

MT 22.3 E ENVIOU OS SEUS SERVOS AOS CONVIDADOS PARA O CASAMENTO, E ELES NÃO QUISERAM VIR.

MT 22.4 E ENVIOU AINDA OUTROS SERVOS, DIZENDO: DIZEI AOS CONVIDADOS: EIS QUE TENHO O MEU JANTAR PREPARADO, OS MEUS BOIS E CEVADOS JÁ MORTOS, E TUDO JÁ PRONTO; VINDE ÀS BODAS.

MT 22.5 ELES, PORÉM, NÃO FAZENDO CASO, FORAM, UM PARA O SEU CAMPO, OUTRO PARA O SEU TRÁFICO;

MT 22.6 E OS OUTROS, APODERANDO-SE DOS SERVOS, OS ULTRAJARAM E MATARAM.

MT 22.7 E O REI, TENDO NOTÍCIA DISTO, ENCOLERIZOU-SE E, ENVIANDO OS SEUS EXÉRCITOS, DESTRUIU AQUELES HOMICIDAS, E INCENDIOU A SUA CIDADE.

MT 22.8 ENTÃO DIZ AOS SERVOS: AS BODAS, NA VERDADE, ESTÃO PREPARADAS, MAS OS CONVIDADOS NÃO ERAM DIGNOS.

MT 22.9 IDE, POIS, ÀS SAÍDAS DOS CAMINHOS, E CONVIDAI PARA AS BODAS A TODOS OS QUE ENCONTRARDES.

MT 22.10 E OS SERVOS, SAINDO PELOS CAMINHOS, AJUNTARAM TODOS QUANTOS ENCONTRARAM, TANTO MAUS COMO BONS; E A FESTA NUPCIAL FOI CHEIA DE CONVIDADOS.

MT 22.11 E O REI, ENTRANDO PARA VER OS CONVIDADOS, VIU ALI UM HOMEM QUE NÃO ESTAVA TRAJADO COM VESTE DE NÚPCIAS.

MT 22.12 E DISSE-LHE: AMIGO, COMO ENTRASTE AQUI, NÃO TENDO VESTE NUPCIAL? E ELE EMUDECEU.

MT 22.13 DISSE, ENTÃO, O REI AOS SERVOS: AMARRAI-O DE PÉS E MÃOS, LEVAI-O, E LANÇAI-O NAS TREVAS EXTERIORES; ALI HAVERÁ PRANTO E RANGER DE DENTES.

MT 22.14 PORQUE MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS.

MT 22.15 ENTÃO, RETIRANDO-SE OS FARISEUS, CONSULTARAM ENTRE SI COMO O SURPREENDERIAM NALGUMA PALAVRA;

MT 22.16 E ENVIARAM-LHE OS SEUS DISCÍPULOS, COM OS HERODIANOS, DIZENDO: MESTRE, BEM SABEMOS QUE ÉS VERDADEIRO, E ENSINAS O CAMINHO DE DEUS SEGUNDO A VERDADE, E DE NINGUÉM SE TE DÁ, PORQUE NÃO OLHAS A APARÊNCIA DOS HOMENS.

MT 22.17 DIZE-NOS, POIS, QUE TE PARECE? É LÍCITO PAGAR O TRIBUTO A CÉSAR, OU NÃO?

MT 22.18 YAOHUSHUA, PORÉM, CONHECENDO A SUA MALÍCIA, DISSE: POR QUE ME EXPERIMENTAIS, HIPÓCRITAS?

MT 22.19 MOSTRAI-ME A MOEDA DO TRIBUTO. E ELES LHE APRESENTARAM UM DINHEIRO.

MT 22.20 E ELE DIZ-LHES: DE QUEM É ESTA EFÍGIE E ESTA INSCRIÇÃO?

MT 22.21 DIZEM-LHE ELES: DE CÉSAR. ENTÃO ELE LHES DISSE: DAI POIS A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS.

MT 22.22 E ELES, OUVINDO ISTO, MARAVILHARAM-SE, E, DEIXANDO-O, SE RETIRARAM.

MT 22.23 NO MESMO DIA CHEGARAM JUNTO DELE OS SADUCEUS, QUE DIZEM NÃO HAVER RESSURREIÇÃO, E O INTERROGARAM,

MT 22.24 DIZENDO: MESTRE, MOISÉS DISSE: SE MORRER ALGUÉM, NÃO TENDO FILHOS, CASARÁ O SEU IRMÃO COM A MULHER DELE, E SUSCITARÁ DESCENDÊNCIA A SEU IRMÃO.

MT 22.25 E AGORA, HOUVE ENTRE NÓS SETE IRMÃOS; E O PRIMEIRO, QUANDO TOMOU MULHER, MORREU, SEM DESCENDÊNCIA, E DEIXOU SUA MULHER A SEU IRMÃO.

MT 22.26 E DO MESMO MODO SEGUNDO, E O TERCEIRO, ATÉ AO SÉTIMO;

MT 22.27 POR FIM, DEPOIS DE TODOS, MORREU TAMBÉM A MULHER.

MT 22.28 PORTANTO, NA RESSURREIÇÃO, DE QUAL DOS SETE SERÁ A MULHER, VISTO QUE TODOS A POSSUÍRAM?

MT 22.29 YAOHUSHUA, PORÉM, RESPONDENDO, DISSE-LHES: ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS, NEM O PODER DE DEUS.

MT 22.30 PORQUE NA RESSURREIÇÃO NÃO SE CASARÃO NEM FICARÃO NOIVAS, MAS SERÃO COMO OS ANJOS DE DEUS NO CÉU.

MT 22.31 NÃO LESTES, SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, QUE JAVÉ VOS DISSE:

MT 22.32 EU SOU JAVÉ, O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAQUE, E O DEUS DE JACÓ? E CERTAMENTE ELE NÃO É DEUS DOS MORTOS, MAS DEUS DOS VIVOS.

MT 22.33 E OUVIRAM AS MULTIDÕES, E SE ADMIRARAM DA SUA SABEDORIA.

MT 22.34 E OS FARISEUS, OUVINDO QUE ELE FIZERA EMUDECER OS SADUCEUS, REUNIRAM-SE NO MESMO LUGAR.

MT 22.35 E UM DELES, DOUTOR DA LEI, INTERROGOU-O PARA O EXPERIMENTAR, DIZENDO:

MT 22.36 MESTRE, QUAL É O GRANDE MANDAMENTO NA LEI?

MT 22.37 E RESPONDEU-LHE YAOHUSHUA E DISSE: OUVE, ISRAEL: JAVÉ NOSSO DEUS, JAVÉ É UM; E AMARÁS A JAVÉ TEU DEUS COM TODO O TEU CORAÇÃO, E COM TODA A TUA ALMA, E COM TODO O TEU PENSAMENTO.[29] [30]

MT 22.38 ESTE É O GRANDE MANDAMENTO DE TODA A LEI, E ESTE É O PRIMEIRO.

MT 22.39 E O SEGUNDO, SEMELHANTE A ESTE, É: E AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

MT 22.40-46 DESTES DOIS MANDAMENTOS DEPENDEM TODA A LEI E OS PROFETAS.

MT 23.1 ENTÃO FALOU YAOHUSHUA À MULTIDÃO, E AOS SEUS DISCÍPULOS,

MT 23.2 DIZENDO: NA CADEIRA DE MOISÉS ESTÃO ASSENTADOS OS FARISEUS E OS ESCRIBAS.

MT 23.3-12 E TUDO QUE ELE VOS DISSE, GUARDAI E FAZEI; MAS CONFORME OS REGULAMENTOS DELES E AS OBRAS DELES, NÃO FAÇAIS, PORQUE ELES INTERPRETAM, E ATAM FARDOS PESADOS E DIFÍCEIS DE SUPORTAR, E PÕEM SOBRE OS OMBROS DOS HOMENS. 

MT 23.13 AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS! PORQUE FECHAIS AOS HOMENS O REINO DOS CÉUS; POIS NEM VÓS ENTRAIS, NEM AOS QUE ENTRARIAM PERMITIS ENTRAR. 

MT 23.14 AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS! PORQUE DEVORAIS E DIVIDIS AS PROPRIEDADES DAS VIÚVAS COM INTERPRETAÇÃO LONGA, E POR ISSO SOFREREIS PUNIÇÃO LONGA.

MT 23.15 AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS! PORQUE PERCORREIS O MAR E A TERRA PARA FAZER UM PROSÉLITO; E, DEPOIS DE O TERDES FEITO, O TORNAIS DUAS VEZES MAIS FILHO DO INFERNO DO QUE VÓS. 

MT 23.16 AI DE VÓS, GUIAS CEGOS! QUE DIZEIS: TODO O QUE JURAR PELO TEMPLO, ISTO NÃO É NADA, MAS QUEM JURAR PELO OURO DO TEMPLO, ESSE FICA OBRIGADO. 

MT 23.17 INSENSATOS E CEGOS! POIS QUAL É O MAIOR; O OURO, OU O SANTUÁRIO QUE SANTIFICA O OURO? 

MT 23.18 E: QUEM JURAR PELO ALTAR, ISSO NADA É; MAS QUEM JURAR PELA OFERTA QUE ESTÁ SOBRE O ALTAR, ESSE FICA OBRIGADO AO QUE JUROU. 

MT 23.19 CEGOS! POIS QUAL É MAIOR: A OFERTA, OU O ALTAR QUE SANTIFICA A OFERTA? 

MT 23.20 PORTANTO, QUEM JURAR PELO ALTAR JURA POR ELE E POR TUDO QUANTO SOBRE ELE ESTÁ; 

MT 23.21 E QUEM JURAR PELO SANTUÁRIO JURA POR ELE E POR AQUELE QUE NELE HABITA; 

MT 23.22 E QUEM JURAR PELO CÉU JURA PELO TRONO DE DEUS E POR AQUELE QUE NELE ESTÁ ASSENTADO. 

MT 23.23 AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS! PORQUE DAIS O DÍZIMO DA HORTELÃ, DO ENDRO E DO COMINHO, E TENDES OMITIDO O QUE HÁ DE MAIS IMPORTANTE NA LEI, A SABER, A JUSTIÇA, A MISERICÓRDIA E A FÉ; ESTAS COISAS, PORÉM, DEVÍEIS FAZER, SEM OMITIR AQUELAS. 

MT 23.24-39 GUIAS CEGOS! QUE COAIS UM MOSQUITO, E ENGULIS UM CAMELO. 

MT 24.1 E ACONTECEU QUE QUANDO SAIU YAOHUSHUA DO SANTUÁRIO, E QUANDO ESTAVA ANDANDO, APROXIMARAM-SE OS SEUS DISCÍPULOS PARA LHE MOSTRAREM AS CONSTRUÇÕES DO TEMPLO.

MT 24.2 E ELE DISSE: VEDES TUDO ISTO? EM VERDADE EU VOS DIGO QUE TUDO SERÁ DESTRUÍDO, E NÃO RESTARÁ ALI PEDRA SOBRE PEDRA.

MT 24.3 E ASSENTANDO-SE ELE NO MONTE DAS OLIVEIRAS, EM FRENTE AO TEMPLO, PERGUNTARAM-LHE CEFAS E JOÃO E ANDRÉ EM OCULTO: QUANDO ACONTECERÁ TUDO ISSO? E QUAL O SINAL QUE ACONTECERÁ QUANDO ACONTECEREM TODAS ESTAS COISAS, OU QUANDO COMEÇAREM? E QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO E A TUA VINDA?

MT 24.4 E RESPONDEU-LHES YAOHUSHUA: GUARDAI-VOS PARA QUE NINGUÉM VOS ENGANE;

MT 24.5 PORQUE MUITOS VIRÃO EM MEU NOME, DIZENDO: EU SOU O UNGIDO; E ENGANARÃO A MUITOS.

MT 24.6 POIS OUVIREIS DE GUERRAS E RUMORES DAS GUERRAS. VEDE QUE NÃO VOS AMEDRONTEIS. É NECESSÁRIO QUE ACONTEÇAM ESTAS COISAS, MAS AINDA NÃO É O FIM.

MT 24.7 E SE LEVANTARÁ NAÇÃO CONTRA NAÇÃO, E REINO CONTRA REINO, E ACONTECERÃO MUITOS TUMULTOS E FOME GRAVE E TERREMOTO NOS LUGARES.

MT 24.8 TODAS ESTAS COISAS SÃO O PRINCÍPIO DAS DORES.

MT 24.9 ENTÃO VOS PRENDERÃO PARA ANGÚSTIAS, E VOS MATARÃO; E SEREIS POR OPRÓBRIO PARA TODOS OS POVOS, POR CAUSA DO MEU NOME.

MT 24.10 E ENTÃO MUITOS TREMERÃO, E TRAIRÃO UNS AOS OUTROS, E IRAR-SE-ÃO ENTRE SI.

MT 24.11 E LEVANTAR-SE-ÃO FALSOS PROFETAS, E ENGANARÃO A MUITOS.

MT 24.12 E POR SE MULTIPLICAR A IMPIEDADE, O AMOR DE MUITOS DESAPARECERÁ.

MT 24.13 E AQUELE QUE ESPERAR ATÉ AO FIM SERÁ SALVO.

MT 24.14 E SERÁ PREGADA ESTA NOTÍCIA EM TODA A TERRA, PARA TESTEMUNHO SOBRE MIM EM TODAS AS NAÇÕES, E ENTÃO VIRÁ O FIM.

MT 24.15 E QUANDO VIRDES QUE A ABOMINAÇÃO ASSOLADORA, QUE FOI DITA ATRAVÉS DO PROFETA DANIEL, ESTÁ NO LUGAR SANTO; E QUEM LÊ ENTENDA;[31]

MT 24.16 ENTÃO, OS QUE ESTIVEREM EM JUDÁ, FUJAM PARA OS MONTES;

MT 24.17 E QUEM ESTIVER SOBRE A CASA, NÃO DESÇA PARA PEGAR ALGUMA COISA DE SUA CASA;

MT 24.18 E QUEM ESTIVER NO CAMPO NÃO VOLTE PARA PEGAR A SUA TÚNICA.

MT 24.19 AI DAS GRÁVIDAS E DAS QUE AMAMENTAREM NAQUELES DIAS!

MT 24.20 ORAI A DEUS PARA QUE A VOSSA FUGA NÃO ACONTEÇA NO INVERNO NEM NO SÁBADO;

MT 24.21 PORQUE ENTÃO ACONTECERÁ UMA AFLIÇÃO GRANDE, QUE NÃO ACONTECEU DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO ATÉ AGORA, E COMO ELA NÃO ACONTECERÁ.

MT 24.22 E, SE AQUELES DIAS NÃO FOSSEM ABREVIADOS, NENHUMA CARNE SE SALVARIA; MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS SERÃO ABREVIADOS AQUELES DIAS.

MT 24.23 ENTÃO, SE ALGUÉM VOS DISSER: EIS QUE O UNGIDO ESTÁ AQUI, OU ALI, NÃO LHE DEIS CRÉDITO;

MT 24.24 PORQUE SURGIRÃO FALSOS UNGIDOS E FALSOS PROFETAS, E FARÃO TÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS QUE, SE POSSÍVEL FORA, ENGANARIAM ATÉ OS ESCOLHIDOS.

MT 24.25 EIS QUE EU VO-LO TENHO PREDITO.

MT 24.26 PORTANTO, SE VOS DISSEREM: EIS QUE ELE ESTÁ NO DESERTO, NÃO SAIAIS. EIS QUE ELE ESTÁ NO INTERIOR DA CASA; NÃO ACREDITEIS.

MT 24.27 PORQUE, ASSIM COMO O RELÂMPAGO SAI DO ORIENTE E SE MOSTRA ATÉ AO OCIDENTE, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM.

MT 24.28 POIS ONDE ESTIVER O CADÁVER, AÍ SE AJUNTARÃO AS ÁGUIAS.

MT 24.29 E NAQUELE TEMPO, DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, O SOL ESCURECERÁ, E A LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ, E AS ESTRELAS CAIRÃO DOS CÉUS, E O EXÉRCITO DOS CÉUS SE MOVERÁ.[32]

MT 24.30 E ENTÃO APARECERÁ O SINAL DO FILHO DO HOMEM NOS CÉUS; E CHORARÃO TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA, E VERÃO O FILHO DO HOMEM VINDO NAS NUVENS DOS CÉUS, COM UM EXÉRCITO NUMEROSO E COM ASPECTO TERRÍVEL.

MT 24.31 E ELE ENVIARÁ OS SEUS MENSAGEIROS COM CORNETA E COM SOM GRANDE, PARA REUNIR OS SEUS ESCOLHIDOS DOS QUATRO VENTOS DOS CÉUS, DE UMA EXTREMIDADE DOS CÉUS ATÉ AS SUAS EXTREMIDADES.

MT 24.32 APRENDEI A PARÁBOLA DA FIGUEIRA: QUANDO VEDES OS SEUS RAMOS E FOLHAS BROTANDO, SABEIS QUE ESTÁ PRÓXIMO O VERÃO.

MT 24.33 IGUALMENTE, QUANDO VIRDES TODAS ESTAS COISAS, SABEI QUE ELE ESTÁ PRÓXIMO, ÀS PORTAS.

MT 24.34 EM VERDADE EU VOS DIGO QUE NÃO PASSARÁ ESTA ERA ATÉ QUE TODAS ESTAS SEJAM FEITAS;

MT 24.35 E OS CÉUS E A TERRA PASSARÃO.

MT 24.36 E DAQUELE DIA E DAQUELE TEMPO NÃO HÁ NINGUÉM QUE SAIBA, NEM OS ANJOS DOS CÉUS, MAS SOMENTE O MEU PAI.

MT 24.37 E, COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM.

MT 24.38 PORQUE, ASSIM COMO, NOS DIAS ANTERIORES AO DILÚVIO, COMIAM, BEBIAM, CASAVAM E DAVAM-SE EM CASAMENTO, ATÉ AO DIA EM QUE NOÉ ENTROU NA ARCA,

MT 24.39 E NÃO O PERCEBERAM, ATÉ QUE VEIO O DILÚVIO, E OS LEVOU A TODOS, ASSIM SERÁ TAMBÉM A VINDA DO FILHO DO HOMEM.

MT 24.40 ENTÃO, SE ESTIVEREM DOIS ARANDO NUM CAMPO, UM JUSTO E O OUTRO MAU, UM SERÁ TOMADO, E O OUTRO DEIXADO;

MT 24.41 DUAS MULHERES ESTARÃO MOENDO NO MOINHO, UMA SERÁ TOMADA, E A OUTRA SERÁ DEIXADA;

MT 24.42 VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS A QUE HORA HÁ DE VIR O VOSSO SENHOR.

MT 24.43 MAS CONSIDERAI ISTO: SE O PAI DE FAMÍLIA SOUBESSE A QUE VIGÍLIA DA NOITE HAVIA DE VIR O LADRÃO, VIGIARIA E NÃO DEIXARIA MINAR A SUA CASA.

MT 24.44 POR ISSO, ESTAI VÓS APERCEBIDOS TAMBÉM; PORQUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR À HORA EM QUE NÃO PENSEIS.

MT 24.45 QUEM É, POIS, O SERVO FIEL E PRUDENTE, QUE O SEU SENHOR CONSTITUIU SOBRE A SUA CASA, PARA DAR O SUSTENTO A SEU TEMPO?

MT 24.46 BEM-AVENTURADO AQUELE SERVO QUE O SEU SENHOR, QUANDO VIER, ACHAR SERVINDO ASSIM.

MT 24.47 EM VERDADE VOS DIGO QUE O PORÁ SOBRE TODOS OS SEUS BENS.

MT 24.48 MAS SE AQUELE MAU SERVO DISSER NO SEU CORAÇÃO: O MEU SENHOR TARDE VIRÁ;

MT 24.49 E COMEÇAR A ESPANCAR OS SEUS CONSERVOS, E A COMER E A BEBER COM OS ÉBRIOS,

MT 24.50 VIRÁ O SENHOR DAQUELE SERVO NUM DIA EM QUE O NÃO ESPERA, E À HORA EM QUE ELE NÃO SABE,

MT 24.51 E SEPARÁ-LO-Á, E DESTINARÁ A SUA PARTE COM OS HIPÓCRITAS; ALI HAVERÁ PRANTO E RANGER DE DENTES.

MT 25.1 ENTÃO O REINO DE DEUS SERÁ SEMELHANTE A DEZ VIRGENS QUE, TOMARAM AS SUAS LÂMPADAS E SAÍRAM AO ENCONTRO DO NOIVO.

MT 25.2 CINCO DELAS ERAM TOLAS, E CINCO ERAM SÁBIAS.

MT 25.3 AS TOLAS, TOMANDO AS SUAS LÂMPADAS, NÃO LEVARAM AZEITE CONSIGO.

MT 25.4 MAS AS SÁBIAS LEVARAM AZEITE EM SUAS VASILHAS, COM AS SUAS LÂMPADAS.

MT 25.5 E O NOIVO DEMOROU, E TODAS ELAS COCHILARAM E DORMIRAM.

MT 25.6 E À MEIA-NOITE OUVIU-SE UM CLAMOR: AÍ VEM O NOIVO, SAÍ-LHE AO ENCONTRO.

MT 25.7 ENTÃO TODAS AQUELAS VIRGENS SE LEVANTARAM, E PREPARARAM AS SUAS LÂMPADAS.

MT 25.8 E AS TOLAS DISSERAM ÀS SÁBIAS: DAI-NOS DO VOSSO AZEITE, PORQUE AS NOSSAS LÂMPADAS SE APAGAM.

MT 25.9 E AS SÁBIAS RESPONDERAM, DIZENDO: NÃO VOS DAREMOS, PARA QUE NÃO FALTE A NÓS E A VÓS; MAS IDE AOS QUE O VENDEM, E COMPRAI-O PARA VÓS.

MT 25.10 E QUANDO ELAS FORAM COMPRAR, CHEGOU O NOIVO, E AS QUE ESTAVAM PREPARADAS ENTRARAM COM ELE PARA AS BODAS, E FECHOU-SE A PORTA.

MT 25.11 E DEPOIS CHEGARAM TAMBÉM AS OUTRAS VIRGENS, DIZENDO: NOSSO SENHOR, ABRE-NOS.

MT 25.12 E ELE, RESPONDENDO, DISSE: EM VERDADE VOS DIGO QUE NÃO VOS CONHEÇO.

MT 25.13-46 VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA EM QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR.

MT 26.1 E ACONTECEU QUE, QUANDO YAOHUSHUA TERMINOU TODAS ESTAS PALAVRAS, DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS:

MT 26.2 SABEIS QUE DAQUI A DOIS DIAS É A PÁSCOA; E O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE PARA SER CRUCIFICADO.

MT 26.3 ENTÃO REUNIRAM-SE OS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES, E OS ESCRIBAS, E OS ANCIÃOS DO POVO NA CASA DO SUMO SACERDOTE, QUE SE CHAMA CAIFÁS.

MT 26.4 E CONSULTARAM-SE PARA PRENDEREM YAOHUSHUA COM DOLO E O MATAREM.

MT 26.5 MAS DIZIAM: NÃO NA FESTA, PARA QUE NÃO HAJA TUMULTO ENTRE O POVO.

MT 26.6 E, ESTANDO YAOHUSHUA EM BETÂNIA, EM CASA DE SIMÃO, O LEPROSO,

MT 26.7 APROXIMOU-SE DELE UMA MULHER COM UM VASO DE ALABASTRO, COM UNGÜENTO DE GRANDE VALOR, E DERRAMOU-LHO SOBRE A CABEÇA, QUANDO ELE ESTAVA ASSENTADO À MESA.

MT 26.8 E OS SEUS DISCÍPULOS, VENDO ISTO, INDIGNARAM-SE, DIZENDO: POR QUE É ESTE DESPERDÍCIO?

MT 26.9 POIS ESTE UNGÜENTO PODIA VENDER-SE POR GRANDE PREÇO, E DAR-SE O DINHEIRO AOS POBRES.

MT 26.10 YAOHUSHUA, PORÉM, CONHECENDO ISTO, DISSE-LHES: POR QUE AFLIGIS ESTA MULHER? POIS PRATICOU UMA BOA AÇÃO PARA COMIGO.

MT 26.11 PORQUE SEMPRE TENDES CONVOSCO OS POBRES, MAS A MIM NÃO ME HAVEIS DE TER SEMPRE.

MT 26.12 ORA, DERRAMANDO ELA ESTE UNGÜENTO SOBRE O MEU CORPO, FÊ-LO PREPARANDO-ME PARA O MEU SEPULTAMENTO.

MT 26.13 EM VERDADE VOS DIGO QUE, ONDE QUER QUE ESTE EVANGELHO FOR PREGADO EM TODO O MUNDO, TAMBÉM SERÁ REFERIDO O QUE ELA FEZ, PARA MEMÓRIA SUA.

MT 26.14 ENTÃO UM DOS DOZE, CHAMADO JUDÁ ISCARIOTES, FOI TER COM OS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES,

MT 26.15 E DISSE: QUE ME QUEREIS DAR, E EU VO-LO ENTREGAREI? E ELES LHE PESARAM TRINTA MOEDAS DE PRATA,

MT 26.16 E DESDE ENTÃO BUSCAVA OPORTUNIDADE PARA O ENTREGAR.

MT 26.17 E, NO PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS, APROXIMARAM-SE OS DISCÍPULOS DE YAOHUSHUA, DIZENDO: ONDE PREPARAREMOS PARA TI PARA COMERES A PÁSCOA?

MT 26.18 E ELE DISSE: IDE À CIDADE, A UM CERTO HOMEM, E DIZEI-LHE: O MESTRE DIZ: O MEU TEMPO ESTÁ PRÓXIMO; EM TUA CASA FAREI A PÁSCOA COM OS MEUS DISCÍPULOS.

MT 26.19 E OS DISCÍPULOS FIZERAM COMO YAOHUSHUA LHES ORDENARA, E PREPARARAM A PÁSCOA.

MT 26.20 E, CHEGADA A TARDE, ASSENTOU-SE À MESA COM OS DOZE.

MT 26.21 E, COMENDO ELES, DISSE: EM VERDADE VOS DIGO QUE UM DE VÓS ME HÁ DE TRAIR.

MT 26.22 E ELES, ENTRISTECENDO-SE MUITO, COMEÇARAM CADA UM A DIZER-LHE: PORVENTURA SOU EU, SENHOR?

MT 26.23 E ELE, RESPONDENDO, DISSE: O QUE PÕE COMIGO A MÃO NO PRATO, ESSE ME HÁ DE TRAIR.

MT 26.24 EM VERDADE O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ACERCA DELE ESTÁ ESCRITO, MAS AI DAQUELE HOMEM POR QUEM O FILHO DO HOMEM É TRAÍDO! BOM SERIA PARA ESSE HOMEM SE NÃO HOUVESSE NASCIDO.

MT 26.25 E, RESPONDENDO JUDÁ, O QUE O TRAÍA, DISSE: PORVENTURA SOU EU, RABI? ELE DISSE: TU O DISSESTE.

MT 26.26 E ELES ESTAVAM COMENDO, E YAOHUSHUA TOMOU PÃO E BENDISSE, E O PARTIU, E DEU AOS SEUS DISCÍPULOS, E DISSE: TOMAI E COMEI.

MT 26.27-28 E TOMOU O COPO E BENDISSE, E DEU-LHES E DISSE: BEBEI DELE TODOS VÓS.

MT 26.29 E EU VOS DIGO: NÃO BEBEREI DE AGORA EM DIANTE DESTE FRUTO DA VIDEIRA ATÉ AQUELE DIA EM QUE O BEBEREI NOVAMENTE CONVOSCO NO REINO DO MEU PAI.

MT 26.30 E, TENDO CANTADO O HINO, SAÍRAM PARA O MONTE DAS OLIVEIRAS.

MT 26.31 ENTÃO YAOHUSHUA LHES DISSE: TODOS VÓS ESTA NOITE VOS ESCANDALIZAREIS EM MIM; PORQUE ESTÁ ESCRITO: FERIREI O PASTOR, E AS OVELHAS DO REBANHO SE DISPERSARÃO.

MT 26.32 MAS, DEPOIS DE EU RESSUSCITAR, IREI ADIANTE DE VÓS PARA A GALILÉIA.

MT 26.33 MAS CEFAS, RESPONDENDO, DISSE-LHE: AINDA QUE TODOS SE ESCANDALIZEM EM TI, EU NUNCA ME ESCANDALIZAREI.

MT 26.34 DISSE-LHE YAOHUSHUA: EM VERDADE TE DIGO QUE, NESTA MESMA NOITE, ANTES QUE O GALO CANTE, TRÊS VEZES ME NEGARÁS.

MT 26.35 DISSE-LHE CEFAS: AINDA QUE ME SEJA NECESSÁRIO MORRER CONTIGO, NÃO TE NEGAREI. E TODOS OS DISCÍPULOS DISSERAM O MESMO.

MT 26.36 ENTÃO CHEGOU YAOHUSHUA COM ELES A UM LUGAR CHAMADO GETSÊMANI, E DISSE A SEUS DISCÍPULOS: ASSENTAI-VOS AQUI, ENQUANTO VOU ALÉM ORAR.

MT 26.37 E, LEVANDO CONSIGO CEFAS E OS DOIS FILHOS DE ZABDI, COMEÇOU A ENTRISTECER-SE E A ANGUSTIAR-SE MUITO.

MT 26.38 ENTÃO LHES DISSE: A MINHA ALMA ESTÁ CHEIA DE TRISTEZA ATÉ A MORTE; FICAI AQUI, E VELAI COMIGO.

MT 26.39 E, INDO UM POUCO ADIANTE, CAIU SOBRE SEU ROSTO, ORANDO E DIZENDO: MEU PAI, SE É POSSÍVEL, PASSE DE MIM ESTE CÁLICE. PORÉM NÃO SEJA COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES.

MT 26.40 E VEIO AOS DISCÍPULOS, E ACHOU-OS DORMINDO; E DISSE A CEFAS: ASSIM NÃO PUDESTES VIGIAR UMA HORA COMIGO?

MT 26.41 VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; O ESPÍRITO REALMENTE ESTÁ PRONTO, MAS A CARNE É FRACA.

MT 26.42 E, INDO SEGUNDA VEZ, OROU, DIZENDO: PAI MEU, SE ESTE CÁLICE NÃO PODE PASSAR DE MIM SEM EU O BEBER, FAÇA-SE A TUA VONTADE.

MT 26.43 E, VOLTANDO, ACHOU-OS OUTRA VEZ ADORMECIDOS; PORQUE OS SEUS OLHOS ESTAVAM PESADOS.

MT 26.44 E, DEIXANDO-OS DE NOVO, FOI ORAR PELA TERCEIRA VEZ, DIZENDO AS MESMAS PALAVRAS.

MT 26.45 ENTÃO CHEGOU JUNTO DOS SEUS DISCÍPULOS, E DISSE-LHES: DORMI AGORA, E REPOUSAI; EIS QUE É CHEGADA A HORA, E O FILHO DO HOMEM SERÁ ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES.

MT 26.46 LEVANTAI-VOS, PARTAMOS; EIS QUE É CHEGADO O QUE ME TRAI.

MT 26.47 E, ESTANDO ELE AINDA A FALAR, EIS QUE CHEGOU JUDÁ, UM DOS DOZE, E COM ELE GRANDE MULTIDÃO COM ESPADAS E VARAPAUS, ENVIADA PELOS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES E PELOS ANCIÃOS DO POVO.

MT 26.48 E O QUE O TRAÍA TINHA-LHES DADO UM SINAL, DIZENDO: O QUE EU BEIJAR É ESSE; PRENDEI-O.

MT 26.49 E LOGO, APROXIMANDO-SE DE YAOHUSHUA, DISSE: EU TE SAÚDO, RABI; E BEIJOU-O.

MT 26.50 YAOHUSHUA, PORÉM, LHE DISSE: AMIGO, A QUE VIESTE? ENTÃO, APROXIMANDO-SE ELES, LANÇARAM MÃO DE YAOHUSHUA, E O PRENDERAM.

MT 26.51 E EIS QUE UM DOS QUE ESTAVAM COM YAOHUSHUA, ESTENDENDO A MÃO, PUXOU DA ESPADA E, FERINDO O SERVO DO SUMO SACERDOTE, CORTOU-LHE UMA ORELHA.

MT 26.52 ENTÃO YAOHUSHUA DISSE-LHE: EMBAINHA A TUA ESPADA;

MT 26.53 PORVENTURA NÃO ENTENDES QUE EU PODERIA PEDIR AO MEU PAI, E CERTAMENTE ELE ME DARIA AGORA MAIS DE DOZE LEGIÕES DE ANJOS?

MT 26.54 E COMO SE CUMPRIRIAM AS ESCRITURAS? PORQUE ASSIM ESTÁ PREVISTO QUE SEJA FEITO.

MT 26.55 ENTÃO DISSE YAOHUSHUA À MULTIDÃO: SAÍSTES, COMO PARA UM SALTEADOR, COM ESPADAS E VARAPAUS PARA ME PRENDER? TODOS OS DIAS ME ASSENTAVA JUNTO DE VÓS, ENSINANDO NO TEMPLO, E NÃO ME PRENDESTES.

MT 26.56 MAS TUDO ISTO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRAM AS ESCRITURAS DOS PROFETAS. ENTÃO, TODOS OS DISCÍPULOS, DEIXANDO-O, FUGIRAM.

MT 26.57 E OS QUE PRENDERAM A YAOHUSHUA O CONDUZIRAM À CASA DO SUMO SACERDOTE CAIFÁS, ONDE OS ESCRIBAS E OS ANCIÃOS ESTAVAM REUNIDOS.

MT 26.58 E CEFAS O SEGUIU DE LONGE, ATÉ AO PÁTIO DO SUMO SACERDOTE E, ENTRANDO, ASSENTOU-SE ENTRE OS CRIADOS, PARA VER O FIM.

MT 26.59 E OS PRINCIPAIS SACERDOTES, E TODO O SINÉDRIO, BUSCAVAM FALSO TESTEMUNHO CONTRA YAOHUSHUA, PARA QUE O MATASSEM;

MT 26.60 E NÃO O ACHAVAM; APESAR DE SE APRESENTAREM MUITAS TESTEMUNHAS FALSAS, NÃO O ACHAVAM. MAS, POR FIM CHEGARAM DUAS TESTEMUNHAS FALSAS,

MT 26.61 E DISSERAM: ESTE DISSE: EU POSSO DERRUBAR O TEMPLO DE DEUS, E REEDIFICÁ-LO EM TRÊS DIAS.

MT 26.62 E, LEVANTANDO-SE O SUMO SACERDOTE, DISSE-LHE: NÃO RESPONDES COISA ALGUMA AO QUE ESTES DEPÕEM CONTRA TI?

MT 26.63 YAOHUSHUA, PORÉM, GUARDAVA SILÊNCIO. E, INSISTINDO O SUMO SACERDOTE, DISSE-LHE: CONJURO-TE PELO DEUS VIVO QUE NOS DIGAS SE TU ÉS O UNGIDO, O FILHO DE DEUS.

MT 26.64 E RESPONDEU YAOHUSHUA E DISSE-LHE: EU SOU; E EM VERDADE EU VOS DIGO QUE DESDE AGORA VEREIS O FILHO DO HOMEM ASSENTADO À DIREITA DE DEUS, E VINDO NAS NUVENS DO CÉU.

MT 26.65 ENTÃO O SUMO SACERDOTE RASGOU AS SUAS VESTES, DIZENDO: BLASFEMOU; PARA QUE PRECISAMOS AINDA DE TESTEMUNHAS? EIS QUE BEM OUVISTES AGORA A SUA BLASFÊMIA.

MT 26.66 QUE VOS PARECE? E ELES, RESPONDENDO, DISSERAM: É RÉU DE MORTE.

MT 26.67 ENTÃO CUSPIRAM-LHE NO ROSTO E LHE DAVAM PUNHADAS, E OUTROS O ESBOFETEAVAM,

MT 26.68 DIZENDO: PROFETIZA-NOS, UNGIDO, QUEM É O QUE TE BATEU?

MT 26.69 ORA, CEFAS ESTAVA ASSENTADO FORA, NO PÁTIO; E, APROXIMANDO-SE DELE UMA CRIADA, DISSE: TU TAMBÉM ESTAVAS COM YAOHUSHUA, O GALILEU.

MT 26.70 MAS ELE NEGOU DIANTE DE TODOS, DIZENDO: NÃO SEI O QUE DIZES.

MT 26.71 E, SAINDO PARA O VESTÍBULO, OUTRA CRIADA O VIU, E DISSE AOS QUE ALI ESTAVAM: ESTE TAMBÉM ESTAVA COM YAOHUSHUA O NAZARENO.

MT 26.72 E ELE NEGOU OUTRA VEZ COM JURAMENTO: NÃO CONHEÇO TAL HOMEM.

MT 26.73 E, DAÍ A POUCO, APROXIMANDO-SE OS QUE ALI ESTAVAM, DISSERAM A CEFAS: VERDADEIRAMENTE TAMBÉM TU ÉS DELES, POIS A TUA FALA TE DENUNCIA.

MT 26.74 ENTÃO COMEÇOU ELE A PRAGUEJAR E A JURAR, DIZENDO: NÃO CONHEÇO ESSE HOMEM. E IMEDIATAMENTE O GALO CANTOU.

MT 26.75 E LEMBROU-SE CEFAS DAS PALAVRAS DE YAOHUSHUA, QUE LHE DISSERA: ANTES QUE O GALO CANTE, TRÊS VEZES ME NEGARÁS. E, SAINDO DALI, CHOROU AMARGAMENTE.

MT 27.1 E, CHEGANDO A MANHÃ, TODOS OS PRINCIPAIS SACERDOTES, E OS ANCIÃOS DO POVO, TOMARAM CONSELHO CONTRA YAOHUSHUA, PARA O MATAREM;

MT 27.2 E MANIATANDO-O, O LEVARAM E ENTREGARAM AO GOVERNADOR PÔNCIO PILATOS.

MT 27.3 ENTÃO JUDÁ, O QUE O TRAÍRA, VENDO QUE FORA CONDENADO, TROUXE, ARREPENDIDO, AS TRINTA MOEDAS DE PRATA AOS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES E AOS ANCIÃOS,

MT 27.4 DIZENDO: PEQUEI, TRAINDO O SANGUE INOCENTE. ELES, PORÉM, DISSERAM: QUE NOS IMPORTA? ISSO É CONTIGO.

MT 27.5 E ELE ATIROU AS TRINTA MOEDAS DE PRATA PARA O TEMPLO, E FOI-SE, E TOMOU UMA CORDA E ENFORCOU-SE.

MT 27.6 E OS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES, TOMANDO AS MOEDAS DE PRATA, DISSERAM: NÃO É LÍCITO COLOCÁ-LAS NO COFRE DAS OFERTAS, PORQUE SÃO PREÇO DE SANGUE.

MT 27.7 E, TENDO DELIBERADO EM CONSELHO, COMPRARAM COM ELAS O CAMPO DE UM OLEIRO, PARA SEPULTURA DOS ESTRANGEIROS.

MT 27.8 POR ISSO FOI CHAMADO AQUELE CAMPO, ATÉ AO DIA DE HOJE, CAMPO DE SANGUE.

MT 27.9 ENTÃO CUMPRIU-SE O QUE FOI DITO ATRAVÉS DO PROFETA ZACARIAS: E EU LHES DISSE: SE FOR BOM AOS VOSSOS OLHOS, DAI O MEU PAGAMENTO; E SE NÃO, DEIXAI; E PESARAM O MEU PAGAMENTO, TRINTA MOEDAS DE PRATA; E JAVÉ ME DISSE: ATIRA-O AO OLEIRO, A GRANDEZA DO VALOR EM QUE FUI AVALIADO POR ELES; [33]

MT 27.10 E DERAM-NAS PELO CAMPO DO OLEIRO, CONFORME JAVÉ ORDENOU.

MT 27.11 E YAOHUSHUA FOI COLOCADO DIANTE DO GOVERNADOR, E O GOVERNADOR O INTERROGOU, DIZENDO: TU ÉS O REI DOS JUDEUS? E YAOHUSHUA DISSE: TU DIZES.

MT 27.12 E AO SER ELE ACUSADO PELOS PRNCIPAIS SACERDOTES E PELOS ANCIÃOS, NADA RESPONDEU.

MT 27.13 ENTÃO DISSE-LHE PILATOS, : NÃO OUVES QUANTO TESTEMUNHAM CONTRA TI?

MT 27.14-23 E YAOHUSHUA NÃO LHE RESPONDEU NADA, E PILATOS ESTAVA MUITO ADMIRADO DISSO. E ERA A PREPARAÇÃO DA PÁSCOA.[34]

MT 27.24-26 ENTÃO PILATOS ENTREGOU YAOHUSHUA PARA O TORTURAREM COM AÇOITES, E PARA SER CRUCIFICADO.

MT 27.27 E LOGO OS SOLDADOS DO GOVERNADOR, CONDUZINDO YAOHUSHUA À AUDIÊNCIA, REUNIRAM JUNTO DELE TODA A COORTE.

MT 27.28 E, DESPINDO-O, O COBRIRAM COM UMA CAPA DE ESCARLATE;

MT 27.29 E, TECENDO UMA COROA DE ESPINHOS, PUSERAM-LHA NA CABEÇA, E EM SUA MÃO DIREITA UMA CANA; E, AJOELHANDO DIANTE DELE, O ESCARNECIAM, DIZENDO: SALVE, REI DOS JUDEUS.

MT 27.30 E, CUSPINDO NELE, TIRARAM-LHE A CANA, E BATIAM-LHE COM ELA NA CABEÇA.

MT 27.31 E, DEPOIS DE O HAVEREM ESCARNECIDO, TIRARAM-LHE A CAPA, VESTIRAM-LHE AS SUAS VESTES E O LEVARAM PARA SER CRUCIFICADO.

MT 27.32 E ELES SAÍRAM, E ENCONTRARAM UM HOMEM CIRENEU, CHAMADO SIMÃO, E O CONSTRANGERAM A LEVAR A SUA CRUZ.

MT 27.33 E, CHEGANDO AO LUGAR CHAMADO GÓLGOTA, QUE SE DIZ: LUGAR DA CAVEIRA,

MT 27.34 DERAM-LHE A BEBER VINAGRE MISTURADO COM FEL; MAS ELE, PROVANDO-O, NÃO QUIS BEBER.

MT 27.35 E, HAVENDO-O CRUCIFICADO, REPARTIRAM AS SUAS VESTES, LANÇANDO SORTES, PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO PELO PROFETA: REPARTIRAM ENTRE SI AS MINHAS VESTES, E SOBRE A MINHA TÚNICA LANÇARAM SORTES.

MT 27.36 E, ASSENTADOS, O GUARDAVAM ALI.

MT 27.37 E POR CIMA DA SUA CABEÇA PUSERAM ESCRITA A SUA ACUSAÇÃO: ESTE É YAOHUSHUA, O REI DOS JUDEUS.

MT 27.38 E FORAM CRUCIFICADOS COM ELE DOIS SALTEADORES, UM À DIREITA, E OUTRO À ESQUERDA.

MT 27.39 E OS QUE PASSAVAM BLASFEMAVAM DELE, MENEANDO AS CABEÇAS,

MT 27.40 E DIZENDO: TU, QUE DESTRÓIS O TEMPLO, E EM TRÊS DIAS O REEDIFICAS, SALVA-TE A TI MESMO. SE ÉS FILHO DE DEUS, DESCE DA CRUZ.

MT 27.41 E DA MESMA MANEIRA TAMBÉM OS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES, COM OS ESCRIBAS, E ANCIÃOS, E FARISEUS, ESCARNECENDO, DIZIAM:

MT 27.42 SALVOU OS OUTROS, E A SI MESMO NÃO PODE SALVAR-SE. SE É O REI DE ISRAEL, DESÇA AGORA DA CRUZ, E CRÊ-LO-EMOS.

MT 27.43 CONFIOU EM DEUS; LIVRE-O AGORA, SE O AMA; PORQUE DISSE: SOU FILHO DE DEUS.

MT 27.44 E O MESMO LHE LANÇARAM TAMBÉM EM ROSTO OS SALTEADORES QUE COM ELE ESTAVAM CRUCIFICADOS.

MT 27.45 E DESDE A HORA SEXTA HOUVE TREVAS SOBRE TODA A TERRA, ATÉ À HORA NONA.

MT 27.46 E PERTO DA HORA NONA EXCLAMOU YAOHUSHUA EM ALTA VOZ, DIZENDO: MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?[35]

MT 27.47 E ALGUNS DOS QUE ALI ESTAVAM, OUVINDO ISTO, DIZIAM: ESTE CHAMA POR ELIAS,

MT 27.48 E LOGO UM DELES, CORRENDO, TOMOU UMA ESPONJA, E EMBEBEU-A EM VINAGRE, E, PONDO-A NUMA CANA, DAVA-LHE DE BEBER.

MT 27.49 OS OUTROS, PORÉM, DIZIAM: DEIXA, VEJAMOS SE ELIAS VEM LIVRÁ-LO.

MT 27.50-54 E YAOHUSHUA GRITOU OUTRA VEZ COM GRANDE VOZ, E ENVIOU O SEU ESPÍRITO PARA O SEU PAI.

MT 27.55 E ESTAVAM ALI, OLHANDO DE LONGE, MUITAS MULHERES QUE TINHAM SEGUIDO YAOHUSHUA DESDE A GALILÉIA, PARA O SERVIR;

MT 27.56 ENTRE AS QUAIS ESTAVAM MIRIÃ A MAGDALENA, E MIRIÃ, A MÃE DO JACÓ E DO JOSÉ, E A MÃE DOS FILHOS DE ZABDI.

MT 27.57 E, VINDA JÁ A TARDE, CHEGOU UM HOMEM RICO, DE ARIMATÉIA, POR NOME JOSÉ, QUE TAMBÉM ERA DISCÍPULO DE YAOHUSHUA.

MT 27.58 ESTE FOI TER COM PILATOS, E PEDIU-LHE O CORPO DE YAOHUSHUA. ENTÃO PILATOS MANDOU QUE O CORPO LHE FOSSE DADO.

MT 27.59 E JOSÉ, TOMANDO O CORPO, ENVOLVEU-O NUM FINO E LIMPO LENÇOL,

MT 27.60 E O PÔS NO SEU SEPULCRO NOVO, QUE HAVIA ABERTO EM ROCHA, E, RODANDO UMA GRANDE PEDRA PARA A PORTA DO SEPULCRO, RETIROU-SE.

MT 27.61 E ESTAVAM ALI MIRIÃ A MAGDALENA E A OUTRA MIRIÃ, SENTADAS DIANTE DO SEPULCRO.

MT 27.62 E NO DIA SEGUINTE, QUE É DEPOIS DA PROCURA DO FERMENTO, OS GRANDES DOS SACERDOTES E DOS FARISEUS FORAM A PILATOS,

MT 27.63 E DISSERAM-LHE: NOSSO SENHOR, NÓS LEMBRAMOS QUE ESTE MENTIROSO ESTAVA DIZENDO, ENQUANTO EM VIDA, QUE AO FIM DE TRÊS DIAS SE LEVANTARIA E VIVERIA.

MT 27.64 MANDA, POIS, QUE O SEPULCRO SEJA GUARDADO COM SEGURANÇA ATÉ AO TERCEIRO DIA, NÃO SE DÊ O CASO QUE OS SEUS DISCÍPULOS VÃO DE NOITE, E O FURTEM, E DIGAM AO POVO: RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS; E ASSIM O ÚLTIMO ERRO SERÁ PIOR DO QUE O PRIMEIRO.

MT 27.65 E DISSE-LHES PILATOS: TENDES A GUARDA; IDE, GUARDAI-O COMO ENTENDERDES.

MT 27.66 E, INDO ELES, SEGURARAM O SEPULCRO COM A GUARDA, SELANDO A PEDRA.

MT 27.66-A E QUANDO PASSOU O FERIADO, MIRIÃ A MAGDALENA E MIRIÃ MÃE DE JACÓ E SALOMÉ COMPRARAM AROMAS, PARA IREM E O UNGIREM.[36]

MT 27.66-B E NO SÁBADO DESCANSARAM CONFORME O MANDAMENTO.[37]

MT 28.1 E NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, CEDO DE MANHÃ, MIRIÃ A MAGDALENA E A OUTRA MIRIÃ FORAM VER O SEPULCRO.

MT 28.2 E EIS QUE HOUVE UM GRANDE TERREMOTO, PORQUE UM ANJO DE JAVÉ, DESCENDO DO CÉU E VINDO, REMOVEU A PEDRA, E SENTOU-SE SOBRE ELA.

MT 28.3 E O SEU ASPECTO ERA COMO UM RELÂMPAGO, E A SUA ROUPA BRANCA COMO NEVE.

MT 28.4 E OS GUARDAS TREMERAM DE MEDO DELE, E FICARAM COMO MORTOS.

MT 28.5 E O ANJO, RESPONDENDO, DISSE ÀS MULHERES: NÃO TENHAIS MEDO, PORQUE EU SEI QUE PROCURAIS YAOHUSHUA, O QUE FOI CRUCIFICADO.

MT 28.6 ELE NÃO ESTÁ AQUI, PORQUE RESSUSCITOU, COMO DISSE. VINDE, VEDE O LUGAR ONDE ELE JAZIA.

MT 28.7 IDE POIS, IMEDIATAMENTE, E DIZEI AOS SEUS DISCÍPULOS QUE JÁ RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS. E EIS QUE ELE VAI ADIANTE DE VÓS PARA A GALILÉIA; ALI O VEREIS. EIS QUE EU VO-LO TENHO DITO.

MT 28.8 E IMEDIATAMENTE SAÍRAM DO SEPULCRO, COM MEDO E COM GRANDE ALEGRIA, E CORRERAM PARA CONTAR AOS SEUS DISCÍPULOS.

MT 28.9 E QUANDO ELAS FORAM PARA CONTAR AOS SEUS DISCÍPULOS, EIS QUE YAOHUSHUA VEIO AO ENCONTRO DELAS, DIZENDO: QUE JAVÉ VOS SALVE. E EIS QUE ELAS SE APROXIMARAM, E PEGARAM OS PÉS DELE, E SE PROSTRARAM PERANTE ELE.

MT 28.10 ENTÃO DISSE-LHES YAOHUSHUA: NÃO TEMAIS; DIZEI A MEUS IRMÃOS QUE VÃO À GALILÉIA, E LÁ ME VERÃO.

MT 28.11 E QUANDO ELAS IAM, ALGUNS DOS GUARDAS FORAM PARA A CIDADE, E CONTARAM AOS GRANDES DOS SACERDOTES TUDO O QUE ACONTECEU.

MT 28.12 E, CONGREGADOS ELES COM OS ANCIÃOS, E TOMANDO CONSELHO ENTRE SI, DERAM MUITO DINHEIRO AOS SOLDADOS,

MT 28.13 DIZENDO: DIZEI: VIERAM DE NOITE OS SEUS DISCÍPULOS E, DORMINDO NÓS, O FURTARAM.

MT 28.14 E, SE ISTO CHEGAR A SER OUVIDO PELO GOVERNADOR, NÓS O PERSUADIREMOS, E VOS POREMOS EM SEGURANÇA.

MT 28.15 E ELES, RECEBENDO O DINHEIRO, FIZERAM COMO ESTAVAM INSTRUÍDOS. E FOI DIVULGADO ESTE DITO ENTRE OS JUDEUS, ATÉ AO DIA DE HOJE.

MT 28.16 E DEPOIS DISSO, QUANDO OS SEUS ONZE DISCÍPULOS FORAM PARA A GALILÉIA, ELE APARECEU PARA ELES NO MONTE NO QUAL TINHAM ORADO.

MT 28.17 E QUANDO O VIRAM, INCLINARAM-SE PERANTE ELE, E HOUVE ALGUNS DELES QUE DUVIDARAM DELE.

MT 28.18 E YAOHUSHUA APROXIMOU-SE DELES, E DISSE-LHES:

MT 28.19-20 IDE VÓS, E ENSINAI-OS A PRATICAR TODAS AS COISAS QUE EU VOS ORDENEI PARA SEMPRE.[38]

MT 28.20-A E APARTOU-SE DELES, E FOI ELEVADO AOS CÉUS. [39]

  

 

NOTAS:

[1] JECONIAS É TAMBÉM CHAMADO CONIAS (JEREMIAS 22.24) E É TAMBÉM CHAMADO JOAQUIM (2 REIS 24.6 E 2 CRônicas 36.8).

[2] NO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS EM HEBRAICO DE DU TILLET E NO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS EM HEBRAICO DE MUNSTER CONSTA AMOM, AO INVÉS DE AQUIM.

[3] NO MANUSCRITO SYRUS SINAITICUS, DA VERSÃO SIRÍACA ANTIGA, CONSTA QUE JOSÉ GEROU A YAOHUSHUA. NO DIALOGUS TIMOTHEI ET AQUILAE, TAMBÉM CONSTA QUE JOSÉ GEROU A YAOHUSHUA.

[4] ISAÍAS 40.3

[5] MC 1.6  2 RS 1.8

[6] CONSTA ASSIM EM LUCAS 3:21.

[7] NO MANUSCRITO D, DA VERSÃO GREGA, E NO MANUSCRITO a DA VERSÃO LATINA ANTIGA, E NOS MANUSCRITOS SINAÍTICO E CURETONIANO, DA VERSÃO SIRÍACA ANTIGA, CONSTA “TU ÉS” AO INVÉS DE “ESTE É”. 

[8] NO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS QUE ERA USADO PELOS EBIONITAS, DO QUAL ALGUNS TRECHOS FORAM TRANSCRITOS POR EPIPHANIUS, CONSTAVA AÍ ESTA FRASE: “EU HOJE TE GEREI”. E EM LUCAS 3:22, NO MANUSCRITO D, DA VERSÃO GREGA, E NA VERSÃO LATINA ANTIGA, E NAS CITAÇÕES FEITAS POR JUSTINO, CLEMENTE DE ALEXANDRIA E ORÍGENES, CONSTA “TU ÉS MEU FILHO, EU HOJE TE GEREI”, AO INVÉS DE “TU ÉS O MEU FILHO AMADO, EM TI TENHO PRAZER”.

[9] SALMOS 2:7

[10] ISAÍAS 8.23 E 9.1

[11] DEUTERONÔMIO 18.13  LEVÍTICO 19.2

[12] NO TEXTO HEBRAICO DE DU TILLET CONSTA “DARÁ COISAS BOAS”, E NO TEXTO HEBRAICO DE SHEM TOV CONSTA “DARÁ O SEU BOM ESPÍRITO”.

[13] ISAÍAS 53.4

[14] ISAÍAS 42:1-4

[15] ISAÍAS 6.9

[16] ISAÍAS 6.10

[17] SALMOS 78:2

[18] NO MANUSCRITO 28 DA VERSÃO GREGA CONSTA A PALAVRA “DEUS”.

[19] DANIEL 12:3

[20] NO MANUSCRITO SYRUS SINAITICUS, DA VERSÃO SIRÍACA ANTIGA, CONSTA “FILHO DE JOSÉ”. NO MANUSCRITO SYRUS CURETONIANUS, DA VERSÃO SIRÍACA ANTIGA, E NA VERSÃO LATINA ANTIGA, CONSTA “FILHO DE JOSÉ O CARPINTEIRO”. NO TEXTO HEBRAICO DE SHEM TOV CONSTA “FILHO DO FERREIRO”. NA VERSÃO GREGA CONSTA “FILHO DO CARPINTEIRO”.

[21] SEÁ – MEDIDA DE CAPACIDADE DE SECOS E LÍQUIDOS DA ANTIGUIDADE (APROXIMADAMENTE 13 LITROS).

[22] ISAÍAS 29.13

[23] SEÁ – MEDIDA DE CAPACIDADE DE SECOS E LÍQUIDOS DA ANTIGUIDADE (APROXIMADAMENTE 13 LITROS).

[24] SEÁ – MEDIDA DE CAPACIDADE DE SECOS E LÍQUIDOS DA ANTIGUIDADE (APROXIMADAMENTE 13 LITROS).

[25] OS VERSÍCULOS 10 E 11 NÃO CONSTAM EM NENHUM DOS MANUSCRITOS DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS EM HEBRAICO DE SHEM TOV.

[26] ZACARIAS 9:9

[27] SALMOS 8.3

[28] OS VERSÍCULOS 33 A 46 NÃO CONSTAM NOS MANUSCRITOS Ms. Add. no. 26964, da British Library, London e Ms. Opp. Add. 4o 72. Bodleian Library, Oxford, DO EVANGELHO SEGUNDO MATEUS EM HEBRAICO DE SHEM TOV.

[29] DEUTERONÔMIO 6.4-5

[30] EM MARCOS 12:29-30 CONSTA ASSIM.

[31] DANIEL 9.27

[32] ISAÍAS 34:4

[33] ZACARIAS 11.12-13

[34] CONSTA ASSIM EM JOÃO 19.14.

[35] SL 22.1

[36] CONSTA ASSIM EM MARCOS 16.1.

[37] CONSTA ASSIM EM LUCAS 23.56.

[38] O EVANGELHO DE MATEUS EM HEBRAICO DE SHEM TOV MOSTRA QUE O TEXTO AUTÊNTICO DO FINAL DO EVANGELHO DE MATEUS É ESTE, E NÃO O QUE APARECE NA TRADUÇÃO PARA O GREGO.

[39] CONSTA ASSIM EM LUCAS 24.51.

 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo... Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9191-8612 (CLARO)

         9 9781-0294 (VIVO)

         9 8121-3482 (TIM)

         9 8800-1763 (OI)

falecom@cyocaminho.com.br

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

 

DÚVIDAS

 
 

  foxyform

 

 

 

A Bíblia de Yaohushua!!!

 A única edição [VERDADEIRA] das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está à sua disposição! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e ou ADOTE estas Escrituras em sua oholyáo!!!

Veja mais informações e solicite a sua!

OU: www.oVerboYaohushua.com

 

CONHEÇA: Lição Trimestral Unitariana Jovens/Adultos e Infanto-juvenil.

Lições especialmente preparadas para a Escola Sabática em sua Congregação...

CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

AGORA TAMBÉM COM A FUNÇÃO CARTÃO DE CRÉDITO!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.